Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona o PWM com o TL494


Cara366

Posts recomendados

  • Membro VIP

Claro amigo. Não só eu mas muitos membros com boa vontade podem nos orientar. Lembrando que sou pessoa 3% teórica e 99% prática e num tô nem aí pros outros 5% 😁

 

Eu também nunca criei post mas não é difícil não. Vê se tem algum botão algo como "criar tópico" e preencha os dados...

Também não me lembro de ter usado este ci mas ele é um simples controlador pwm p.ex. pra regulador chaveado. Pra este caso existe algo mais completo como p.ex. lm2576 ou até mesmo modulozinhos step down prontos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo obrigado por me responder e oferecer ajuda, ja criei , se puder dar uma olhada ficarei agradecido,  obrigado 

adicionado 4 minutos depois
22 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Claro amigo. Não só eu mas muitos membros com boa vontade podem nos orientar. Lembrando que sou pessoa 3% teórica e 99% prática e num tô nem aí pros outros 5% 😁

 

Eu também nunca criei post mas não é difícil não. Vê se tem algum botão algo como "criar tópico" e preencha os dados...

Também não me lembro de ter usado este ci mas ele é um simples controlador pwm p.ex. pra regulador chaveado. Pra este caso existe algo mais completo como p.ex. lm2576 ou até mesmo modulozinhos step down prontos

Ola, crie o topico, se puder me ajudar, ficarei grato obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pois não. Basta agora você especificar melhor sua dúvida. Lembrando que é importantíssimo você descrever exatamente o que quer fazer, colocar desenhos, esquemas e fotos, bem como falar algo de si, o que já fez e que sucessos já teve e quais progressos. Algo como uma autominibiografia técnica

tmj...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Pois não. Basta agora você especificar melhor sua dúvida. Lembrando que é importantíssimo você descrever exatamente o que quer fazer, colocar desenhos, esquemas e fotos, bem como falar algo de si, o que já fez e que sucessos já teve e quais progressos. Algo como uma autominibiografia técnica

tmj...

Ola, desculpa mas ainda nao consegui entender como funciona direito o forum, ja postei minhas primeiras duvidas no *topico que acho que criei*, digo assim pois nao sei se fiz da forma correta, teria como você me dar uma luz obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.

Este tópico foi criado por você e está ativo.

Agora é só perguntar e acrescentar os detalhes de suas dúvidas.

No momento estou TENTANDO criar uma fonte de alimentação ajustável e regulada, partindo de componentes bons de sucatas de fontes ATX que queimaram. Já produzi alguns vídeos a respeito, mas só colocarei disponíveis quando conseguir chegar ao final, pois nem sei se será possível.

Mas vamos às suas dúvidas.

Pesquise no YouTube, que á tem muitos vídeos sobre o TL494.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, MOR disse:

Bom.

Este tópico foi criado por você e está ativo.

Agora é só perguntar e acrescentar os detalhes de suas dúvidas.

No momento estou TENTANDO criar uma fonte de alimentação ajustável e regulada, partindo de componentes bons de sucatas de fontes ATX que queimaram. Já produzi alguns vídeos a respeito, mas só colocarei disponíveis quando conseguir chegar ao final, pois nem sei se será possível.

Mas vamos às suas dúvidas.

Pesquise no YouTube, que á tem muitos vídeos sobre o TL494.

MOR_AL

Ola amigo montei uma fonte com o tl494 no sistema push pull, 33+33volts,para alimentar quatro amplificadores  de audio mosfet que usa na saida de cada um irf540, e irf9540, gostaria de saber qual seria a corrente necessária para alimentação desses amplificadores em potencia maxima obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, melhorou mas foi perto de zero. Fala pelo menos a potência dos ampl. Que tipo são e fotos e esquemas. E também é importantíssimo você mostrar o desenho, esquema e fotos da fonte que você montou. Tire fotos com boa resolução e foco, conecte o celular no pc, e clique e "escolha arquivos", aponte pra onde está a foto. O esquema, coloque o link ou a página de onde você achou ele.

 

Por intuição, sua fonte deve suportar pelo menos 1,5x a potência máxima somada dos ampl. Mas o ideal é uma fonte pra cada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo, melhorou mas foi perto de zero. Fala pelo menos a potência dos ampl. Que tipo são e fotos e esquemas. E também é importantíssimo você mostrar o desenho, esquema e fotos da fonte que você montou. Tire fotos com boa resolução e foco, conecte o celular no pc, e clique e "escolha arquivos", aponte pra onde está a foto. O esquema, coloque o link ou a página de onde você achou ele.

 

Por intuição, sua fonte deve suportar pelo menos 1,5x a potência máxima somada dos ampl. Mas o ideal é uma fonte pra cada.

Beleza,  irei fazer um rascunho e enviar assim que possivel,  mas os amplificadores sao de uma placa original de um modulo de marca banda,alimentado com 12 volts,  o que eu fiz, separei através do rompimento das trilhas a parte do pwm fonte tl494, da parte dos amplificadores,  por questões de segurança para evitar choque elétrico,  aproveitei o circuito pwm citado, e enrrolei o tranformador toroidal na proporção para um +b de 170 volts, valor apos a retificação de ca, , proporção essa que peguei de um outro trafo com corrente proporcional, e o secundario enrrolei , e fui testando ate dar a tensão desejada, no caso dos amplificadores,  a potencia basica deles em 4ohms, e de aproximadamente 100wats rms cada um, logo tenho uma potência total de aproximadamente 400wats rms, irei lhe passar depois a bitola dos fios usados, pois usei os fios que tenho aqui, baseado na experiência,  comparando com outros transformadores ,então teria que medir para falar com exatidão,  os fets que estou usando em push pull sao os sd20n60, 20 amperes 600volts, os retificadores de rede, eu estou usando o in5404, cm um capacitor de 100mf por250 volts.

Ai eu lhe pergunto,  os fets estão com a corrente necessaria para suprir os amplificadores em 33+33volts ,valor esse da fonte de alimentação , com 400 wats rms de potência no total, ou teria que ter uma corrente maior.

adicionado 16 minutos depois
13 minutos atrás, Cara366 disse:

Beleza,  irei fazer um rascunho e enviar assim que possivel,  mas os amplificadores sao de uma placa original de um modulo de marca banda,alimentado com 12 volts,  o que eu fiz, separei através do rompimento das trilhas a parte do pwm fonte tl494, da parte dos amplificadores,  por questões de segurança para evitar choque elétrico,  aproveitei o circuito pwm citado, e enrrolei o tranformador toroidal na proporção para um +b de 170 volts, valor apos a retificação de ca, , proporção essa que peguei de um outro trafo com corrente proporcional, e o secundario enrrolei , e fui testando ate dar a tensão desejada, no caso dos amplificadores,  a potencia basica deles em 4ohms, e de aproximadamente 100wats rms cada um, logo tenho uma potência total de aproximadamente 400wats rms, irei lhe passar depois a bitola dos fios usados, pois usei os fios que tenho aqui, baseado na experiência,  comparando com outros transformadores ,então teria que medir para falar com exatidão,  os fets que estou usando em push pull sao os sd20n60, 20 amperes 600volts, os retificadores de rede, eu estou usando o in5404, cm um capacitor de 100mf por250 volts.

Ai eu lhe pergunto,  os fets estão com a corrente necessaria para suprir os amplificadores em 33+33volts ,valor esse da fonte de alimentação , com 400 wats rms de potência no total, ou teria que ter uma corrente maior.

 

20190313_132134.jpg

20190313_132107.jpg

adicionado 18 minutos depois
17 minutos atrás, Cara366 disse:

Beleza,  irei fazer um rascunho e enviar assim que possivel,  mas os amplificadores sao de uma placa original de um modulo de marca banda,alimentado com 12 volts,  o que eu fiz, separei através do rompimento das trilhas a parte do pwm fonte tl494, da parte dos amplificadores,  por questões de segurança para evitar choque elétrico,  aproveitei o circuito pwm citado, e enrrolei o tranformador toroidal na proporção para um +b de 170 volts, valor apos a retificação de ca, , proporção essa que peguei de um outro trafo com corrente proporcional, e o secundario enrrolei , e fui testando ate dar a tensão desejada, no caso dos amplificadores,  a potencia basica deles em 4ohms, e de aproximadamente 100wats rms cada um, logo tenho uma potência total de aproximadamente 400wats rms, irei lhe passar depois a bitola dos fios usados, pois usei os fios que tenho aqui, baseado na experiência,  comparando com outros transformadores ,então teria que medir para falar com exatidão,  os fets que estou usando em push pull sao os sd20n60, 20 amperes 600volts, os retificadores de rede, eu estou usando o in5404, cm um capacitor de 100mf por250 volts.

Ai eu lhe pergunto,  os fets estão com a corrente necessaria para suprir os amplificadores em 33+33volts ,valor esse da fonte de alimentação , com 400 wats rms de potência no total, ou teria que ter uma corrente maior.

adicionado 16 minutos depois

 

20190313_132134.jpg

20190313_132107.jpg

Esse é um aparelho de dvd que desmanchei, e montei o circuito dentro, so para ilustrar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Cara366 disse:

Beleza,  irei fazer um rascunho e enviar assim que possivel,  mas os amplificadores sao de uma placa original de um modulo de marca banda,alimentado com 12 volts,  o que eu fiz, separei através do rompimento das trilhas a parte do pwm fonte tl494, da parte dos amplificadores,  por questões de segurança para evitar choque elétrico,  aproveitei o circuito pwm citado, e enrrolei o tranformador toroidal na proporção para um +b de 170 volts, valor apos a retificação de ca, , proporção essa que peguei de um outro trafo com corrente proporcional, e o secundario enrrolei , e fui testando ate dar a tensão desejada, no caso dos amplificadores,  a potencia basica deles em 4ohms, e de aproximadamente 100wats rms cada um, logo tenho uma potência total de aproximadamente 400wats rms, irei lhe passar depois a bitola dos fios usados, pois usei os fios que tenho aqui, baseado na experiência,  comparando com outros transformadores ,então teria que medir para falar com exatidão,  os fets que estou usando em push pull sao os sd20n60, 20 amperes 600volts, os retificadores de rede, eu estou usando o in5404, cm um capacitor de 100mf por250 volts.

Ai eu lhe pergunto,  os fets estão com a corrente necessaria para suprir os amplificadores em 33+33volts ,valor esse da fonte de alimentação , com 400 wats rms de potência no total, ou teria que ter uma corrente maior.

adicionado 16 minutos depois

 

20190313_132134.jpg

20190313_132107.jpg

adicionado 18 minutos depois

Esse é um aparelho de dvd que desmanchei, e montei o circuito dentro, so para ilustrar. 

 

20190313_141057.jpg

adicionado 0 minutos depois
agora, Cara366 disse:

 

20190313_141057.jpg

Desenho basico da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal seu dom amigo. Preserve e evolua nele.

Bacana o esquema. Funciona?. De cara vejo uma pequena grande falha nele: parece não ser isolado. Talvez aí seu problema. Dá uma revisada por favor.

Mas vem cá... se seu ampl é 12V porque cargas dágua pensas em 33? De cara já lhe adianto: projetar algo com o tl494 do zero tende a não ser tão simples. Adaptar algo pronto é menos simples ainda. Fonte chaveada é um pouco fresca. Não é só questão de bitola de fio, numero de voltas e tudo que você vê. Tem forças ocultas envolvidas...

 

E não reinvente a roda. Google p.ex. esquema de fonte chaveada 33V 20A. E sim com aquele mosfet (aqueles dados) você consegue boa potência

 

Pra concluir, pra amplificador (cuja alimentação é maior que 30vdc) uma fonte comum só trafo-diodos-capacitores dá bom resultado. Mais barata e mais simples e gera menos ruídos. Coloque na balança

 

Aguarde novas opiniões e não desista. Vá! Enfrente! mas com conhecimento de causa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Legal seu dom amigo. Preserve e evolua nele.

Bacana o esquema. Funciona?. De cara vejo uma pequena grande falha nele: parece não ser isolado. Talvez aí seu problema. Dá uma revisada por favor.

Mas vem cá... se seu ampl é 12V porque cargas dágua pensas em 33? De cara já lhe adianto: projetar algo com o tl494 do zero tende a não ser tão simples. Adaptar algo pronto é menos simples ainda. Fonte chaveada é um pouco fresca. Não é só questão de bitola de fio, numero de voltas e tudo que você vê. Tem forças ocultas envolvidas...

 

E não reinvente a roda. Google p.ex. esquema de fonte chaveada 33V 20A. E sim com aquele mosfet (aqueles dados) você consegue boa potência

 

Pra concluir, pra amplificador (cuja alimentação é maior que 30vdc) uma fonte comum só trafo-diodos-capacitores dá bom resultado. Mais barata e mais simples e gera menos ruídos. Coloque na balança

 

Aguarde novas opiniões e não desista. Vá! Enfrente! mas com conhecimento de causa.

Amiga, que voce nao compreendeu o meu texto, vamo la, resumindo....eu peguei um amplificador 12volts automotivo, e passei para 110volts para ser usado em minha residência, primeiro pelo tamanho resumido, segundo por ser excelente em termos de qualidade, terceiro por ser um classe AB com mosfet na saida, mas precisamente para tocar agudos, pois tenho um sistema tri amplificado no qual esse ai é parte integrante,  acontece que o motivo do uso da fonte chaveada,  se da simplesmente ppr razões de pouco espaço,  pois montei esses amplificadores dentro desse aparelho de dvd que é mui pequenoe ira passar despercebido em minha sala de som,  mas na verdade o circuito esta funcionando,  onde quero chegar é em alguns pontos da parte teorica, por exemplo...

Como funciona esses diodos de descarga dos gates.

Como calcular a potencia dos mofets da fonte em funcao da carga apresentada na descrição. 

É melhor a fonte, para esse caso funcionar com ou sem realimentação através de foto acoplador,  falando de foto acoplador, eu isolei sim a fonte, pois seria muito perigoso seu uso sem tal isolação,  você ou algum amigo poderia me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perdão mas de fato tenho dificuldades com interação com humanos e interpretação de problemáticas mesmo com a melhor descrição possível.

 

Pro post não ficar nulo, vou me limitar a tentar explicar isso...

10 minutos atrás, Cara366 disse:

diodos de descarga dos gates

Eles são pra desligamento rápido do mosfet. Algo como pra descarregar rapidinho a V qu está no gate pois o sistema acha que tem um capacitor interno entre G e S (e de fato tem mesmo). Então quando a saída do controlador vai a zero, o diodo "puxa" rapidinho a V que esta no gate. Tá certo isso arnaldos: @Sérgio Lembo@albert_emule@MOR@aphawk@faller@BCP@Tito Fisher@Renato.88?

Também acho que devem te orientar a sim colocar o opto pra realimentação sim pra V ficar mais estável. E sim percebo agora que sua fonte pode ser isolada sim mas acho que cometeste um engano ao colocar o mesmo símbolo de terra no primario e secundário. Por isso minha confusão .

 

22 minutos atrás, Cara366 disse:

algum amigo poderia me ajudar

sim já os mencionei. Talvez fiquem curiosos (como eu) pra saber como fizeste isso...

25 minutos atrás, Cara366 disse:

peguei um amplificador 12volts automotivo, e passei para 110volts

Não sou do ramo da sonorização então não devo comentar muito sobre...

 

Sucessos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Perdão mas de fato tenho dificuldades com interação com humanos e interpretação de problemáticas mesmo com a melhor descrição possível.

 

Pro post não ficar nulo, vou me limitar a tentar explicar isso...

Eles são pra desligamento rápido do mosfet. Algo como pra descarregar rapidinho a V qu está no gate pois o sistema acha que tem um capacitor interno entre G e S (e de fato tem mesmo). Então quando a saída do controlador vai a zero, o diodo "puxa" rapidinho a V que esta no gate. Tá certo isso arnaldos: @Sérgio Lembo@albert_emule@MOR@aphawk@faller@BCP@Tito Fisher@Renato.88?

Também acho que devem te orientar a sim colocar o opto pra realimentação sim pra V ficar mais estável. E sim percebo agora que sua fonte pode ser isolada sim mas acho que cometeste um engano ao colocar o mesmo símbolo de terra no primario e secundário. Por isso minha confusão .

 

sim já os mencionei. Talvez fiquem curiosos (como eu) pra saber como fizeste isso...

Não sou do ramo da sonorização então não devo comentar muito sobre...

 

Sucessos...

realmente tem razão em relação a simbologia dos terras, mas havia descrito na descrição anterior,  mas ja foi um grande avanço,  pois você ja me explicou sobre os diodos de descarga que sempre tive curiosidade em saber....

Um pouco sobre mim.

Sou técnico em eletrônica desde meus 14anos, hj estou com 47, trabalho com todo tipo de eletrônica,  mexo muito com a industrial de precisão,  sou formado em eletrônica,  tenho Crea,  e recentemente me formei em petróleo e gás,  curso superior,  e pra terminar,  sou um apaixonado por eletrônica,  adoro de paixão. 

adicionado 4 minutos depois
4 minutos atrás, Cara366 disse:

realmente tem razão em relação a simbologia dos terras, mas havia descrito na descrição anterior,  mas ja foi um grande avanço,  pois você ja me explicou sobre os diodos de descarga que sempre tive curiosidade em saber....

Um pouco sobre mim.

Sou técnico em eletrônica desde meus 14anos, hj estou com 47, trabalho com todo tipo de eletrônica,  mexo muito com a industrial de precisão,  sou formado em eletrônica,  tenho Crea,  e recentemente me formei em petróleo e gás,  curso superior,  e pra terminar,  sou um apaixonado por eletrônica,  adoro de paixão. 

Muito obrigado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cara366

Caro colega.

Não vou comentar sobre o seu circuito, mas te fornecerei os valores que você deseja:

Meu cálculo de tensão de alimentação teórica necessária, foi de +/- 28Vcc, que você corretamente optou por +/- 33Vcc. A diferença sempre é necessária, já que no cálculo não levei em conta as quedas de tensão que sempre existem.

A corrente solicitada pela sua carga (4 ohms) também está calculada. Considere 4 vezes, já que esta fonte vai alimentar todos os quatro amplificadores.

Em tempo e um alerta:

Por experiência própria, quando jovem escutava o som bem alto. Zoava de quem me alertava que fazia mal ao ouvido. Hoje me arrependo, pois além de minha audição estar um pouco reduzida, a limitação extra ocorre a partir dos 2 ou 3kHz. Eu era aficionado por Hi-Fi e hoje ...

Poupe seus ouvidos e bons projetos.

MOR_AL

 

Amp_Audio.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, MOR disse:

quem me alertava que fazia mal ao ouvido.

o quê?? (kk)

 

Pois eu ainda vou comentar algo pequeno sobre a fonte infelizmente só com minha visão prática: Pra esta potência toda, você deve aumentar - algo como uns 470~1000uF - aquele capacitor da entrada ac pois se não, o ripple será grande e vai estressá-lo. E falando em ripple, os da saída também devem ser grandes ou preferencialmente alguns em paralelo pra reduzir a ESR ou melhor ainda, use capacitores com baixa ESR: resistência série equivalente. Uma visão prática da coisa é que: todo capacitor sempre tem um "resistor virtual" dentro e se alto, a V nele fica alta e ele aquece o que leva aos tradicionais estufamentos de capacitor e sua inutilização. Capacitor baixa ESR é mais caro e próprio pra fonte chaveada.

 

1 hora atrás, Cara366 disse:

eletrônica desde meus 14anos, hj estou com 47, trabalho com todo tipo de eletrônica

um pouco antes e um "pouco" "depois"... tmj...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, MOR disse:

@Cara366

Caro colega.

Não vou comentar sobre o seu circuito, mas te fornecerei os valores que você deseja:

Meu cálculo de tensão de alimentação teórica necessária, foi de +/- 28Vcc, que você corretamente optou por +/- 33Vcc. A diferença sempre é necessária, já que no cálculo não levei em conta as quedas de tensão que sempre existem.

A corrente solicitada pela sua carga (4 ohms) também está calculada. Considere 4 vezes, já que esta fonte vai alimentar todos os quatro amplificadores.

Em tempo e um alerta:

Por experiência própria, quando jovem escutava o som bem alto. Zoava de quem me alertava que fazia mal ao ouvido. Hoje me arrependo, pois além de minha audição estar um pouco reduzida, a limitação extra ocorre a partir dos 2 ou 3kHz. Eu era aficionado por Hi-Fi e hoje ...

Poupe seus ouvidos e bons projetos.

MOR_AL

 

Amp_Audio.jpg

Ae amigo, que aula heim, era isso que eu queria, realmente tem que tomar muito cuidado com os ouvidos, no meu caso, como tenho um som muito forte, e também com uma excelente qualidade, fico sempre atento a fadiga dos ouvidos, primeiro nao ouço som com distorção,  começou distorcer ja diminuo o volume, segundo,  nunca quis aumentar mais a potencia do meu som, embora as vezes acho que podia ter mais, mas valeu a dica.

 

Amigo, vou fazer mais algumas perguntas,  e se puder me responder ficarei agradecido,  .

 

Em relação aos fets do primário,  20amp 600 volts é o necessario para suprir essa demanda com uma certa folga, baseado em 33v fixos.

 

Eu montei essa fonte como no desenho , mas quando aumentava o som ela caia, para esse valor qvc citou tipo 28volts mais ou menos, eu acho que por causa da queda em cima do capacitor na entrada, ai eu fiz uma linha de realimentação nela através com foto acoplador,  gerou uma interferência danada, por causa da mudanca de frequência,  mas ficou ate bem melhor estabilizado, variava pouco, em relação a interferência ficou parecendo uma cachoeira, mas consegui através de capacitores em algum ponto resolver, porém ergui bastante o som e o mosfet queimou, dai a pergunta se os 20 amperes sao suficientes,  ou foi por algum outro motivo a queima.

 

Para finalizar, no tl494 tem um pino que controla o tempo morto, por acaso esse tempo morto muda tambem a frequência,  ou faz a diminuição da tensão de saida de outra forma, poderia usar realimentação por ele.

 

 

adicionado 12 minutos depois
7 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

o quê?? (kk)

 

Pois eu ainda vou comentar algo pequeno sobre a fonte infelizmente só com minha visão prática: Pra esta potência toda, você deve aumentar - algo como uns 470~1000uF - aquele capacitor da entrada ac pois se não, o ripple será grande e vai estressá-lo. E falando em ripple, os da saída também devem ser grandes ou preferencialmente alguns em paralelo pra reduzir a ESR ou melhor ainda, use capacitores com baixa ESR: resistência série equivalente. Uma visão prática da coisa é que: todo capacitor sempre tem um "resistor virtual" dentro e se alto, a V nele fica alta e ele aquece o que leva aos tradicionais estufamentos de capacitor e sua inutilização. Capacitor baixa ESR é mais caro e próprio pra fonte chaveada.

 

um pouco antes e um "pouco" "depois"... tmj...

Nem vou te falar...coloquei no desenho ai 100x250, mas na verdade nem isso é,  esta com 47x250, muito baixo ne, os do secundário eu acho até que esta bom, tem dois de 1000x50 bem próximo dos retificadores, e mais dois de 2200x50 perto do amplificador, a minha tensão da da saida, no caso os 33v, estava oscilando para mais ou menos 28volts,  como comentei com o amigo, ai fiz a realimentação através do foto acoplador  ficou melhor,  mas queimou,  sera que é por causa dessa baixa capacitancia que  oscilava, e fez queimar os mosfets

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disse que quando exigiu mais potência os mosfets da fonte foram pro saco. Foram na hora ou demorou algum tempo? Observei que os fets estão usando a carcaça como dissipador, daí a minha pergunta. Com 20A dá para extrair 1kW dessa fonte, com 100W irá quanto muito aquecer e se o dissipador não corresponder...

Não consegui encontrar o data sheet do SD20N60, desejava ver a performance de swich.

adicionado 19 minutos depois

Só mais uma coisa: o ferrite no qual montou esse oscilador aguenta essa pancada toda sem saturar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Disse que quando exigiu mais potência os mosfets da fonte foram pro saco. Foram na hora ou demorou algum tempo? Observei que os fets estão usando a carcaça como dissipador, daí a minha pergunta. Com 20A dá para extrair 1kW dessa fonte, com 100W irá quanto muito aquecer e se o dissipador não corresponder...

Não consegui encontrar o data sheet do SD20N60, desejava ver a performance de swich.

 

Na verdade o que queimou foi o 18n50, e nao 20n60 igual citei acima, agora vou colocar esses que estou enviando o datasheet, mas conversando com a isadora, eu acho que pode ter queimado por causa do capacitor da fonte, é muito baixo no caso 47mf por 250volts, eu ja ia aumentar,  mas segundo ela o ideal seria entre 470mf e 1000mf, seria isso mesmo, e também uma possível causa da queima. 

 

20N50.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cara366

Realmente não sei como esse seu circuito está funcionando.

1 - Procurei o data sheet do IR4227 e não encontrei. Se você tem poste o link para eu baixar. Tem alguma coisa estranha nele.

2 - Certamente tem mais coisa estranha na ligação do 494. Os emissores não estão ligados, pinos 9 e 10.

3 - As entradas do segundo operacional estão abertas (pinos 15 e 16). Isso pode gerar ruído no PWM.

4 - Não há nada limitando a tensão de alimentação do 494 no momento que liga. O LM7812 nesse instante não está com alimentação, então ele pode não limitar em 12V nesse momento.

5 - O transistor 2sc4793 está sub utilizado, poderia ser um de menor potência.

6 - Com relação ao trafo. Tem toroides que são específicos para fontes flyback e outros para push-pull e afins. 

O número de espiras e as bitolas dos fios são chatos de se calcular. Provavelmente cada enrolamento do secundário poderá ser composto por 4 fios com bitola 20, para poder suportar a corrente.

Eu não investiria nesse circuito.

Já que você chegou aos dados do trafo, procure no YouTube por fontes half-bridge e use esse trafo.

 

O 494 poderia ter um diagrama mais ou menos assim. Porém não pude confirmar o que está dentro do IR4227. Deixei a entrada FB para realimentação, mas se mão colocar nada ela não vai interferir na tensão de saída.

 

MOR_AL

Amp_Audio2.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, MOR disse:

@Cara366

Realmente não sei como esse seu circuito está funcionando.

1 - Procurei o data sheet do IR4227 e não encontrei. Se você tem poste o link para eu baixar. Tem alguma coisa estranha nele.

2 - Certamente tem mais coisa estranha na ligação do 494. Os emissores não estão ligados, pinos 9 e 10.

3 - As entradas do segundo operacional estão abertas (pinos 15 e 16). Isso pode gerar ruído no PWM.

4 - Não há nada limitando a tensão de alimentação do 494 no momento que liga. O LM7812 nesse instante não está com alimentação, então ele pode não limitar em 12V nesse momento.

5 - O transistor 2sc4793 está sub utilizado, poderia ser um de menor potência.

6 - Com relação ao trafo. Tem toroides que são específicos para fontes flyback e outros para push-pull e afins. 

O número de espiras e as bitolas dos fios são chatos de se calcular. Provavelmente cada enrolamento do secundário poderá ser composto por 4 fios com bitola 20, para poder suportar a corrente.

Eu não investiria nesse circuito.

Já que você chegou aos dados do trafo, procure no YouTube por fontes half-bridge e use esse trafo.

 

O 494 poderia ter um diagrama mais ou menos assim. Porém não pude confirmar o que está dentro do IR4227. Deixei a entrada FB para realimentação, mas se mão colocar nada ela não vai interferir na tensão de saída.

 

MOR_AL

Amp_Audio2.jpg

Amigo, esse esquema foi so um rascunho, os pinos de entrada do tl494 que estão faltando,  estão conectados,  mas sim na placa, o ir, marquei errado é ir4427, ja a alimentação secundária de partida do tl494 esta limitada pelo valor da resistência,  no caso 4k7, o transistor e realmente um exagero, peguei o que tinha mais fácil em mente devido a alta tensão, nota, que ele ativa o 494, e na sequência a própria alimentação de entrada do 7812 ja desativa ele, fiz assim, para nao ficar funcionando e gerando calor atravex da resistência,  embora eu também poderia dar uma equalizada na corrente, mas achei mais fácil fazer assim, agradeço muito a sua atenção,  grato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cara366

Ok, entendi.

Procure postar o circuito completo, pois evita de acrescentarmos comentários desnecessários.

Retificando minha postagem anterior:

Para o enrolamento secundário, o fio NÃO deve ser o #20AWG devido ao efeito skin. Use múltiplos fios #22AWG talvez uns 4 sejam necessários, para 400W.

Quando estiver funcionando, poste aqui para vermos o seu trabalho.

Bons projetos.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, MOR disse:

@Cara366

Ok, entendi.

Procure postar o circuito completo, pois evita de acrescentarmos comentários desnecessários.

Retificando minha postagem anterior:

Para o enrolamento secundário, o fio NÃO deve ser o #20AWG devido ao efeito skin. Use múltiplos fios #22AWG talvez uns 4 sejam necessários, para 400W.

Quando estiver funcionando, poste aqui para vermos o seu trabalho.

Bons projetos.

MOR_AL

Foi mau amigão,  é que nunca tinha entrado num forum antes,da próxima irei melhorar,  mas novamente obrigado por tentar ajudar, grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!