Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, meu pai levou o notebook dele em um assistência técnica e solicitou que colocassem um SSD e o windows no mesmo.

Agora depois de alguns meses ele veio comentar comigo que esta dando mensagem que o windows precisa ser ativado.

Foi ai que entendi a besteira que o técnico fez, ele instalou um windows qualquer e craqueou no notebook.

Até onde sei todos os note vendidos no brasil vem com windows original e a cdkey fica embutida na bios ou algo assim.

Como posso fazer para recuperar o windows original no note dele, de preferência sem formatar?

Postado

@HeeroOZ Bom dia!

Qual a versão do Windows que ele tinha antes da troca do HD?

Você só consegue ativar se for exatamente a mesma versão instalada antes.

Se for Windows 8.1 ou posterior, a ativação deve ser automática quando instalada a mesma versão. Se for Windows 7, pode ser que na parte de trás do notebook esteja a etiqueta do OEM com o serial.

• Coordenador
Postado

@HeeroOZ O notebook é antigo? Os modelos mais recentes têm a licença gravada na BIOS, os mais antigos não... 

O técnico instalou o Windows 10, certo? Basta procurar a chave de ativação do Windows que estava no notebook (colada em uma etiqueta na parte inferior ou mesmo na documentação presente junto ao manual) e ativar. Se você inserir a chave do Windows 7 ou 8.1 no Windows 10, deve funcionar. Nos últimos computadores que formatei, ativou normalmente (a Microsoft ainda está permitindo). 

Postado
1 minuto atrás, KairanD disse:

@HeeroOZ O notebook é antigo? Os modelos mais recentes têm a licença gravada na BIOS, os mais antigos não... 

O técnico instalou o Windows 10, certo? Basta procurar a chave de ativação do Windows que estava no notebook (colada em uma etiqueta na parte inferior ou mesmo na documentação presente junto ao manual) e ativar. Se você inserir a chave do Windows 7 ou 8.1 no Windows 10, deve funcionar. Nos últimos computadores que formatei, ativou normalmente (a Microsoft ainda está permitindo). 

Um cenário que pode ocorrer, o técnico pegar essa chave e usar em outro equipamento (pessoal, de cliente, etc ...) e assim a chave estar atrelada a outro hardware. 

Anti ético, imoral e que já vi em dezenas de casos.

• Curtir 1
Postado

É, infelizmente grande parte dos técnicos não se preocupa com a licença do Windows. Acha que o usuário só quer a coisa funcionando e esquecem desse "pequeno" detalhe.

Realmente se for Windows 10, até consegue ativar com a chave do Windows 7 algumas vezes. O problema é se for Windows 7 OEM, para reinstalar pode ser um saco...

Postado

@Cesar de Freitas Henrique

@KairanD

@Openkore

Bom, terei que olhar isso a noite, lembro que quando formatei o meu note pedi assistência da microsoft e com o uso de um programa deles foi criado um boot num pendrive e quando formato o pc a chave foi buscado automaticamente, de acordo com ele na epoca a cdkey era embutida no próprio note e este buscava quando instalado o tipo de windows correto.

Enfim, não vou afirmar, mas quase certeza que no note dele não tem etiqueta com a cdkey, e se tava no manual, bom já era hahahha.

Postado

Pela sua descrição, parece o Windows 10. Esse pendrive bootável você consegue criar baixando do próprio site da Microsoft.

Agora, se não ativou, pode ser que o técnico realmente tenha instalado a versão errada. Se você for no menu de ativação do Windows 10, ele vai mostrar o erro que impede a ativação. Lá deve informar se é a versão incorreta.

Postado
1 minuto atrás, HeeroOZ disse:

@Cesar de Freitas Henrique

@KairanD

@Openkore

Bom, terei que olhar isso a noite, lembro que quando formatei o meu note pedi assistência da microsoft e com o uso de um programa deles foi criado um boot num pendrive e quando formato o pc a chave foi buscado automaticamente, de acordo com ele na epoca a cdkey era embutida no próprio note e este buscava quando instalado o tipo de windows correto.

Enfim, não vou afirmar, mas quase certeza que no note dele não tem etiqueta com a cdkey, e se tava no manual, bom já era hahahha.

Notebooks com windows até o 7 vem uma etiqueta na Caixa com o serial... Esse serial é especifico pra configuração do hardware do notebook...

Depois do 8 fica gravado na BIOS e se for o 10 também fica associado a conta da MS se utilizar. E ai que tem a pegadinha...

Na reinstalação do SO, tem que ser a mesma versão, normalmente a Home Single Language... senão realmente não ativa...  o  provável é que o "técnico" não sabia disso e instalado a versão errado e crackou o windows

Postado

Esqueci de mencionar, se for mesmo caso de versão incorreta, você só consegue corrigir formatando mesmo, infelizmente.

Se for isso mesmo, você baixa a ferramenta no seguinte link:

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Se você tiver dificuldade na hora de criar o pendrive bootável, avisa que a gente dá uma ajuda. Lembrando que o pendrive tem que ter ao menos 8Gb e ele será formatado na hora da criação, então salve seus arquivos antes.

adicionado 1 minuto depois

@bngomes Sim, deve ter sido isso. Não sei porque muito técnico tem mania de querer instalar o "melhor" Windows... Eu lembro que via UM MONTE de PC com Windows 7 Ultimate, obviamente crackeado, sei lá porque. Sendo que o Professional atendia 95% dos usuários...

Acredito que aconteceu o mesmo nesse caso. Devem ter instalado o Pro, mas o notebook devia ter o Home Single Language instalado de fábrica.

• Coordenador
Postado
6 horas atrás, bngomes disse:

Notebooks com windows até o 7 vem uma etiqueta na Caixa com o serial... Esse serial é especifico pra configuração do hardware do notebook...

Depois do 8 fica gravado na BIOS e se for o 10 também fica associado a conta da MS se utilizar. E ai que tem a pegadinha...

Alguns notebooks com Windows 7 já possuíam as licenças registradas na BIOS. Peguei um Vaio antigo para formatar aqui, originalmente com Windows 7, que ativou o Windows 10 sozinho. 

6 horas atrás, Cesar de Freitas Henrique disse:

Sim, deve ter sido isso. Não sei porque muito técnico tem mania de querer instalar o "melhor" Windows... Eu lembro que via UM MONTE de PC com Windows 7 Ultimate, obviamente crackeado, sei lá porque. Sendo que o Professional atendia 95% dos usuários...

Diria que o Home Premium atendia a 95% dos usuários... A Pro e a Ultimate não ofereciam recursos interessantes para o usuário comum.

6 horas atrás, HeeroOZ disse:

Se o notebook é recente, então a licença está na BIOS, e você deve conferir a versão do Windows, como informado pelos colegas. Se a Pro estiver instalada, tente colocar a Home. 

• 7 meses depois...
Postado

Eu estou com uma situação parecida, meu primo tem um Dell desses com gabinete ITX, ele veio com o Windows Home 64 original. Comprei um ssd m2 sata pra colocar nele, antes disso preciso ver a licença instalada nele com programas tipo Speecy/ e/outros ou basta instalar o novo Windows (2004) no SSD que já vai ativar ? Grato.

• Coordenador
Postado

@cleyton1206 Se o computador é razoavelmente recente e veio com o Windows 10 original, a licença deve estar registrada na BIOS. Dessa forma, ativa sozinho. Mas não custa anotar a licença antes de formatar... Basta ver no Painel de Controle.

• Curtir 2
Postado
25 minutos atrás, KairanD disse:

@cleyton1206 Se o computador é razoavelmente recente e veio com o Windows 10 original, a licença deve estar registrada na BIOS. Dessa forma, ativa sozinho. Mas não custa anotar a licença antes de formatar... Basta ver no Painel de Controle.

Valeu mesmo.

Acredito que esteja na bios pois é um pc atual, eu até acabei esquecendo de citar que é Windows 10 Home 64. Mas vou anotar mesmo assim.

• mês depois...
Postado

O SSD chegou e ontem instalei no dell que tinha dito, antes anotei a chave com um software showkeyplus pra evitar problemas, mas na hora da instalação achei curioso que na minha iso tinha a versão home single language, home e pro e ele nem apareceu pra eu escolher, ele já parece que identificou automático que antes era a Home Single Language e instalou e ativou sozinho, nem precisei fazer nada. Obrigado pelas orientações.

• Curtir 1
Postado
31 minutos atrás, cleyton1206 disse:

O SSD chegou e ontem instalei no dell que tinha dito, antes anotei a chave com um software showkeyplus pra evitar problemas, mas na hora da instalação achei curioso que na minha iso tinha a versão home single language, home e pro e ele nem apareceu pra eu escolher, ele já parece que identificou automático que antes era a Home Single Language e instalou e ativou sozinho, nem precisei fazer nada. Obrigado pelas orientações.

Os dados já ficam na BIOS...por isso não precisa digitar nada... e já sabe sua versão do windows

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!