Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacidade da chave de potenciômetro


rmlazzari58

Posts recomendados

Amigos, comprei o potenciômetro abaixo num desses saldões, estou pensando em usá-lo como liga/desliga para um amplificador mas como o clique é bem suave e delicado, estou em dúvida sobre se a chave aguenta chavear 110v/220v.Será que alguém já viu potenciômetro como esse, sabe informar?

 

20200210_112735.thumb.jpg.09b6cab749bdc475d8ad72b7bdda95b0.jpg

 

Não tenho como medir a carga da corrente alternada, precisaria de um daqueles amperímetros de alicate, acho, e só tenho o amperímetro embutido no multímetro. A carga de corrente contínua, depois da fonte e com o amplificado no talo não passou de 1A. A fonte é para 12v/3A. Será que dá para chutar mais ou menos a carga antes da fonte por esses dados?

 

Acho que poderia colocar um capacitor entre os dois terminais da chave, li por aí que isso diminui a fagulha que brota dentro dela quando liga ou desliga mas também não sei que capacitor poderia usar. Na verdade nem sei se é exatamente um capacitor, o que vi parece um capacitor porque é um tipo de disco, uma pastilha... Podem me ajudar com isso, também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, rmlazzari58 disse:

A fonte é para 12v/3A

De cara temos 36W.

Com todas as perdas e margens de segurança, em teoria podemos colocar que na entrada teremos uns 50W. 

Em 127V teremos aproximadamente uns 400mA e em 220V uns 230mA.

 

A corrente é pouca, pela espessura do terminal da chave se nota que a corrente por ali pode ser até mesmo de uns 5A.

 

O maior problema que nos deixa com o pé atrás é a isolação da chave, principalmente se a tensão for de 220V. 

Aí pode ocorrer vazamentos de tensão, ou mesmo a chave não durar muito se o material do contato não for de boa qualidade, pois nessas alimentações de fonte chaveada sempre tem a faísca na hora que liga. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um circuito RC série colocado em paralelo com os contatos. Pode arriscar 330nF ou 470nF em série com um resistor  de 47R. Se o seu aparelho pode vir a ser colocado em 220Vac vamos ter um valor de pico de 310V. Então o capacitor tem que ser de no mínimo 400V. O resistor não precisa ser potente mas os resistores de baixa potência tem baixa tensão de isolação. Então coloque 3 resistores pequenos de 18R em série para atingir o valor e dividir a tensão entre eles ou coloque um único de 47R ou 51R de pelo menos 2W. Na questão dos resistores o foco é a tensão máxima em cada um deles, a potência não é relevante.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Circuito "snubber" me trás uma certa lembraça sobre debouncing... 

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1271257-sobre-debouncing-como-funciona/

 

 E mais uma coisa... já faz um tempo, fiz uma pergunta sobre fonte sem transformadores... Ao colocar um snubber nos contatos de uma chave ac, por exemplo, iria cair em algo como uma 'mini-fonte' de pouquíssimos, talvez nano, amperes... um pico de tensão alto na rede elétrica não poderia danificar os componentes, tanto o capacitor quanto o resistor ou algum componente que viria após eles?

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1230918-fonte-12v-500ma-com-ponte-retificadora/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

um pico de tensão alto na rede elétrica não poderia danificar os componentes, tanto o capacitor quanto o resistor ou algum componente que viria após eles?

Pouco provável mas tudo depende do tamanho da pancada. Com o contato aberto temos 3 elementos em série: o capacitor, o resistor e a carga. A própria impedância de saída dos transformadores da linha de alta tensão associada as cargas penduradas na rede acabam limitando o valor do pico dos raios.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Carlos Zanon disse:

sobre fonte sem transformadores

Algumas caixinhas destas "made in China" vem com esse tipo de fonte... Depois de um tempo elas começam a dar choques(220v) nas partes metálicas, e queimam o pendrive... Não existe isolação da rede elétrica entre fonte e restante da placa...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Um circuito RC série colocado em paralelo com os contatos. Pode arriscar 330nF ou 470nF em série com um resistor  de 47R. Se o seu aparelho pode vir a ser colocado em 220Vac vamos ter um valor de pico de 310V. Então o capacitor tem que ser de no mínimo 400V. O resistor não precisa ser potente mas os resistores de baixa potência tem baixa tensão de isolação. Então coloque 3 resistores pequenos de 18R em série para atingir o valor e dividir a tensão entre eles ou coloque um único de 47R ou 51R de pelo menos 2W. Na questão dos resistores o foco é a tensão máxima em cada um deles, a potência não é relevante.

Obrigado, @Sérgio Lembo, vou de 51R/2w e 470uF/400v, então.

adicionado 31 minutos depois
16 horas atrás, Matthwus disse:

As vezes poderia colocar uma pequena fonte de 5 ou 12 volta ligando direto ao conectar ele na tomada e utilizar um relé junto com essa fonte e seu potenciômetro, para acionar o trafo principal.

Pensei nisso, @Matthwus, mas como na caixa de MDF não cabe mais uma fonte, mesmo se for pequena,  a chave do pot acionaria ou um relé ou o próprio amplificador. Mas achei arriscado deixar a fonte direto na CA, mesmo que sem carga. Aí pensei num interruptor extra, atrás da caixa, para cortar a CA; nesse caso, a chave do pot poria o amp em stand-by. Acho que vou me arriscar: tentar o supressor de faísca. De qq forma, grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!