Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicador de porta aberta


rudag

Posts recomendados

Boa tarde! É possível ter um led indicando se uma porta do escritório está aberta? A ideia seria tipo uma luz verde indicando aberta e uma vermelha para indicar fechada. O led teria que ficar a mais ou menos 15 metros de distância da porta. Acredito que a porta vá precisar de algum tipo de sensor para indicar ao led se está aberta ou fechada. Seria possível algo do tipo? Caso sim, poderiam me indicar os equipamentos? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você consegue passar fio entre a porta e esse led?
Caso sim, um simples sensor como o que postei abaixo resolve. 
Como ele só indica a porta fechada, teria que ter um circuito que ligue o led verde caso não haja corrente no led vermelho, mas acho que isso se consegue fazer até com eletrônica discreta. 

Como eu só sei fazer isso a base de microcontroladores, vou esperar alguém que manje mais do assunto se manifestar.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1915560016-sensor-magnetico-alta-preciso-para-alarme-de-porta-aberta-_JM?matt_tool=86477614&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14302215516&matt_ad_group_id=134553699508&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=539425477807&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=430969982&matt_product_id=MLB1915560016&matt_product_partition_id=1402952723409&matt_target_id=aud-1454065850347:pla-1402952723409&gclid=Cj0KCQjwlK-WBhDjARIsAO2sErRhY3sXUPArh2XVX0lraGBV-Npc6fZ8nQstrHU1Jwn8HkAFsQthj14aAumdEALw_wcB

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, perfeitamente possível.

Veja este que informa pelo smartphone o status da porta:

https://www.amazon.com.br/notificação-Segurança-doméstica-movimento-aplicativo/dp/B08G52T5S7/ref=pd_sbs_sccl_2_5/131-7000921-6325842?pd_rd_w=UUEmw&content-id=amzn1.sym.0a67c2a0-5660-406d-9391-7c9a63856ad8&pf_rd_p=0a67c2a0-5660-406d-9391-7c9a63856ad8&pf_rd_r=62PA4EAQGV3AGZK6PCAF&pd_rd_wg=vYz6N&pd_rd_r=627aadf8-b073-4efb-a973-b80601f2655f&pd_rd_i=B08G52T5S7&psc=1

 

Existem outros tipos que podem se comunicar com Alexa, sem fio, etc. E também pode usar um sensor magnético e um circuito adicional para os leds, neste caso tem que ver se é possível passar fios entre a porta e o local dos leds.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto @Ricardov

Muito obrigado pela ajuda!

 

Sim, é possível passar fios entre o sensor e o led. Claro que se for possível um sistema sem fio, seria ótimo! E não preciso de nada avançado como controle pelo celular, Alexa, etc...

 

Vocês acham que é possível ligar algum dos sensores acima nesse led aqui?

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2207334858-sinalizador-led-de-porto-aberto-condominio-decibel-d242a-_JM

 

E se souberem de algum led mais em conta, porque vou precisar colocar esse sistema numas 10 portas kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí entre a questão de acabamento.
O "kit" led: resistor + diodo retificador + led, custa um real chutando alto. Se for de alto brilho, uns 3 reais. Mas creio que você não vai deixar um led exposto. Alí é um negócio pronto, fechadinho pra pendurar. Achei alguns lanternas de led verde e vermelha, que te economizaria um pouco, mas são separadas.

O que eu postei, ligaria o led verde. Aí você teria que fazer um circuito que ligue o led vermelho quando o verde está desligado. Talvez um cara assim: https://www.baudaeletronica.com.br/modulo-rele-5v.html?gclid=Cj0KCQjwlK-WBhDjARIsAO2sErTpQq7tURU43bzPqaLljF9X8mtYVQGQuTMLC6Ekn4vsHTUy2owqkEoaAnZ_EALw_wcB

 

Com o equipamento que o @Ricardovcolocou, abre um leque de possibilidades. Ficando na mesma família, eu colocaria um desses https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1291074863-sonoff-wifi-modulo-rele-dc7v-12v-32v-funco-pulso-e-travado-_JM?matt_tool=56291529&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14303413604&matt_ad_group_id=133074303519&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=584156655498&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=355775693&matt_product_id=MLB1291074863&matt_product_partition_id=1413191054866&matt_target_id=aud-615548715344:pla-1413191054866&gclid=Cj0KCQjwlK-WBhDjARIsAO2sErTmuZNVyKl0YFlC9dNgmE4WO7LUvuTB0Sx6Srxb5y7WHdS2o2HcxZQaAnfJEALw_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rudag disse:

vou precisar colocar esse sistema numas 10 portas

Vai ter tipo um painel central com 20 leds, 10 verdes e 10 vermelhos, onde vai estar indicado quais os estados de cada porta - aberta ou fechada - ou cada led vai ficar num lugar separado, perto da respectiva porta?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto @Ricardov

Novamente, obrigado pela ajuda. Sou totalmente leigo no assunto, então creio que um sinaleiro pronto, tipo esse que eu postei acima, seria o mais fácil no meu caso. Porém gostaria de tentar "montar" um, pois queria aprender eletrônica básica. Se eu entendi bem, o sensor de porta aberta vai fazer um corrente contínua no positivo quando a porta estiver aberta, e isso acenderia o led verde, por exemplo. Aí eu teria que fazer um sistema que acendesse o led vermelho quando o sensor não estivesse mandando corrente, correto? Se eu fosse utilizar esse módulo rele 5v que o Thiago mandou acima, quais seriam as ligações que eu teria que fazer?

 

@rmlazzari58

Não é bem um painel central. Na verdade o que eu quero é mostrar se as portas dos banheiros estão abertas ou fechadas, porém os banheiros estão espalhados pela empresa. Os leds ficariam de 5 à 15 metros de cada porta, dependendo da localização dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, rudag disse:

Na verdade o que eu quero é mostrar se as portas dos banheiros estão abertas ou fechadas, porém os banheiros estão espalhados pela empresa. Os leds ficariam de 5 à 15 metros de cada porta, dependendo da localização dela.

 

Na verdade você quer declarar banheiro ocupado ou desocupado...

 

Penso que o sensor deverá trabalhar com a posição do ferrolho, e não da porta (que poderá estar apenas encostada). Poderia ser magnético ou melhor: "de presença", com reflexão de IR na peça móvel do ferrolho; como a detecção de um encoder contador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/07/2022 às 22:21, alexandre.mbm disse:

 

Na verdade você quer declarar banheiro ocupado ou desocupado...

 

Penso que o sensor deverá trabalhar com a posição do ferrolho, e não da porta (que poderá estar apenas encostada). Poderia ser magnético ou melhor: "de presença", com reflexão de IR na peça móvel do ferrolho; como a detecção de um encoder contador.

Seria o certo, porém aqui na empresa o pessoal já está instruído a sempre deixar a porta "meio aberta" quando saem do banheiro, e essa regra funciona relativamente bem, então uma solução com sensor magnético na porta acredito que seja mais fácil e simples no nosso caso.

 

@Thiago Miotto @Ricardov

Comprei um sensor, um led e um relé para testar. Ligando o led no sensor, funciona perfeitamente. Como o sensor é normalmente aberto, eu conseguiria acender, por exemplo, uma luz vermelha quando a porta estiver fechada. Até resolveria meu problema, mas eu gostaria de complicar um pouco e fazer o esquema de luz verde quando a porta estivesse aberta. O relé que eu comprei foi esse:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2094818419-modulo-rele-1-canal-12v-30a-com-optocoupler-com-nota-fiscal-_JM

Alguém sabe me dizer se esse que eu comprei serve para o que eu quero e como eu conectaria os fios? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
36 minutos atrás, rudag disse:

O relé que eu comprei foi esse:

Puts.. uma quase literal matada de passarinho com canhão.  E sim...

 

38 minutos atrás, rudag disse:

o esquema de luz verde quando a porta estivesse aberta.

é possível. Perceba o contato n.f. disponível:

D_NQ_NP_907789-MLB50184132600_062022-O.w

Ligue o verde nele.

Aliás.. evite usar led verde

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, .if disse:

Puts.. uma quase literal matada de passarinho com canhão.  E sim...

Tinha algum jeito mais simples de fazer isso?

 

32 minutos atrás, .if disse:

Ligue o verde nele.

Consigo ligar o led direto na fonte ou ainda ligar o led junto com o sensor, mas não consegui ligar o led no relé. Liguei a fonte no relé e ok, relé ligado. Positivo do led no NF e negativo no C, não acendeu o led. O que estou fazendo de errado? Tenho que tirar algum jumper do relé? Paciência comigo, sou leigo no assunto kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 15/07/2022 às 15:51, rudag disse:

Positivo do led no NF e negativo no C, não acendeu o led.

O relé é um contato seco ou seja, não fornece corrente ou seja ele age apenas como interruptor. De fato seu relé nem se aplica no seu caso. Bastaria reed swith, um ímã, uma fonte, um resistor e um led

art0265_02.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1796-art265.html

Link cortesia do amigo @Ricardov

Google também sensor de janela aberta (clique) pra se inspirar 🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo ajuda até aqui. Vou fazer da maneira mais simples mesmo: fechou a porta, o led vermelho acende. Não vou usar led verde para sinalizar porta aberta. O único problema é que estou usando um led 12v e o vendedor do sensor disse que as lâminas são sensíveis e o ideal é usar tensão até 5v. Isso procede? Caso sim, como faço para o sensor não queimar? Estou conectando um polo do sensor na fonte e o outro polo no led.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A corrente do led é baixinha amigo .. nem vai fazer cosquinha na lâmina. Mas por precaução coloque led de altíssimo brilho com um resistor duns 1K em série.. nos 12V mesmo.

 

4 horas atrás, rudag disse:

Não vou usar led verde

sábia decisão

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!