Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microondas - Dimensionamento - Transformador 110 para 220


Posts recomendados

Boa tarde, estou com um duvida aqui para dimensionar um transformador;

Microondas Midea 31 Litros Prata Cobre Espelhado MTFS4 110V

 

Na especificação técnica ele informa que o consumo é 850W

Potência (Watts): 850

 

Considerando que é 110v imagino que o correto para calcular a pontencia consumida em 220v seria 850*2 = 1700W

Para dimensionar o transformador seria: 1700/0,6 = 2,833,33VA;

Ou posso considerar 850/0,6 = 1,416.66VA;

 

Comprei um transformador de 1500VA e o microondas em atividade por 4 minutos superaquece o transformador e desliga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Andrei Jankovski

O trafo de micro-ondas não se comporta como um trafo comum.

Ele possui um shunt magnético, cujo o circuito SIMPLES equivalente é um indutor em série com um trafo.

Num trafo deste tipo, o indutor limita a corrente solicitada da fonte CA.

Certa vez desmontei o secundário do trafo de uOndas. Medi a corrente de magnetização com e sem o shunt magnético. Se retirar o shunt, a corrente de magnetização fica muito maior. 

Também o seu cálculo não está de acordo. 

Se o seu uOndas for para a potência X, então o trafo também tem que ser para a potência X, claro, que descontadas as perdas.

Vamos aguardar algum colega, para fornecer maiores detalhes.

Acho que um uOndas novo não vai ser tão mais caro, que mandar enrolar um trafo, além do mais, a tensão de secundário é bem alta e precisa de mais cuidados no procedimento do enrolamento do secundário.

MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já cai nessa, passei anos vendo que a potência de um micro-ondas variava entre 600 e 900 watts, no seu caso eu até conferi nos sites de venda, é realmente 850 watts. Mas essa é a potência de “transmissão” do magnetron assim como a potência de transmissão de qualquer transmissor de rádio. De fato numa pesquisa recente descobri que o consumo de um micro-ondas gira entre 1000 e 1450 watts. Portanto a potência do seu transformador está no limite e, como em geral os fabricantes “mentem” um pouco e na verdade VA (volt * ampere) não é igual a watt provavelmente seu transformador está subdimensionado. VA é um assunto bem complicado, eu não entendi completamente até agora, tem potência ativa e potência reativa, discutimos isso recentemente no final do tópico :

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1600682-existem-transformadores-de-corrente-contínua

 

Eu concordo com o @MOR , o meu microondas eu comprei usado  de uma pessoa que mudou pra uma casa cuja rede é 220 volts e não compensava comprar um transformador. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O trafo tem que ser no mínimo de 1500VA e de boa qualidade, se for aquele com fio de alumínio nem adianta, vai esquentar e gastar energia a toa. 

1 hora atrás, MOR disse:

mandar enrolar um trafo, além do mais, a tensão de secundário é bem alta e precisa de mais cuidados no procedimento do enrolamento do secundário

Não adianta enrolar o trafo ou até mesmo comprar outro em outra tensão. 

Senão vai ter que trocar o resto também, os motores e o painel são de tensão fixa também. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Entenda o seguinte: cálculos precisos em corrente alternada são pra lá de complicados e mesmo pra quem saiba fazê-los faltam um monte de dados. Tudo que sabemos é que você tem um micro-ondas de 31 litros que, pelo que pesquisei é o maior dos comuns que tem no comércio, que a potência dele, ou melhor, do magnetron dele é de 850 watts (o que não diz nada sobre o consumo total dele) e que ele é pra 110 volts, ou melhor, 127. No mínimo pra calcular a potência mínima necessária para o trafo 220/127 é medir quantos amperes o microondas consome em 127 volts. Aí basta multiplicar os amperes pelos 127 volts e teremos o consumo em watts, não em VAs . Eu acrescentei um dado que pode ser considerado “meia-boca” que é uma simples consulta no Google sobre o consumo em watts real de um micro-ondas que seria entre 1000 e 1450 watts e se esta informação está correta os tais 1450 watts seria o consumo aproximado do seu micro-ondas. Melhor que isso só você medindo do jeito que eu expliquei. Portanto esqueça os cálculos, vamos tentar resolver isso na prática. Eu dei uma olhada em vários anúncios de transformadores (na realidade “autotransformadores”) no Mercado Livre para comparar os VA s , os watts e o preço e fiz uma tabelinha.

 

VA     Watts   Porcentagem Preço R$ com frete grátis

1500  1000        50%                 174

3000  2100        43%                 309

1000   700         43%                 129

2000  1400         43%                 219

5000  3000         66%                 240

 

Portanto como você pode ver a quantidade de VAs é entre 43% a 66% maior que a quantidade de watts. Portanto logo de cara dá pra ver que seu transformador de 1500 VA não é suficiente, teria que ser no mínimo de 1450 watts + 43% que dá 2074 VA, daí pra mais para ter folga. Os quatro primeiros itens eu peguei do mesmo vendedor que é mais especializado em transformadores e são da marca Girardi. Talvez o de 2000 VA e 1400 watts aguente mas, por garantia, eu pegaria o de 3000. O último item é de um outro vendedor e o trafo é de outra marca e está mais em conta. Ele é pra 3000 watts, se aguentar metade disso está ótimo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço desculpas antecipadas se estou falando besteira mas... não teria como criar uma tomada com 110v só para esse forno?

 

Não conheço quase nada de rede elétrica mas...e se você usasse apenas uma das fases do 220v? Ou alguma solução usando díodos... Já vi diodo bem parrudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Não conheço quase nada de rede elétrica mas...e se você usasse apenas uma das fases do 220v? Ou alguma solução usando díodos... Já vi diodo bem parrudo.

Em várias regiões do Brasil a fase e neutro já é 220V. Aí a fase fase fica sendo 380 ou 440V, depende do fechamento do trafo da rua. 

 

Tem outros lugares que não tem neutro, é só fase fase. Fica só 220V também. 

 

Sobre diodos só da certo com cargas resistivas. Onde tem bobina, transformador não serve. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Renato.88 disse:

Sobre diodos só da certo com cargas resistivas. Onde tem bobina, transformador não serve. 

Com o diodo em 220 volts as bobinas receberiam uma corrente contínua pulsante (uma retificação de meia onda). Seria algo como uma tensão pico a pico de 310 volts mas com uma componente DC uns 150 volts que, se não me engano, iria sobreaquecer e queimar bobinas projetadas para corrente alternada. No caso de um transformador acho que iria magnetizar o núcleo, nem imagino as consequências nefastas disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!