Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construir antena caseira de TV usando varetas de solda 94% alumínio. Funciona?


AlexMmf2

Posts recomendados

6 minutos atrás, AlexMmf2 disse:

Quero usar varetas de Solda MIG/TIG de Alumínio ER4043 de 1,6 mm que tem 5% de Silício, para fazer os dipolos da Antena!

 

 

Qualquer metal funcionaria.

O importante é ter o tamanho certo dos elementos de acordo com o comprimento de onda a ser sintonizado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para maior clareza do tópico:

 

Citação

Vareta e arame ER4043 à base de alumínio com adição de 5% de silício. Utilizados para soldar ligas de alumínio 3003, 3004, 5052, 6061, 6063 e fundidos 43, 355, 356 e 214.

 

Composição Química (%)

 

Si = 4,5 – 6,0 %
Fe = 0,8 %
Cu = 0,30 %
Mn = 0,05 %
Mg = 0,05 %
Zn = 0,10 %
Ti = 0,20 %

 

Fonte: DELARCO Soldas Especiais

 

Presume-se (sublinhado) que o percentual restante, majoritário na composição, seja alumínio.

 

Pergunta:

 

Como você pretende fazer as uniões no processo de confecção da antena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, AlexMmf2 disse:

Tabela de Condutividade, quanto menor a condutividade Elétrica, mais consegue conduzir sinal?

Maior né. No caso do RF o sinal praticamente sai da superfície. Portanto seu interior não afeta muito. Além do que a potência que você se propõe deve ser bem baixa não dando muita diferença o tipo de material metálico.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Construir antena caseira de TV usando varetas de solda 94% alumínio. Funciona?
  • Membro VIP
15 horas atrás, AlexMmf2 disse:

dá ou não dá para fazer minha Antena com essas varetas de Solda de 94% de Alumínio?

 

20 horas atrás, albert_emule disse:

Qualquer metal funcionaria.

O importante é ter o tamanho certo dos elementos de acordo com o comprimento de onda a ser sintonizado. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já disseram os amigos a corrente flui pela superfície nas altas frequências. Tanto faz se é oco ou sólido.

No cálculo de antena o diâmetro altera o tamanho, quanto menor o diâmetro maior fica o comprimento para a mesma frequência. É um assunto cheio de detalhes, confesso que estudei isso apenas para passar de ano, este tema nunca me empolgou e os caminhos que segui (eletrônica industrial, aquisição de dados e acionamentos) não faz uso disso.

 

Quem curte muito isso é o Paulo, vou provocá-lo. @aphawk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, AlexMmf2 disse:

@.if Diz pra mim que tipo de visão você tem sobre

Agradeço por contar com minha embaçada visão. Mas neste caso meu colírio alucinógino está vencido por isso não lhe posso iluminar ok? A dica que dou é : não reinvente a roda. Copie a exata geometria de algum pronto. Consulte as fotos dos links que carinhosamente lhe passei. Ou se preferir, compre uma antena pronta pra faixa que queres receber. Penso ser barata e claro, pode lhe ser + eficaz.

Ou aguarde a manifestação do amigo Paulão que de fato é phd nisso daí...

Ah.. e pra variar me fez lembrar.. antigamente tinha gente que fazia antena com uma lâmpada fluorescente... a que eu fiz nunca deu certo...Vou ver se o google fala algo sobre ...

 

e num é quê? !!

 

fluorescente.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meio que off topic - é pra transmissor e não receptor - olha isso que fofo que estava na busca

ins0332_0002.jpg

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/usando-os-instrumentos/11756-medidas-de-rf-ins332.html

Dá até pra "ver" a onda na antena 🤪

Paulão foi professor do NCbraga quando este era menino 😁

2 minutos atrás, AlexMmf2 disse:
Em 27/11/2023 às 09:49, AlexMmf2 disse:

Quero usar varetas de Solda MIG/TIG de Alumínio ER4043 de 1,6 mm que tem 5% de Silício, para fazer os dipolos da Antena!

 

 

O que está te impedindo mesmo?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!