Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Vi esse dinossauro e lembrei imediatamente do Faller e a sua luta para ajudar as pessoas a se livrar dos estabilizadores, os quais os tenho como uma versão moderna dos antigos reguladores de tensão, estou certo? Seria bom saber da relação entre estes reguladores e o estabilizadores atuais.

 

Bom, para começar a semana de forma divertida vai aí uma foto do dino, cujos créditos estão no link abaixo.

http://www.htforum.com/forum/media/trafo-70s.533/#comment-93

post-618915-0-41429500-1447682914_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse aparelhos tem algo a elogiar, ou para ter saudade? (não é ironia, é pura ignorância técnica)

Nem uma e nem outra coisa. Creio que estes aparelhos cumpriram o seu papel dentro das circunstâncias da época. Lembro-me que o normal era uma família ter uma tv de tubão de 17 polegadas, no máximo. A energia variava ou ia subindo e, de vez em quando alguém levantava e ia no acertar o ponteiro que estava indo na zona vermelha e dava aquele cleck. Era obrigatório, acho que os aparelhos não suportavam a variação de tensão como suportam hoje. Isso o Faller pode explicar melhor. Depois vieram os reguladores de tensão automáticos, mas os aparelhos de tv tambem evoluiram, dispensando tal regulagem. E aí surgiram os primeiros pcs com suas fontes problemáticas, e os fabricantes viram uma oportunidade de continuar no ramo, e acho que foi daí que foi incutida a cultura de que é necessário ter um bom estabilizador. Ou seja, esse aparelho revela um pouco da história de nossos usos e costumes.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As fontes dos televisores eram fontes lineares com uma estabilidade marginal, pobre.. A variação da tensão da rede elétrica resultava sempre na variação da tensão que as fontes dos televisores e de tantos outros equipamentos entregavam a seus componentes..

 

Na maioria dos equipamentos essa variação da tensão sequer era notada, mas nos televisores o reflexo na tela era grande, pois afetava bastante a deflexão do feixe de elétrons que gerava a imagem no tubo da TV.

O resultado aparecia, era visível, na altura e largura da imagem desenhada nessa tela... Caia a tensão da rede e a imagem da TV se achatava um pouco..

Ai alguém levantava do sofá e acionava o seletor do regulador de tensão coisa de um ou dois passos adiante ou atrás do que estava. Pronto, a imagem voltava a ficar normal..

 

Com a chegada das fontes digitais ou chaveadas que conseguiam excelente regulação esse efeito se foi e com ele a necessidade de se ter um regulador de tensão. O mercado desse tipo de dispositivo estava fadado a morrer até que alguém sugeriu usar esses reguladores no mercado nascente dos PC's...

 

Pronto, de um lado um parque fabril pronto para produzir milhares desses monstrengos e de outro um mercado ávido por proteger, por bem alimentar seus PC's além de um mito criado que PC sim teria de ser alimentado com o uso de reguladores ou estabilizadores.. PC's equipados com modernas (à época) fontes chaveadas jamais necessitaram de estabilizador. Quem necessitava mesmo era o fabricante/vendedor dos mesmos..  E ai se criou essa imensa lenda urbana do uso do estabilizador no PC. Tanto assim que inúmeras gerações de usuários de PC e vendedores os colocava baseados no é por que é, do sempre foi assim...

é que isso dai vem mudando

Mais recentemente e com o auxílio de bons colaboradores que essa cultura arraigada vem mudando. Ainda bem..

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É inacreditável que no Brasil quase não se encontra filtros de linha (estou falando de filtros e não aquelas réguas que tem na Digimer...) e estabilizador, tu tem que ficar olhando pra baixo nas lojas pra não tropeçar nos cachorros. 

Isso é ridículo, a Clamper vende um filtro a 65 pila, quase o mesmo preço de uma porcariazinha dessas, e que protege de verdade! Pela logica, não seria mais barato ou pelo menos o mesmo preço a fabricação de um bom filtro que um estabilizador? Ou fabricar um estabilizador é TÃO mais barato assim que um bom filtro? (o que explica os fabricantes continuarem a fabricar eles... tentei procurar um post explicando os componentes de um estabilizador, achei aqui no fórum, mas as imagens estão quebradas...)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É inacreditável que no Brasil quase não se encontra filtros de linha (estou falando de filtros e não aquelas réguas que tem na Digimer...) e estabilizador, tu tem que ficar olhando pra baixo nas lojas pra não tropeçar nos cachorros. 

Isso é ridículo, a Clamper vende um filtro a 65 pila, quase o mesmo preço de uma porcariazinha dessas, e que protege de verdade! Pela logica, não seria mais barato ou pelo menos o mesmo preço a fabricação de um bom filtro que um estabilizador? Ou fabricar um estabilizador é TÃO mais barato assim que um bom filtro? (o que explica os fabricantes continuarem a fabricar eles... tentei procurar um post explicando os componentes de um estabilizador, achei aqui no fórum, mas as imagens estão quebradas...)

 

 

Acho que o problema todo é a aparência e o peso. A pessoa pega o estabilizador e sente segurança com o peso dele, parece que ali tem coisa boa, quando liga e ele começa a fazer clac clac aí a pessoa fica convencida de que ele é bom mesmo, que está protegendo e etc e tal. E depois tem a história da família, meu pai usava, meu avô usava e sempre foi bom....

O filtro é leve, não transmite confiança ao leigo e, infelizmente, o mercado está lotado de visíveis porcarias. As prateleiras das grandes lojas tem os estabilizadores de marcas conhecidas, mas não tem os bons filtros.

Como o Faller disse, a coisa vem mudando, devagar mas está mudando. Isto tudo em decorrência de um trabalho imensurável realizado ao longo dos anos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive em Joinville e em um supermercado BIG (do grupo walmart) me deparei com este protetor da Force Line, Protetor inteligente para TV, Audio e Video 7231 (220VAC) ou 7230 (110VAC)

 

http://www.forceline.com.br/novosite/Busca.aspx?idlinha=3&idsublinha=397&codigo=

 

http://file:///C:/Users/ViniciusME/Downloads/42787230_manual-4300100006-00.pdf

 

http://www.americanas.com.br/produto/9439260/protetor-inteligente-para-tv-audio-e-video-com-1000w-7230-force-line

 

Pelo que vi parece ser uma proteção identica ao filtro SMS Clean Energy (que não encontramos mais a venda) e que desarma as saídas caso haja uma subtensão ou sobretensão... O único ponto que poderiam talvez melhorar seria a dissipação de surto, que deve contar com apenas 01 varistor dissipando 71 Joules. Possui saída para 6 tomadas (sendo 02 sempre ligadas) e proteção para CATV, TV aberta e telefone...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

galera , qual o filtro hoje disponível no mercado brasileiro, que os senhores recomendam ? 

Recomendar filtro não é uma tarefa que se deve fazer sem a menor informação..

Filtro de linha, aqui no Brasil, acompanha toda uma série de proteções contra surtos de tensão.

É necessário saber, para bem aconselhar, sua topologia de entrada da internet na sua casa pois surtos de tensão tem múltiplos caminhos para acessar seu PC:

- Rede elétrica;

- Rede telefônica pela entrada da internet via ADSL;

- Rede da TV a cabo também pela entrada da internet pela mesma

São as principais e se acessadas por fiação metálica são potenciais ofensores e carreadores de surtos de tensão para dentro de seus equipamentos..

 

Portanto, chutar um filtro de linha como indicação, sem saber nada disso dai, é no mínimo uma desajuda..

 

Quer ler mais a respeito:

Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo?   

Como escolher adequado filtro de linha para proteger seus equipamentos    

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

@Neo Metal Sonic

Ei, você chegou a entrar no perfil do camarada em "ausência temporária"???

Eheheheh

:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera os filtros da clone 1087 estão a venda de novo, sera que tem melhor que eles hoje em dia ou compensa muito investir nele de novo pois esta um pouco carinho 80,00 e na epoca era 27,00 xD

Só mesmo revisitando ele por dentro..  Alguém se habilita em comprar e tirar fotos??

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mesmo revisitando ele por dentro..  AElguém se habilita em comprar e tirar fotos??

    Um amigo meu vai comprar ele assim que chegar eu tiro umas fotos e posto aqui para analisarmos. Ja tenho um deste na época comprei na kabum e é exatamente o que foi analisado aqui neste tópico.

    Eu tambem  fiquei em duvida pois a uns 3 anos atras mandei email para a clone e me responderam que nao fabricariam mais o modelo pois ja estava fora de linha. e agora este vendedor disse que arrematou o lote todo e esta vendendo no pre venda para envio a partir do dia 01/12 , vendedor do mercado livre se procurarem la pelo modelo é o unico que vai aparecer.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme mencionei, encontrei o protetor da force line no mercado livre por um valor mais simpático, 160 dilmas... Me parece uma boa e completa opção para proteção, talvez até das melhores hoje...

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721842832-protetor-inteligente-p-eletrnicos-force-line-sony-lg-novo-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mesmo revisitando ele por dentro..  Alguém

se habilita em comprar e tirar fotos??

 

Prezado Faller, 

 

Comprei um Clone 01087 a uns 3 meses em uma loja, e queria saber se posso " implementar mais proteção ".

Inserindo 3 varistores S20k275 / DNR 20D431K e um centelhador a gás tripolar axial 350v em F-N, F-T, N-T,em cada barramento .

Conforme figura em anexo.

Desde já agradeço a atenção.

post-300090-0-30237500-1449194512_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal! meu primeiro post no Clube do Hardware. Acabei de adquirir uma maquina game e um monitor lg 21:9 (promoçao black friday :D), então foi um investimento alto e gostaria de utilizar um bom filtro de linha. Não quero gastar mais que 100,00 no filtro. Alguem conhece algum que esteja disponivel no mercado por esse valor? Estou pesquisando em lojas fisicas de minha cidade, mas esta difícil... Estou de olho no clone 01087 que esta no ML.... Mas estou com receio de não ser o velho 1087 que a Kabum vendia... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja bem esse daqui...

http://www.waz.com.br/dps-5-tomadas-clamper-iclamper-energia-5-branco-10871-110298.html

http://www.oficinadosbits.com.br/produto16918/Clamper_Filtro_de_linha_5_tomadas.html&id=6

 

Se quiseres ver ele por dentro bem como comentários acerca do mesmo, consulte ai, nesse mesmo tópico aonde estás, dos últimos filtros analisados, o de número 51 (a primeira página tem índice)

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/?p=6223969

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem esse daqui...

http://www.waz.com.br/dps-5-tomadas-clamper-iclamper-energia-5-branco-10871-110298.html

http://www.oficinadosbits.com.br/produto16918/Clamper_Filtro_de_linha_5_tomadas.html&id=6

 

Se quiseres ver ele por dentro bem como comentários acerca do mesmo, consulte ai, nesse mesmo tópico aonde estás, dos últimos filtros analisados, o de número 51 (a primeira página tem índice)

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/?p=6223969

 

Muito obrigado pela ajuda Faller!!! Acabei comprando o 1087 no ML, tiro no escuro... mas foi mercado pago 80,00 com frete. Assim que chegar abro e tiro umas fotos e posto aqui, caso n seja da mesma qualidade do modelo anterior que a kabum vendia vou devolver e pego esse da clamper... valeu o/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 08/07/2010 at 11:30, Rey Cesar disse:

.....

Não consegui enviar a foto mas está aqui o link:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO6TDPS

Sei que Clamper é uma marca boa. Mas esse protetor está a altura dos da APC??

Esse filtro de linha está descontinuado já tem anos..Não o conheço por dentro mas tem o DNA Clamper e nisso eu confio..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde faller,

 

Estava quase comprando o Clamper Multiproteção com contador de surtos, mas gostaria de um com proteção ethernet RJ45.

Então pensei, seria melhor adquirir o Clamper só com tomadas + esta solução Clamper ethernet, ou a qualidade deste que so tem tomadas e inferior ao do multiproteção completo? O completo + ethernet ou o so com tomadas ja supri?

 

Obs: Tensão da residencia e de 127V, todo protegido por disjuntores e com aterramento em todas as tomadas.

Obs: Tenho a intenção de proteger meus eletrônicos (PC, TV, PS4, etc), a antena da SKY e minha internet que chega na residencia por cabo de rede com conexão RJ45.

 

Obrigado, Jhon.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!