Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de filtro de linha


Posts recomendados

Desde que seu PC não esteja fisicamente ligado em nenhuma outra linha externa com fio metalico, pode. Claro que, nada na face da terra dá 100% de proteção contra raios, mas dificilmente seu PC vai ser queimado por causa disso pela linha de energia usando uma proteção assim, ah, tem que ter aterramento ligado, claro!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voltando a falar de filtros de linha..

eu dei uma pesquisada na net e vi umas fotos desse filtro upsai e fotos do clamper computar pro..

e parece que o clamper computer pro tem uma bobina pra filtragem, mais varistores e etc..

o clamper computer pro não seria melhor que esse upsai fht 1200 ?

clamper computer pro: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=DPS4T008244

Características técnicas:

- Código do produto no fabricante: Computer Protector Pro 127/220V - 8244

- Cor do gabinete: preto

- Tecnologia de proteção: Varistor de Óxido de Zinco

- Acondicionamento: Caixa plástica ,não propagante à chama

- LED indicativo de funcionamento em verde.

- Conexão de entrada: cabo com plugue padrão NBR14136

- Conexão de saída: 4 tomadas padrão NBR14136

- Atenuação: > 30 dB @ 100 kHz

- Comprimento do cabo: 1,50 m

- Dimensões: 10,3/19,1/4,1 cm (Prof/Larg/Alt)

Rede elétrica:

- Tensão nominal: 127/220 V

- Número de condutores protegidos: 2

- Tempo de resposta do componente: < 25 ns

- Máxima corrente de surto @ (8x20)µs (Total): 24 kA

- Corrente nominal: 10 A

- Absorção máxima de energia @ (10/1000) µs: 330 J

- Tensão de referência @ 1 mA: 430 V

- Somatório máximo das potências de equipamentos instalados: 3300 W

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejam no vídeo abaixo o porquê num tópico aí que não me lembro qual, nem sei se foi esse, q bati na tecla que varistor não dá proteção adequada contra sobretensão sustentada, mas sim apenas picos de tensão.

O vídeo mostra um teste simples, onde mostra um multimetro, o da esquerda medindo corrente passante no varistor e o da direita medindo a tensão no varistor. Veja o porquê eu já bati nessa tecla aqui numa discussão que varistor sozinho não protege contra sobretensão sustentada (com uma exceção explicada mais abaixo), tanto é que a Pamanax utiliza um relé de sobretensão em vários filtros deles...

Vejam que o varistor utilizado é um de 130V, EPCOS, que é uma excelente marca, mesmo tipo usado em proteções importadas. Observem que mesmo em 160V, tensão suficiente pra danificar uma fonte bivolt manual "setada" em 115V, o varistor não conduz praticamente nada de energia, míseros 0.01A quando passa de 160V e só vai fechar circuito de fato em 177V aí sim conduzindo bastante corrente e estourando. Até o varistor conduzir de vez a fonte já teria queimado. Pela corrente tão baixa conduzida mesmo em 160V, o aquecimento não seria suficiente pra abrir um fusível térmico ou fusível comum.

No entanto, se levarmos em consideração as fontes bivolt automáticas, a situação seria melhor, o varitor protegeria prontamente contra sobretensões, porque conduziria bastante corrente bem antes de 264V e abriria um fusivel. A situação no entanto se complica para proteções 220V com varistores de 250 ou 275V, dispensando maiores explicações do porquê disso.

Resumindo, se você mora numa região onde a tensão é 127V e seu filtro usa varistor de 130 ou 150V e além disso suas fontes são bivolt automáticas, beleza, você tá 100% protegido! Se suas fontes não são automáticas, você não está protegido contra sobretensões sustentadas, apenas picos de tensão. Agora em 220V a coisa pega, porque independente da sua fonte ser bivolt automática, estes varistores de 250 ou 275V só conduziriam lá pelos 300 ou mais volts.

O consolo pra quem usa filtros apenas é que sobretensão nesses níveis não são corriqueiras como os picos de tensão. Então nesse ponto dá pra ficar mais tranquilo.

Só quis com essa mensagem mostrar um fato que pouca gente leva em consideração e acham que tão totalmente protegidos.

Vídeo:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite, gostaria de saber qual filtro seria melhor usar para a configuração da assinatura, mais um monitor samsung p2270 e uma tv lcd de 32" scarlet II da lg(mais a frente pretendo trocar a tv de 32" por uma de 42" ou 50") no momento essa scarlet consome em torno de 130w(segundo o fabricante) tensão aqui é 220v. segundo as especificações da fonte ela puxa até 13A de corrente(é o que consta na etiqueta pelo menos) enfim acho que o que mais consome seria isso, o restante é uma impressora a jato de tinta, um modem e um di-524...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite, gostaria de saber qual filtro seria melhor usar para a configuração da assinatura, mais um monitor samsung p2270 e uma tv lcd de 32" scarlet II da lg(mais a frente pretendo trocar a tv de 32" por uma de 42" ou 50") no momento essa scarlet consome em torno de 130w(segundo o fabricante) tensão aqui é 220v. segundo as especificações da fonte ela puxa até 13A de corrente(é o que consta na etiqueta pelo menos) enfim acho que o que mais consome seria isso, o restante é uma impressora a jato de tinta, um modem e um di-524...

Upsai fht 1200 http://videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF06&ord=0

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso un estabilizador e ligo ele e os outros componentes em um filtro de linha,porque o filtro de linha nao segura,pois tem muita osilação(nao sei como escreve isso) de energia aqui em ksa,só o estabilizador segura de boa o PC.

è ruim ligar o estabilizador no Filtro de linha?

o q podem me indicar?

valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se a oscilação é tamanha que sua fonte não segura seu PC ligado sem o estabilizador é sinal de que sua fonte é podre de ruim..

Adote uma fonte moderna com PFC ativo e esqueça que existe instabilidade de tensão.

Outra opção é ligar seu estabilizador no filtro de linha, não tem problema algum, mas isso não vai aliviar sua fonte das atrapalhadas produzidas pelo estabilizador..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso un estabilizador e ligo ele e os outros componentes em um filtro de linha,porque o filtro de linha nao segura,pois tem muita osilação(nao sei como escreve isso) de energia aqui em ksa,só o estabilizador segura de boa o PC.

è ruim ligar o estabilizador no Filtro de linha?

o q podem me indicar?

valeu

Olha amigo o que realmente segura um PC de forma efetiva e eficaz é uma boa fonte com PFC ativo, adequada em termos de potência a sua configuração, associada a um bom filtro de linha. Para maiores esclarecimentos é necessário que postes a sua configuração completa. OK?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karlo, esse realmente vai guentar tudo? vi que a corrente que ele fornece no máximo é 6A, não teria problema por causa da fonte do pc? Aqui onde moro não dá picos de energia nem nada, apenas quero um pois não estou afim de fazer umas 10 tomadas, no momento o pc está ligado numa tomada separada, até por que os filtros que tenho aqui não são lá grande coisa... e eu teria preferência em filtros do padrão antigo... Pois não encontrei o cabo da fonte no padrão novo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o q significa esse PFC ativo na Fonte?

Significa que a fonte trabalha em qualquer tensão de 90 a 240v, sem necessidade de nenhum outro complemento, como por exemplo os estabilizadores e afins, que só atrapalham. É por isso que a fonte com PFC ativo não tem aquela chave seletora de tensão que fica atrás da fonte, onde você conecta o cabo de alimentação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karlo, esse realmente vai guentar tudo? vi que a corrente que ele fornece no máximo é 6A, não teria problema por causa da fonte do pc? Aqui onde moro não dá picos de energia nem nada, apenas quero um pois não estou afim de fazer umas 10 tomadas, no momento o pc está ligado numa tomada separada, até por que os filtros que tenho aqui não são lá grande coisa... e eu teria preferência em filtros do padrão antigo... Pois não encontrei o cabo da fonte no padrão novo...

Aí lucão, veja que o filtro indicado aguenta até 1300w de consumo, e portanto aguenta sim a sua configuração e os acessórios. Quanto o novo padrão se não me engano na loja que te indiquei ainda existe o mesmo modelo, porém com o padrão antigo das tomadas. Por outro lado não é difícil e custa barato um adaptador para o cabo de sua fonte, deve custar uns 7 ou 8 reais. Aí você pega o modelo de filtro que mais te convir.

Caso prefiras tem este outro daí, porém, sem proteção p/telefone e cabo: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO6TDPS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí lucão, veja que o filtro indicado aguenta até 1300w de consumo, e portanto aguenta sim a sua configuração e os acessórios. Quanto o novo padrão se não me engano na loja que te indiquei ainda existe o mesmo modelo, porém com o padrão antigo das tomadas. Por outro lado não é difícil e custa barato um adaptador para o cabo de sua fonte, deve custar uns 7 ou 8 reais. Aí você pega o modelo de filtro que mais te convir.

Caso prefiras tem este outro daí, porém, sem proteção p/telefone e cabo: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO6TDPS

Valeu, eu vou ver, assim que puder eu compro, por hora vou continuar com o pc do jeito que está, a proteção pra telefone pra mim é o de menos, pois quando chove, eu tiro tudo da tomada... rsss... inclusive o rj11 do modem eu retiro, então isso pra mim é o de menos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, estou com uma dúvida:

Upsai FHT-1200 = R$103,40

OU

Clamper DPS 6 = R$103,28

Finalidade: Ligar 1 PS3 + TV LCD + Computador + Monitor 17" + 2 receptores de TV à Cabo

Valeu pessoal!

Abraços!

Eu, particularmente, prefiro o clamper, acho ele mais robusto nas proteções, mas ambos são bons, a diferença é que o upsai tem as proteções adicionais para telefone e cabo, e você ai vai precisar, portanto acho que no seu caso sem sombra de dúvida o upsai

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, ando assustado com algumas flutuações que tem havido aqui em casa, principalmente na parte da manhã, quando muitos usam o chuveiro (não, não medi, mas não é preciso - são mais do que óbvias). Moro num quarto alugado numa casa de fundos e não há a menor chance de a senhoria vir a fazer as obras que deveria na rede elétrica, muito menos seria possível fazer aterramento aqui. Como não vou poder me mudar tão cedo, vou ter que me virar com o que tenho, mas também garantir minha segurança até onde possível. Felizmente, raios não são tanto um problema aqui, porque estou cercado de prédios altos para todo lado na vizinhança, todos com para-raios.

Meu PC tem uma fonte XFX 750W Black Edition. É para lá de hiperdimensionada, eu sei, mas o pessoal daqui assíduo no fórum de fontes já me viu discutindo minha lógica no momento da compra (ainda que eu certamente comprasse algo bem menor se fosse hoje). Seja como for, estou com ela, e é lógico que é uma superfonte de altíssima qualidade e confiabilidade com PFC ativa (acho que é feminina, porque é a Correção do Fator de Potência...) e aguenta qualquer tranco dentro do razoável. Por isto não me preocupei muito até agora, mas isto está começando a mudar.

Por enquanto, venho usando o filtro de linha Multicraft APL6T, que provavelmente está longe de ser dos melhores, mas tampouco parece ser dos piores - provavelmente é melhor do que uma reguinha qualquer da Clone ou Leadership, e certamente melhor do que nada. Não uso (argh!) estabilizador nem UPS (configuro todos os programas para autosave frequente e com isto tenho evitado precisar de uma UPS). Como tenho duas tomadas disponíveis, comprei duas unidades desse filtro e distribuí a carga entre eles:

- No primeiro filtro, liguei o PC, o monitor LCD (que também é TV) e o cable modem.

- No segundo filtro, liguei uma impressora multifuncional, um DVD player, as caixas de som 2.1 do PC e uma antena interna amplificada para a TV (explico daqui a pouco). Parece muita coisa, mas lembrem-se que são todos equipamentos de baixíssima potência (a impressora, por exemplo, não chega a 30W ao imprimir ou digitalizar, e as caixas de som também não chegam a isso nem no talo do volume, que eu nunca uso) e é quase impossível serem ligados simultaneamente.

- Obviamente, embora ligados numa tomada diferente, vários equipamentos do segundo filtro conectam-se ao PC e ao monitor (ligados no primeiro filtro), por cabos de dados ou de sinais de mídia: a impressora liga-se ao PC por uma conexão USB, as caixas por um cabo de áudio e o DVD player ao monitor por um cabo HDMI.

- O cable modem recebe apenas sinal de Internet banda larga e portanto liga-se apenas ao PC. Perdi totalmente o hábito de assistir TV e por isto não achei vantagem contratar o serviço de TV a cabo. Nas raríssimas ocasiões em que quero assistir alguma coisa, uso a antena interna e me contento com os canais abertos no meu monitor/TV. Por isto não investi ainda numa TV grande - gosto de filmes, mas o investimento ainda não se justificou. Nem mesmo achei vantagem investir num conversor digital ainda, porque teria pouquíssimo uso.

Enfim, o esquema é este abaixo. As linhas em preto são conexões de energia, e as linhas em laranja cabos de dados ou de sinais de mídia.

ligacoespc.gif

O DVD player deve ir embora em breve, porque também não o tenho utilizado: é mais conveniente assistir DVDs no PC. Em compensação, é possível que eu ponha um segundo monitor para aumentar a produtividade no meu trabalho, pois costumo precisar ficar com dois documentos abertos ao mesmo tempo (sou tradutor técnico). Se puser, vai ser um monitor simples com conexão DVI comum. E não está excluída a possibilidade de uma TV de verdade no futuro, para eu assistir aos meus filmes, provavelmente usando o PC como media center (por isto peguei uma HD6850: por causa do Eyefinity).

--

Bem, eu quis dar o máximo de detalhes para vocês, mas também não quero ficar off-topic. Sim, estou no tópico certo. Minhas perguntas:

1) Vale a pena eu investir em filtros Upsai ou Clamper para substituir os meus atuais? Que eles são melhores do que os atuais, não tenho a menor dúvida, mas são melhores o suficiente para justificar o investimento? Eles dariam um aumento dramático na segurança dos meus equipamentos em relação ao que tenho hoje?

2) Em caso afirmativo, estou em dúvida entre eles. Moro em São Paulo (Capital), onde a tensão é de 127V, mas existe uma pequena possibilidade de eu me mudar a médio prazo para Brasília, onde é 220V. Isto favorece o Clamper, que é bivolt. O Clamper tem menos tomadas, mas presumo que fosse seguro eu ligar meus filtros atuais nele como extensões. E a Atera é relativamente perto da minha casa, posso ir buscar lá pessoalmente e não pagar o frete... :P

O Clamper também me parece ter especificações mais parrudas e aguentar um tranco maior, especialmente considerando que não tenho, nem posso ter aterramento. Em compensação, o Upsai tem proteções para conexões a cabo e telefônicas, e este é um ponto a mais.

No preço, eles empatam, e o padrão da tomada não é problema: aqui em casa, são do padrão antigo, mas como meus filtros atuais são do novo, tenho uma tonelada de adaptadores. Ó dúvida cruel...

3) No caso de eu pegar o Clamper, qual seria o risco de vir um surto pela conexão da NET? Estou cismado com ela. Um protetor de surtos para Ethernet entre o cable modem e o PC seria aconselhável, adiantaria alguma coisa? Mesmo com ele e supondo que o protetor funcionasse, o surto ainda poderia vazar para a tomada do filtro e de lá para os outros equipamentos? (Afinal, ele tem proteção na entrada, não na saída.) Isso seria um deal-breaker contra o Clamper e a favor do Upsai?

Muito obrigado pela paciência, pessoal!

.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá goyta, não sou perito, mas em desfavor da clamper aí no seu caso, pelo menos aquele indicado na mensagem acima é a questão do grampeamento da tensão que se tu observares se dará em 710v, portanto mais indicados para redes de 220v, em redes de 110v, este grampeamento deverá se dar na faixa dos 350v, para maior segurança. Por isso que é praticamente impossível você ter um único filtro para os dois tipos de tensão (110 e 220v). OK?

Aguarde outros pareceres de pessoas mais especializadas (principalmente faller que é perito, tanto que compra alguns e depois faz os melhoramentos necessários)

abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!