“No exterior, todo munda usa Mac”
Mesmo nos EUA, que é o mercado mais forte da Apple, a empresa tem apenas cerca de 13% do mercado. No mercado mundial, a participação da Apple é de 7%. Logo, a maioria das pessoas não usa computador desta marca, mesmo nos EUA.
Mas, então porque brasileiros geralmente têm essa impressão equivocada?
O primeiro motivo é o marketing agressivo da Apple, mas de uma maneira que você não se dá conta.
Se você reparar, em uma enorme quantidade de filmes aparece computadores da Apple. Quem está assistindo, especialmente no Brasil, tem a impressão que os computadores da marca estão em todas as casas americanas, ou então que para ser parecido com o galã ou com a mocinha, você tem de ter um Mac. O nome disso é merchandising ou product placement: a Apple paga para que seus computadores apareçam em filmes. Ou você acha que a indústria do cinema iria fazer propaganda de graça para a Apple?
Da mesma forma, muitos artistas e celebridades aparecem em fotos usando produtos da marca, logo as pessoas pensam que para serem “bacanas” precisam ter também um produto da Apple. Provavelmente, essas pessoas também recebem para aparecer com produtos da marca, da mesma forma que a indústria da moda paga para artistas vestirem suas roupas e aparecerem em fotos de revistas de fofocas.
Basta lembrar que a indústria do cigarro utilizou a mesma estratégia por anos, viciando, destruindo a saúde e matando muita gente, até ser proibida de fazer isso.
Agora, o mais ridículo são as subcelebridades que gostam de copiar os gringos e acabam fazendo propaganda de graça para essa e muitas outras marcas...
O segundo motivo tem a ver com vários outros fatores que explorarei nas próximas páginas. Mas, de forma resumida, podemos concluir que muitos brasileiros (mas, felizmente, não todos) pensam usando a seguinte linha de raciocínio: computadores Apple são os melhores; no exterior, eles não custam tão caro quanto no Brasil; os gringos ganham muito mais do que os brasileiros; logo, todo gringo pode ter um; se eu fosse um gringo, teria tudo da Apple; então, no exterior, todo mundo só usa produtos da Apple.
Só que essa linha de raciocíonio está furada por um motivo muito simples: não é assim que os estrangeiros pensam. Só porque uma pessoa tem poder aquisitivo para comprar algo que você gosta, não significa que ela comprará (porque a linha de raciocínio dela não são é a mesma que a sua).
- 1
- 1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora