Introdução
Uma discussão comum é sobre a necessidade de trocar o processador do computador de tempos em tempos. Alguns defendem que um processador topo de linha sempre será melhor do que um de entrada, outros defendem que um processador atual sempre será mais rápido do que um de gerações anteriores. Para verificar isto, nós testamos um processador Core 2 Quad Q8300, que era topo de linha há seis anos atrás, e rodamos os mesmos testes em três processadores básicos atuais: um Core i3-4150, um Pentium N3700 e um Athlon 5150. Confira os resultados!
É preciso ter em mente, porém, que este é um teste com a finalidade exclusiva de testar um mito, satisfazer uma curiosidade, e não ser um comparativo direto entre os processadores testados, já que, além de incluir um processador já fora de linha, também inclui processadores de diferentes faixas de preço, consumo elétrico e mercado-alvo, que não concorrem diretamente entre si.
O processador Core 2 Quad Q8300 foi lançado no final de 2008 e utilizava o soquete LGA775, sendo que no ano de 2009 era um dos processadores para computadores de mesa mais topo de linha disponíveis no mercado, com seus quatro núcleos e a (à época) inovadora tecnologia de fabricação de 45 nm. Já o Core i3-4150 é um processador intermediário/básico, da quarta geração de processadores Core i, tendo apenas dois núcleos de processamento, que são reconhecidos como quatro graças à tecnologia Hyper-Threading. O Pentium N3700 e o Athlon 5150, por outro lado, são processadores da baixo custo e baixo consumo, ambos com quatro núcleos.
Um detalhe importante é que no sistema de teste do Core 2 Quad Q8300, tanto o controlador de memória quanto o vídeo integrado ficam no chipset, enquanto nos outros três modelos estes dois componentes são integrados dentro do processador. Além disso, o Pentium N3700 e o Athlon 5150 são do tipo “SoC” (System on a Chip, ou sistema em um chip), no qual todas as funções do chipset também são integradas ao processador.
A Figura 1 mostra a placa-mãe utilizada para o teste do Core 2 Quad Q8300, uma Gigabyte G41MT-ES2L, baseada no chipset Intel G41, que suporta memórias DDR3. Com isso, pudemos utilizar os mesmos módulos de memória DDR3 em todos os testes.
Figura 1: a placa-mãe com o processador Core 2 Quad Q8300 instalado
Vamos comparar as principais características dos processadores testados na próxima página.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora