Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Zen 2, série 3000 - Ryzen de segunda geração


Posts recomendados

2 horas atrás, RBMA disse:

Então os Ryzen e os Althons (3000 e 300) serão Zen+? Eles serão compatíveis com as A320 atuais? É que eu uso uma GA-A320MA-M2 que eu considero uma boa plaquinha e não queria troca-la.

Nada confirmado até agora, mas a princípio é que não será compatível. Estas A320 foram apenas uma arapuca... Desde o início não confiava nelas, mas a AMD prometeu né?

Talvez depois de um tempo os fabricantes liberem uma BIOS compatível, mas acho muito improvável no ponto de vista lucrativo.

Peguei a imagem de um usuário que já postou antes:

ug2ahg9soo031.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, RBMA disse:

Os Zen+ são compatíveis com as A320, então no caso das APU Ryzen 3000 só se os fabricantes não quiserem colocar compatibilidade, se isso acontecer vou comprar uma APU Ryzen 2000 mesmo.

APU vai ter compatibilidade.

 

Ali na imagem tá escrito 2a gen de APUs,compativel com primeira gen de mobo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, brender disse:

Core i9-9960X
16 Core
32 Threads
Base: 3.1GHz
Boost: 4.4GHz
TDP: 165W
LGA2066
Preço: U$ 1,699

 

Ryzen 9 3950X
16 Core
32 Threads
Base: 3.6GHz
Boost: 4.7GHz
TDP: 105W
AM4
Preço: U$ 749

Únicas vantagens que vi no i9 9960-X são o QuadChannel e o AVX512.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pietro Luigi disse:

Únicas vantagens que vi no i9 9960-X são o QuadChannel e o AVX512.

 

Qual Channel eu já falava sobre isso em um outro fórum, porém dizem que com a nova arquitetura Zen2 sendo mais refinada que as outras e o funcionamento do IF sendo mais eficiente e com litografia em 7nm possa ser que esse gap do dual channel não seja um empecilho para o 3950X e tmb pro 3900X. É só ver que antigamente a Intel oferecia triple channel e dps desistiu da ideia por ver que não havia sentido e jogou o quad channel pra linha HEDT.

Uma coisa que eu posso dizer com certeza é que o preço do 3950X é matador e o melhor processador que você pode ter em TODA linha mainstream. Agora em custo/benefício eu já cito o 3900X pelo preço e por provavelmente não dever tanto assim para o 3950X. O que eu desejo saber é coo esses brinquedos se comportarão em overclock tanto do CPU quanto das memórias, dependendo de como sairão será uma facada bem dolorida na Intel.

 

PS: O que mata são os preços mais elevados das X570, tem placa da ASUS que dizem chegar a 700 dólares! Acho que nem a linha HEDT da AM tem placa tão cara assim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alberth OC disse:

PS: O que mata são os preços mais elevados das X570, tem placa da ASUS que dizem chegar a 700 dólares! Acho que nem a linha HEDT da AM tem placa tão cara assim!

Os preços não serão nem um pouco convidativos:
X570 Aorus Elite (~$199)
X570 I Aorus Pro Wi-Fi (~$219)
X570 Aorus Pro (~$249)
X570 Aorus Ultra (~$299)
X570 Aorus Master (~$349)
X570 Aorus Xtreme (~$599)

FONTE: https://www.tomshardware.com/news/gigabyte-aorus-x570-ryzen_3000-motherboards,39504.html

Prime X570-P (~$159,99)
TUF Gaming X570-Plus (~$169,99)

TUF Gaming X570-Plus WiFi 6 (~$184,99)

Prime X570-Pro (~$249,99)

ROG Strix X570-F (~$299,99)

ROG Strix X570-E Gaming (~$329,99)

Crosshair VIII Hero (~$359,99)

ROG Crosshair VIII Hero WIFi 6 (~$379,99)

ROG Crosshair VIII Formula (~$699,99)

FONTE: https://www.techpowerup.com/256443/alleged-asus-amd-x570-motherboard-price-list-paints-a-horror-story

Mesmo se sabendo que as X570 são no geral mais bem construídas que as X470 a diferença de preço é muito grande, exemplo:
X470-F ($189,99) e X570-F ($299,99) - 58% de aumento
ROG Crosshair VII WiFi ($269,99) e ROG Crosshair VIII Hero WIFi 6 (~$379,99) - 40% de aumento

A qualidade e tecnologia oferecida nas placas aumentaram, bastante, mas o preço foi junto. Tendo casos que a mobo topo de linha vai custar mais que o CPU topo de linha, vide edições ainda mais diferenciadas como a MSI Godlike que falam em 1k dólares e a Asrock x570 Aqua que já foi anunciada a produção de apenas 999 unidades e preço sugerido de 1k dólares (que eu creio vai ser mais que 1k).

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, ramses.frs disse:

Os preços não serão nem um pouco convidativos:
X570 Aorus Elite (~$199)
X570 I Aorus Pro Wi-Fi (~$219)
X570 Aorus Pro (~$249)
X570 Aorus Ultra (~$299)
X570 Aorus Master (~$349)
X570 Aorus Xtreme (~$599)

FONTE: https://www.tomshardware.com/news/gigabyte-aorus-x570-ryzen_3000-motherboards,39504.html

Prime X570-P (~$159,99)
TUF Gaming X570-Plus (~$169,99)

TUF Gaming X570-Plus WiFi 6 (~$184,99)

Prime X570-Pro (~$249,99)

ROG Strix X570-F (~$299,99)

ROG Strix X570-E Gaming (~$329,99)

Crosshair VIII Hero (~$359,99)

ROG Crosshair VIII Hero WIFi 6 (~$379,99)

ROG Crosshair VIII Formula (~$699,99)

FONTE: https://www.techpowerup.com/256443/alleged-asus-amd-x570-motherboard-price-list-paints-a-horror-story

Mesmo se sabendo que as X570 são no geral mais bem construídas que as X470 a diferença de preço é muito grande, exemplo:
X470-F ($189,99) e X570-F ($299,99) - 58% de aumento
ROG Crosshair VII WiFi ($269,99) e ROG Crosshair VIII Hero WIFi 6 (~$379,99) - 40% de aumento

A qualidade e tecnologia oferecida nas placas aumentaram, bastante, mas o preço foi junto. Tendo casos que a mobo topo de linha vai custar mais que o CPU topo de linha, vide edições ainda mais diferenciadas como a MSI Godlike que falam em 1k dólares e a Asrock x570 Aqua que já foi anunciada a produção de apenas 999 unidades e preço sugerido de 1k dólares (que eu creio vai ser mais que 1k).

 

Pois é, eu tava pensando em pegar uma Crosshair VIII Hero da Asus ou uma Taichi da AsRock, mas vou repensar duas vezes pelo preço. Com os produtos lançados esperarei pelo review quase todas as X570 para ver como se comportam, dependendo de cada modelo, se o mais barato não tiver tanta disparidade com aquele modelo de meio termo eu pego o mais barato. Cê tá doido pagar 500 dólares em uma mobo mainstream, se fosse em um modelo HEDT você até entenderia, agora mainstream???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guia rápido do Ryzen 3000 Series CCX e Core Layout


https://wccftech.com/ryzen-3000-series-ccx-and-core-layout-quick-guide/

 

Até o momento, a família mainstream da série Ryzen 3000 foi anunciada. Mas ainda parece haver alguma confusão flutuando em seções de comentários sobre o layout dos núcleos nos chiplets, bem como a estrutura do CCX também. Nós vamos tentar quebrar isso é uma visão muito simples e de alto nível do que está acontecendo sob o IHS e dentro dos chiplets dos novos processadores da série Ryzen 3000. Nós só estaremos olhando para os chips que apresentam o design chiplet e não para os novos chips baseados em Zen + com gráficos Radeon, já que o Rzyen 3 3200G e o Rzyen 5 3400G manterão os mesmos designs do Ryzen 3 2200G e do Ryzen 5 2400G.

 

2-Overall-Design.png 

 

A imagem acima é uma renderização de um chip Ryzen 3000 Series completamente preenchido. Ele mostra a matriz de E / S de 12nm maior usada para lidar com o PCIe, interconexões de memória e muito mais, permitindo que os chiplets de 7nm adicionais hospedem os núcleos e o cache do Zen 2.

 

3-Chiplet-config.png 

 

Dentro de cada um dos 7nm Zen 2 morre os núcleos que ainda estão configurados em um design CCX de 4 núcleos + 4 núcleos, portanto, nas imagens usamos o 4 Core CCX é separado por uma linha vermelha mais escura para denotar uma separação desses dois módulos .

 

Ryzen 9

 

A família Ryzen 9 consiste em dois produtos na época com diferentes contagens de núcleo. O Ryzen 9 3950X é o CPU de primeiro nível e apresenta a totalidade dos dois Chiplets habilitados, o que resulta em um design simples para mostrar como são os chips com todos os núcleos habilitados.

 

4-Ryzen-9-3950x.png 


Ryzen 9 3950X

 

Ryzen 9 3900X é onde as coisas começam a ficar interessantes. Com a remoção de 4 núcleos para fazer com que o total descesse para 12 Núcleos, vemos um único núcleo desativado de cada um dos CCXs em ambos os chiplets Zen 2. É por isso que você não vê nenhum anúncio de um processador de 14 núcleos na família Ryzen Série 3000 e não espera ver um no futuro também.

 

5-Ryzen-9-3900x.png 


Ryzen 9 3900X

 

Claro, isso é apenas uma representação visual, portanto, os núcleos que estão desativados aqui hoje são apenas para fins de ilustração e podem ser qualquer um dos núcleos dentro de um CCX.

 

Ryzen 7

 

A família Ryzen 7 vê outra grande mudança no movimento de um par de chiplets Zen 2 para um único chiplet totalmente habilitado para 8 Core (2x 4 Core CCX). Pode ter havido alguma especulação de que a AMD poderia ter ficado com dois chiplets aqui e poderia ter usado um dado simulado para suporte estrutural (semelhante ao primeiro gen Threadripper) ou ter espalhado a carga para dois núcleos por CCX, mas isso teria resultado em desnecessário custo e provavelmente tiveram aumentos de latência.

 

6-Ryzen-7.png 

 

Ryzen 5

 

Ryzen 5 constrói o design único chiplet Zen 2 que o Ryzen 7 desfruta, mas desta vez com alguns núcleos desativados. Você vê em nossa representação visual que há um único núcleo desabilitado de cada CCX, resultando em um design 3 + 3. A AMD poderia ir mais baixo se quisesse, mas não imagino que seja o caso e permitir que o novo Ryzen 3 3200G e Ryzen 5 3400G satisfaça as necessidades do quad core.

 

7-Ryzen-5.png 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Pietro Luigi disse:

image.png.b29b2c2a50b07e87ce464a07006b5416.png

 

@RS Faria só pra te lembrar que está valendo um @Lost Byte ok?

 

 

EXCLUSIVO: A AMD está trabalhando em um threadripper de 64 núcleos, aterrissando já no quarto trimestre de 2019

 

https://wccftech.com/exclusive-amd-is-working-on-a-monster-64-core-threadripper-landing-as-early-as-q4-2019/

 

amd-7nm-ryzen-navi-feature.jpg

adicionado 1 minuto depois

Você acha que a AMD terminou com o Threadripper? Bem, se é isso que você pensou, tenho boas notícias. Tenho a confirmação de que a empresa está preparando uma peça Threadripper de 64 núcleos / 128 linhas absolutamente monstruosa para o lançamento no 4º trimestre de 2019. O maior processador HEDT da AMD agora é o W2990X, que atinge 32 núcleos. Isso não é nada para se desprezar e já é a parte mais central do HEDT, mas como o mundo não consegue o suficiente desses núcleos deliciosos, a AMD planeja lançar uma versão de 64 núcleos no quarto trimestre de 2019.

 

AMD trabalhando na plataforma ultra-HEDT X599: CPUs Threadripper com até 64 núcleos

 

A plataforma chama-se X599 agora, embora me digam que a AMD esteja pensando em mudar o nome para evitar confusão com a Intel. Isso não é realmente surpreendente, já que as plataformas Intel e AMD HEDT têm a mesma nomenclatura e podem ficar realmente confusas. Também me disseram que eles pretendem manter o sufixo “99” . A AMD está planejando lançar a peça Threadripper de 64 núcleos e a plataforma correspondente no 4T 2019. Na verdade, é quando você pode esperar que essas placas-mãe comecem a pipocar de vários AIBs.

 

Agora, minha fonte não mencionou um novo soquete, então, até onde eu sei, isso deve ser compatível com soquete com as placas-mãe TR4 existentes e somente uma atualização do BIOS deve ser necessária se você já possui um. O que eu não sei agora é se esta é uma parte de 14nm ou uma parte de 7nm. A sabedoria convencional ditaria que essa é uma parte de 14nm que vem do seu espaço de servidor, mas quem sabe, talvez a empresa surpreenda a todos nós.

 

Esta é uma notícia muito interessante porque conhecer a AMD, a CPU Threadripper de 64 núcleos, provavelmente terá um preço na faixa de US $ 2.500 a US $ 3.000, tornando-a um dos processadores de estação de trabalho mais acessíveis do mercado. Considerando os varejos de 18 núcleos da Intel por cerca de US $ 1800, isso vai ser um roubo absoluto para o profissional de varejo. Esse processador também será ótimo para configurações de servidores caseiros e clusters de computação - os aplicativos são praticamente infinitos.

 

Minha fonte estava bem clara na linha do tempo e disse que a AMD planeja apresentar isso antes do final do ano porque eles têm algo mais planejado para a CES no ano que vem. Você deve começar a ver os vazamentos da placa-mãe relacionados ao X599 (ou o que quer que ele acabe sendo chamado) durante o quarto trimestre de 2019 e os processadores devem estar nas prateleiras o mais tardar até janeiro de 2020; embora este seja um cenário de pior caso e o plano agora seja remeter até meados do quarto trimestre de 2019.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!