Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Plataforma boa que utilize DDR3


Posts recomendados

Olá Pessoal, tudo certo?

Então, procuro fazer um orçamento de um PC que tenha bom desempenho em máquinas virtuais, compilação de programas a partir do fonte(Linux), edição de vídeos e uso em geral para trabalhos de faculdade. Em segundo plano estão os jogos, eles não são foco por resolvi postar nessa área do fórum.

Devo ficar com este PC durante um bom tempo, pois dinheiro não dá em árvore, por isso pretendo montar um bom PC antes de começar a juntar dinheiro para curso técnico ou faculdade.

Ah sim se possível gostaria de aproveitar as memórias DDR3 que tenho no meu 775 atual e mais 1 pente que tenho sobrando aqui, mas não é compatível com minha plataforma.

Acredito que DDR4 está caro, e dá pena ver as memórias que ralei tanto pra comprar ficarem sem uso em menos de 1 ano. Por isso desejo reaproveitar Memórias e o Cooler(Gammaxx 300).

 

Nesse caso nem precisam me sugerir o Kit completo, mas sim a plataforma que devo pesquisar pra montar o PC.

 

PC Atual e Peças sobrando:

Core 2 Quad Q9400 @3.00GHZ

Asrock P43DE3

8GB DDR3 1333MHZ

4GB DDR3 1600MHZ Sobrando

GT 740 1GB GDDR5 EVGA SC

2 HD's de 500GB

Corsair CX430

 

Enfim, espero ajudar e ser ajudado

Agradeço a atenção

 

Edit: Já ia me esquecer, meu orçamento não deve ultrapassar os R$3000 pois este é o tanto que quero gastar no PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Fr4nk Você teria que procurar um kit usado, o que geralmente não compensa já que as pessoas costumam colocar preços abusivos. Isso porque os processadores da Intel de 6ª e 7ª Gerações que você deve ter pensado em comprar (e que não compensam atualmente de qualquer forma) não devem ser utilizados com memórias DDR3, ao contrário do que boa parte das pessoas pensam. Esses processadores não foram projetados para operar com memórias DDR3 comuns de 1.5V, mas sim memórias DDR4 ou, no máximo, memórias DDR3L, de 1.35V. A Intel deixa bem claro no site dela que a compatibilidade é apenas com memórias DDR3L e DDR4, não DDR3. O uso prolongado de memórias DDR3 com esses processadores acaba resultando em danos.

 

Ou seja, vai ser difícil aproveitar suas memórias... O que não é problema, já que com R$3.000,00 você monta com tranquilidade uma máquina legal com AMD Ryzen 5.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho meio estranho o que você quer por apego a dois pentes de memória, mas tudo bem.

 

Até compreendo que as memórias estejam caras porém, com esse orçamento...

 

De qualquer forma, a plataforma mais atual a usar DDR3 é a Haswell (1150).

 

https://www.pichau.com.br/placa-m-e-asus-h81m-cs-br-chipset-h81-lga-1150

 

Processador pode ser qualquer um, mesmo usado, já que dificilmente terá defeito.

 

O problema é encontrar algum por um preço decente.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Me lembro bem do lançamento da 6ª geração de processadores da Intel, só não entendia bem esse negócio do DDR3L mas agora acho que tá bem mais explicado. A ultima vez que pesquisei sobre isso foi no lançamento.

Obrigado pelos esclarecimentos

 

@Razzee Não é apego meu caro, é que se ainda tá funcionando vamos utilizar. Nada de hardware parado, isso sim é jogar dinheiro fora. Mas voltando ao assunto principal, vou anotar aqui pra pesquisar essa tal plataforma haswell, não me lembro dela. Afinal na época que lançou EU ainda não tinha PC.

 

@Atretador Anotado, Ryzen é um já é um velho cobiçado meu. Mas eu realmente acho que a plataforma não amadureceu o bastante ainda. É cada problema bizarro com placa-mãe em stock ou em overclock que é de pensar duas vezes antes de comprar isto.

 

Bom acho que tenho bastante coisa pra pesquisar. Obrigado a todos
Se tiverem mais algumas sugestões ou dicas, ficaria muito grato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fr4nk Com 3k para gastar irá compensar mais pegar Ryzen, pois como você disse pretende usar em virtualização, então precisa ter desempenho para tal feito, Ryzen vai ser uma boa escolha.

 

1 hora atrás, Fr4nk disse:

(...)Não é apego meu caro, é que se ainda tá funcionando vamos utilizar. Nada de hardware parado, isso sim é jogar dinheiro fora. (...)

O problema não é só deixar parado, acontece que hoje com o avanço do hardware para você manter o que tem é ter menos desempenho, é como querer investir em processador da 2ª Geração, por exemplo, não compensa mais por ser antigo, o mesmo se aplica a ram ddr3 que mesmo estando funcionando já não compensa mais investir por estar defasado.

 

Por isso mesmo se aplica a frase "Investir em DDR3 é jogar dinheiro fora", por que são peças antigas que hoje dificilmente vai usar e muitas vezes nem ao menos deve, como é o caso do G4560 da intel que é processador de 7ª Geração e ram que é prioridade de usar é DDR4, mas pode usar as DDR3L.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fr4nk disse:

 

 

@Razzee Não é apego meu caro, é que se ainda tá funcionando vamos utilizar. Nada de hardware parado, isso sim é jogar dinheiro fora. Mas voltando ao assunto principal, vou anotar aqui pra pesquisar essa tal plataforma haswell, não me lembro dela. Afinal na época que lançou EU ainda não tinha PC.

 

@Atretador Anotado, Ryzen é um já é um velho cobiçado meu. Mas eu realmente acho que a plataforma não amadureceu o bastante ainda. É cada problema bizarro com placa-mãe em stock ou em overclock que é de pensar duas vezes antes de comprar isto.

 

Bom acho que tenho bastante coisa pra pesquisar. Obrigado a todos
Se tiverem mais algumas sugestões ou dicas, ficaria muito grato

 

Jovem faça como o @Razzee  falou e desapega,KKKKK, falando serio agora anuncia no ML ou OLX essas DDR3 e outras peças que tens ai e aproveita esses 3K e invista em uma plataforma nova e mais eficiente como o @Foxwalt  e o @Atretador  já lhe recomendaram OK,pense bem 3K é um bom dinheiro para se investir em DDR3 ,daqui a pouco chega DDR5 já portanto DDR4 nesse momento é o melhor investimento que voce pode fazer com esse DinDin !

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Fr4nk Eu aqui tenho um processador Haswell, o Core i5 4670K. É uma maravilha e pretendo ficar com ele bastante tempo ainda. E eu nunca recomendaria que alguém o comprasse. Meu computador é de 2013, 4ª Geração da Intel, e estamos em 2018, com a 8ª no mercado. O @Atretador descreveu muito bem o que vai acontecer se você seguir esse caminho do Haswell: vai pagar caro, muito caro, para ficar com um quad core obsoleto e usado, em plataforma antiga e sem potencial de upgrades. Vai sim jogar dinheiro fora dessa forma. Não faz sentido fazer isso, você tem capital para uma máquina realmente nova.

 

A plataforma Ryzen já evoluiu bastante e está indo para a 2ª Geração. Alguns problemas ocorreram sim nos períodos iniciais (vale lembrar que nenhum lançamento fica livre desse tipo de coisa), e é importante notar que não são casos gerais. O suporte já foi melhorado e você encontrará centenas de pessoas por aqui com processadores Ryzen e nenhum problema. Já recomendei muitos computadores com essa plataforma, além de montar vários. Nunca alguém voltou para dizer que teve problemas. Diversos colegas da Staff possuem computadores equipados com Ryzen (são inclusive as escolhas mais comuns dentro da Equipe, já que são geralmente as melhores compras). Para o seu tipo de uso são os processadores ideais.

 

As memórias você não precisa deixar paradas. Pode manter o computador atual como secundário ou vendê-lo. Anunciando no Mercado Livre ou na OLX você consegue vender fácil a memória extra. E não esqueça da nossa Feira do Rolo. ;)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora compreendi completamente o que vocês estavam a tentar me dizer, bom então Ryzen na cabeça e bola pra frente.

 

Obrigado pela ajuda de todos.

Só uma curiosidade, é verdade que o i7 4790k rende o mesmo de desempenho do Ryzen 5 2600x?

Foi isso o que vi no Game debate, acompanhem-me:
>> http://www.game-debate.com/cpu/index.php?pid=2555&pid2=2103&compare=AMD Ryzen 5 2600X 6-Core 3.6GHz-vs-Intel Core i7-4790K 4-Core 4.0GHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Fr4nk Sites como Game Debate e CPU Boss são inúteis para realizar comparações. Esqueça esse tipo de site. São cheios de erros e não faz sentido querer comparar processadores com arquiteturas totalmente diferentes olhando especificações.

 

O desempenho single core do Ryzen 5 2600X é semelhante ao do Core i7 4790K. Contudo, os núcleos e threads a mais do Ryzen fazem ele ser muito melhor que o Core i7 4790K em atividades como renderização de vídeos e execução de máquinas virtuais, que são objetivos seus. O Core i7 4790K leva uma surra nessas aplicações, além de outras como streaming de jogos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até certo ponto eu entendo ele querer economizar em memória e aproveitar DDR3, pois as DDR4 estão caríssimas, um kit DDR4 com 16GB 2666 são absurdos 900 reais.

 

A melhor plataforma que ele pode investir visando edição de vídeo e jogos usando DDR3 é a Sandry Bridge EP e Ivy Bridge EP, chipset x79 soquete LGA 2011( i7 3970x, i7 4960x), em seguida vem a dos Haswell (i7 4790k), Broadwell( i7 5775c) soquete LGA 1150.

 

Não vejo nenhum problema em investir nessas plataformas usadas pagando menos, você tem desempenho igual ou melhor que muitos hardwares recentes, mas que estão defasados somente por conta da mudança de soquete/chipset, pois o desempenho entregado ainda é top de linha.


Enfim, se você achar plataforma DDR3 por um bom preço e desempenho satisfatório não vejo problemas em investir, eu mesmo já montei diversas máquinas em plataformas consideradas defasadas no papel, mas na prática não e ainda por um preço baixo que paguei nelas.

 

O Gabriel Torres já tirou esse mito:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT  "se você achar plataforma DDR3 por um bom preço e desempenho satisfatório não vejo problemas em investir" 

 

Bem se achar por um preço BOM ( Mas boooom mesmo ) dá até para pensar,porém com os 3K disponiveis que o @Fr4nk  tem a melhor opção é partir para o novo mesmo ( Minha opinião ) ,quanto a "aproveitar DDR3, pois as DDR4 estão caríssimas" Na verdade tanto uma quanto a outra estão carrissimas,ainda mais se tratando de Brasil né !

 

Plataformas um pouco antigas realmente ainda dão um bom caldo com certeza desde que estejam funcionando a todo vapor perfeitamente e ao gosto do cliente é claro,eu mesmo montei um 4770K fazem mais de 4 anos e não vejo necessidade de mudar nada,mas como falei se HOJE eu fosse investir 3K com certeza seria em nova plataforma seja Intel 8º ou AMD de preferência !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@OCCT O que você disse faz sentido até certo ponto, porque o problema é que não se paga menos. As pessoas cobram valores insanos por esses processadores usados, e tem gente que não analisa o desempenho na hora de comprar e vai fundo. O mesmo vale para as placas-mãe, principalmente na linha extreme. O desempenho realmente não deixa a desejar, desde que você pague um valor justo por ele, o que não ocorre. É bem difícil encontrar algo dessas plataformas por preço razoavelmente decente.

 

Mesmo com o preço absurdo das memórias DDR4, a configuração recente ainda continua compensando muito mais e investir nessas plataformas antigas perde o sentido. Vale ressaltar que o Ryzen 5 2600X, citado pelo autor do tópico, é superior mesmo aos processadores da linha extreme que você citou e costuma ser encontrado (novo) por preço inferior a todos esses processadores antigos e usados. Também vem de fábrica com um cooler excelente.

 

Importante notar que o preço das memórias DDR4 realmente subiu muito, mas as memórias DDR3 também tiveram grande aumento nos últimos tempos.

 

Eu mesmo tenho uma plataforma antiga com um Core i5 Haswell aqui e não vou trocar ainda. Meu computador velho ainda tem muito futuro. Mas não há justificativa para comprar algo assim atualmente. Seria pagar mais e receber menos. Além da diferença entre novo e usado, é claro. ;)

 

@Fr4nk Você pode aproveitar componentes do seu computador atual, como fonte e HDs. O gabinete você não especificou, mas deve dar para aproveitar também, mesmo se for simples. O resto você vende. Já pensou nisso? Ou pode vender a máquina inteira de uma vez. Dá para montar algo novo bem legal com o seu orçamento. Se você já tiver desistido da ideia de montar plataforma DDR3 (se não desistiu ainda, dê uma olhada nos preços), podemos indicar uma nova configuração, desde que você especifique se vai manter algo do computador antigo.

 

Nenhum site que compare processadores e placas de vídeo por especificações deve ser levado a sério. Você deve procurar resultados em sites de review, que sejam reconhecidos e confiáveis. Se quiser uma estimativa mais grosseira, tem o User Benchmark, que baseia resultados em um banco de dados formado por amostras de diversos computadores colocados à prova voluntariamente. Digo de forma grosseira porque há diversas variáveis que podem alterar o resultado do teste.

 

Exemplo: http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i7-4960X-vs-AMD-Ryzen-5-2600X/1977vs3956

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Vou manter a maioria das peças se for o caso de manter DDR3, São elas

Fonte CX430

2 Pentes de Memória de 4GB

1 Pente de Memória de 4GB(Tenho Sobrando)

2 HD's de 500GB

GT 740

Cooler Gammaxx 300

Gabinete C3-Tech MT-G50BK

 

Reaproveitando estas peças, um i7 4790k + placa-mãe z87 está ficando por R$1849,00 sem o frete à vista.

Enquanto um Ryzen 2600x + Asus B350M-A + 16GB Está ficando por R$2486,70 sem o frete à vista.

 

Agora será que compensa pagar R$637,70 a mais pelo Ryzen? Eu acho que talvez compense, mas gostaria de ouvir a opinião de vocês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fr4nk  Se for pegar o 2600X, pode pegar uma placa-mãe A320 para economizar, desde que tenha dissipadores nos VRMs.

 

Depois que você vender seu kit o preço do kit AM4 cai bastante. Se quiser economizar, pegue o R5 2600 com uma mobo B350.

adicionado 0 minutos depois

(e veja preço em varios locais, sem medo de pegar em lugares diferentes)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O @Atretador já comentou o que eu iria dizer: não esqueça que você pode vender as peças atuais, o computador com o Ryzen teria 4GB de memória a mais e o processador é muito superior em atividades de múltiplos núcleos (o Core i7 4790K nem entra na brincadeira quando comparado a ele nesses cenários). Fora o fato de ser novo e ter potencial de upgrades, é claro. Você está criando cenários distantes do ideal.

 

Mas, bem, considerando que você não vai cometer o erro (ao meu ver) de manter essas memórias DDR3, venderia o computador antigo por inteiro ou iria manter componentes como especificou? Ou pensaria em deixá-lo como máquina secundária?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Não já mudei de ideia, por 600 reais depois eu não conseguiria comprar um processador melhor que o i7 4790k na plataforma 1150 e muito menos teria potencial pra upgrades que eu acho que é a cereja do bolo do PC desktop.
Sobre o computador antigo, estou pensando entre manter ele como mediacenter na sala para Assistir netflix, Kodi e etc ou vender pra um colega próximo sem recorrer a OLX ou ML.

 

@Atretador Vou pesquisar novamente, com mais calma fazendo as substituições e vou ver por quanto fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Fr4nk Pense na seguinte questão: você estaria pagando R$1.849,00 em um Core i7 4790K com placa-mãe Z87, para permitir overclock (ambos usados). Se fosse pegar um kit novo com o Ryzen 5 2600 (que compensa mais que o 2600X, já que basta um overclock leve e fácil para igualar) e placa-mãe B350, gastaria em torno de R$1.400,00. Percebe como a suposta economia seria uma enganação? Você estaria é tomando um golpe. ;)

 

As pessoas não sabem colocar preço em produto usado, e o problema é que muita gente compra e paga valores altíssimos sem pesquisar. Existem sim situações em que compensa, mas são cada vez mais raras, e definitivamente não é comum para processadores Core i7 antigos. Nem os antigos da linha Extreme ganham do Ryzen nas atividades que você vai executar, e o preço deles usados é insano. Eu já comprei hardware antigo e usado e posso dizer que já compensou, mas no seu caso não faria sentido.

 

Se você jogar o valor levantado com a possibilidade de venda das memórias DDR3 do kit antigo (ou mesmo se mantiver no computador secundário, sem a necessidade de passar para o novo, é um bem de valor sendo mantido), é capaz de igualar isso daí colocando os 16GB de memória DDR4 novinhos. Ou seja, por valor semelhante ao que você pagaria em um quad core inferior e usado, vai pegar um six core superior e novo, com potencial de upgrades. E o kit Ryzen ainda teria 4GB a mais de memória.

 

E, novamente ressaltando: não foram só as memórias DDR4 que subiram de preço. Pesquise também quanto custam 16GB de memória DDR3 para ter uma ideia. :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt

 

Verdade, só complementando, compensa investir em usado se o usuário já tiver parte do kit montado, mas ele só tem as memórias aí realmente não compensa, é difícil achar por um preço em conta, tem que pesquisar bastante, estão cobrando caro por i7 usados e ultimamente até Xeons estão aumentando o preço.

 

@Fr4nk

 

A minha sugestão é você investir em um R5 1500x(equivalente um i7 4790k) + 2x4GB DDR4 2666 mhz + placa-mãe chipset A320 + Geforce GTX 1050 TI 4GB( bem mais potente que sua atual GT 740) aí aproveita HDs que você já tem, a fonte etc.

 

No futuro estaria apto para upgrades em CPU, memória, vga e esta você poderia colocar até uma vga equivalente GTX 1060 6GB GDDR5 que "casava" com o CPU.

 

Depois vende o restante do teu  kit atual que sobrar, simples e prático.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...