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Olá! Resolvi dar uma recauchutada no meu velho amplificador Gradiente LAB 500!

 

O principal problema hoje são as chaves do painel, especialmente a de liga-desliga. Sim, é do tempo que quando se ligava dava aquele PAFT nos alto-falantes, fazer o quê. Abaixo segue a chave tipo gangorra com 6 pinos, duas posição. São todas iguais, ainda que nem todas usem os 6 pinos.

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Me parece que o projeto já era problemático do princípio, eu não colocaria esse tipo de chave na entrada de força do amplificador, daria preferência para chave alavanca. Não é a primeira vez que a chave fica ruim, eu limpo e ela melhora, e depois fica ruim de novo.

Procurei algo no mercado mas as dimensões mudaram um pouco nos últimos 50 anos, vai ser difícil adaptar. Além disso, as chaves tipo alavanca que eu quero e que cabem ali são de 6A, não sei se será suficiente.

Minha ideia agora é dar uma melhorada nas chaves e colocar um circuito de relés escondido. Dessa forma, acho que melhoraria o desempenho das chaves e eu manteria a originalidade do aparelho. Mas me parece complicado... ou não?

Mas também não desisti da chave alavanca...

O que você acha?

 

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Gosto da ideia de relés. Só precisa dimensionar com cuidado o que vai transitar por eles: corrente contínua? Alternada? Alimentação? Sinal de áudio? Que potência, em watt, em ampere?

 

E também levar em consideração se as chaves são do tipo seletora (aquelas que quando a gente liga uma a outra se desliga sozinha) ou independentes.

 

Agora, quanto ao

38 minutos atrás, Gustavo Pinent disse:

PAFT nos alto-falantes

 

já que você vai mexer, que tal agregar um circuito para soft-start?

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1 hora atrás, Gustavo Pinent disse:

eu não colocaria esse tipo de chave na entrada de força do amplificador, daria preferência para chave alavanca

 

Por que?

 

1 hora atrás, Gustavo Pinent disse:

eu limpo e ela melhora, e depois fica ruim de novo

 

Limpa como?

 

20 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

que tal agregar um circuito para soft-start?

 

Qual seria o benefício?

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14 horas atrás, Gustavo Pinent disse:

colocar um circuito de relés escondido

É válido pela adrenalina mas pro mundo real é muita flatulência pra pouco resultado final da digestão.

 

14 horas atrás, Gustavo Pinent disse:

as chaves tipo alavanca que eu quero e que cabem ali são de 6A

é minha sugestão. 6A é mais do que aparenta ser sua chave da foto

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 Em paralelo com essa chave teria que ter um capacitor de 10KpF/400V para eliminar esse ruido, provavelmente algum técnico tirou ele e deixou sem nada no local. (Era comum esse capacitor entrar em curto)

Caso o capacitor do seu som ainda esteja no local, troque ele...

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Em 23/12/2021 às 18:41, Gustavo Pinent disse:

Me parece que o projeto já era problemático do princípio, eu não colocaria esse tipo de chave na entrada de força do amplificador, daria preferência para chave alavanca.

Tanto faz o tipo de chave, vai bater o alto falante do mesmo jeito. Ainda na década de 70 resolveram isso com temporizador e relés. 

 

Em 23/12/2021 às 18:41, Gustavo Pinent disse:

Não é a primeira vez que a chave fica ruim, eu limpo e ela melhora, e depois fica ruim de novo

Pra ficar boa mesmo, nesses aparelhos antigos eu costumo desmontar as chaves e dar uma lixada no contatos e as vezes até uma entortada pra voltar ao lugar. 

Essas chaves de antigamente são bem robustas e permitem esse tipo de manutenção. 

Em 23/12/2021 às 18:41, Gustavo Pinent disse:

Além disso, as chaves tipo alavanca que eu quero e que cabem ali são de 6A

6A é corrente de sobra em qualquer estágio de um amplificador desses. 

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Em 23/12/2021 às 19:47, alexandre.mbm disse:

Qual seria o benefício?


Um circuito soft-start em amplificadores é um circuito que inibe a saída de potência por alguns instantes, permitindo que todos os capacitores internos tenham a sua carga de funcionamento normal atingida , o que evita os famosos POPs que algumas vezes destroem algum alto-falante. Precisa fazer alguma modificação relativamente complexa para se desativar tanto a parte positiva como a parte negativa do estágio de saída, para manter a saída em 0 Volts por algum tempo, e depois deixar tudo funcionar como foi originalmente projetado.

 

A maneira mais simples de se fazer isso é usando um relé temporizado, que deixa a saída desconectada da carga durante um ou dois segundos.

 

Isso funciona sem precisar fazer nenhuma modificação no circuito do amplificador.

 

Paulo

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Em 26/12/2021 às 18:05, aphawk disse:

saída desconectada da carga durante um ou dois segundos.

 

Isso funciona sem precisar fazer nenhuma modificação no circuito do amplificador

Debruçando por alguns segundos nesta questão... imagine que há um ligeiro desequilíbrio mesmo que temporário na polarização de saída. Uma dc deve aparecer e querer zoar o sistema. Uma ideia 100% original (vulgo viagem) que tive agora é colocar um par de leds antiparelo na saída. Quando ambos apagados = ok... relé pode acionar.

 

2 horas atrás, Renato.88 disse:

100% original, nem tanto... 

Tenho um receiver dos anos 70 que tem algo na mesma ideia:

Então considere um bom momento pra cogitar acreditar em máquina do tempo

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11 horas atrás, .if disse:

Uma ideia 100% original (vulgo viagem) que tive agora é colocar um par de leds antiparelo na saída. Quando ambos apagados = ok... relé pode acionar

100% original, nem tanto... 

Tenho um receiver dos anos 70 que tem algo na mesma ideia:

São dois transistores, um npn e um pnp. Ambos com a base na saída de áudio, só liberam o tal temporizador com o relé quando a tensão de saída é zero ou então AC. 

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Em 23/12/2021 às 19:47, alexandre.mbm disse:

Qual seria o benefício?

 

Poupar de stress os alto-falantes e o amp. Evitar o tal do

 

Em 23/12/2021 às 18:41, Gustavo Pinent disse:

PAFT

 

quando liga. E mesmo sabendo que tem quem goste de ouvir o som desse stress, para os que preferem silêncio ao ligar, fica mais confortável.

 

 

Já utilizei 3 técnicas de soft start:

 

1 - Circuito com 555 que temporiza um relé para manter as saídas do amp desconectadas dos alto-falantes por cerca de 1 segundo depois de ligado o aparelho

 

2 - Circuito RC que mantém o amp em stand-by por também por cerca de 1 segundo depois de ligado o aparelho e

 

3 - Por décimos de segundo um relé temporizado desvia a alimentação (trafo, diodos retificadores e capacitores grandes) para resistores de baixa resistência e muita potência (usei 60ohm e 15w com 3 R de 180ohm e 5w cada, em paralelo). Depois de estabilizada a corrente in-rush, aí sim o circuito ordena que o relé passe a alimentar o amp. Nesse caso a temporização é puro RC, sem 555 nem nada... É que o delay aqui é de décimos de segundo.

 

O primeiro é o mais simples e apresenta a vantagem de usar o próprio circuito de amp como carga até que cesse a corrente de pico inicial. Para o segundo, o chip do amp tem que ter pino para stand-by, mas como o primeiro, usa o circuito do próprio amp como carga. Bem... o circuito de amp só que sem os alto-falantes. As bobinas desses falantes, na verdade, são o que mais toma potência na maioria dos amps... Nos amps classe A o circuito e os alto-falantes tomam mais ou menos a mesma potência cada um...

 

Mas essas duas técnicas protegem apenas os alto-falantes (além, é claro, dos ouvidos que não gostam de ouvir esses "tum" ou "paft").

 

O terceiro poupa do stress inicial não apenas os alto-falantes e sim todos os componentes no circuito de amplificação. Mas a carga que impõe ao circuito de alimentação, por mais aproximada que seja, não é igual à carga que o próprio amp imporá. Além disso, para o aparelho ficar totalmente seguro, o ideal é usar um trafo(zinho) auxiliar.

 

Já vi mas não experimentei esse terceiro acrescido de corte à entrada do amp, de forma que este não receba nada - nem sinal nem alimentação - até que a corrente de pico se dissipe. Aí o projetista usou relés em paralelo: uns para manter a entrada do amp sem sinal enquanto outros, para manter o amp sem alimentação. Achei um exagero, um preciosismo desnecessário...

 

 

No entanto nenhum desses poupa a chave. Para poupar a chave só conheço algo como

 

Em 24/12/2021 às 10:54, BCP disse:

 Em paralelo com essa chave teria que ter um capacitor de 10KpF/400V

 

 

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Feliz Ano Novo povo do hardware! Eu tirei umas férias de mim mesmo desde o Natal, por isso esse projeto ficou pendurado (fora outras encrencas de hardware como assar um peru etc.).

 

Algumas conclusões genéricas das gentis respostas: me parece que a chave não é tão relevante, mas eu vou dar preferência às chaves alavanca ou mesmo as de pressionar. Vou pesquisar mais a respeito. 6A é suficiente? Isso facilita muito a busca!

 

As chaves antigas já foram limpas com limpa contato e abrindo para lixar e reforçar o contato em sim. Acho que atingi o limite, e pessoalmente ainda acho esse sistema de arrastar contato sobre contato muito "bruto" para áudio - imagino as milhares de flutuações de corrente no processo! Mas se não achar nada adequado, serão as chaves veias, fazer o quê.

 

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Eu sei, tem que dar uma limpadinha...

 

A ideia do soft-start é ótima, mas não me sinto qualificado para fazê-lo, talvez pague um técnico para isso. Ocorre que não há uma única placa de circuito nesse aparelho, então é um amontoado de fios que para quem conhece bem, faz todo o sentido, mas para quem nasceu já na era da placa, nem tanto. Posso queimar um componente ali difícil de arrumar, vou deixar para outra vez. De fato, vou ter que mapear essas entradas-saídas em AC/DC, corrente e tensão (ainda é crime chamar d.d.p de tensão?).

 

Vou postando aqui o andar das coisas...

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A propósito e desculpem a ignorância, mas há chaves e chaves pulsantes. Não achei em lugar nenhum uma explicação sobre a diferença (acho que vou encomendar o ebook do Torres).

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1 hora atrás, Gustavo Pinent disse:

chaves pulsantes

 

push buttons, geralmente NA (normamente abertos). Também existe NF (normamelnte fechados). Você aperta mas ela não segura nova posição e volta a como estava, quando você solta o dedo de cima; é como uma tecla.

 

"Botão" pode ser chave (liga-desliga) ou push-button. É o formato.

 

Nos formatos alavanca ou gamgorra, só conheço chaves. A chave no formato botão, você aperta e ela fica, na nova posição. Você aperta de novo e ela volta, para a posição anterior.

 

Existem chaves e botões pra todos os gostos, e várias aplicações. 

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1 hora atrás, Gustavo Pinent disse:

chaves pulsantes.

São as chaves do tipo campainha, aperta liga, solta desliga. 

6 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

push buttons, geralmente NA (normamente abertos)

Tem NF também, como exemplo os interruptores de luz de geladeira ou as lâmpadas de cortesia em automóveis. 

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