Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que acontece se eu ligar um aparelho de 220 volts em uma tomada de 240 volts?


Posts recomendados

Comprei no ano passado um aparelho brasileiro lançado em 1977 e um lançado em 1978, para mim ambos funcionam normalmente e embaixo tem uma chave seletora de 110 volts e 220 volts. Pretendo morar em Londres na minha vida, então como vou usar esse aparelho? Tem problema ligar um aparelho de 220 volts em uma tomada de 240 volts?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu consultei duas listas e na verdade na Inglaterra e em todo Reino Unido a tensão da rede é 230V e não 240. E é relevante também dizer que a frequência da rede lá é mais baixa, 50 Hz sendo que aqui é 60 Hz. Em tese qualquer aparelho mesmo antigo tem que suportar uma certa variação de tensão acima e abaixo da , digamos, “nominal”. É uma variação de 4,3% , não acredito que vá prejudicar em nada. Muito mais “venenoso” pros aparelhos seria usar aqui no Brasil com a chave em 110 sendo que o “110” não existe mais desde a década de 80, já faz tempo que é 127 volts. É uma variação de 15,4% ! Agora seria bom você dizer que aparelhos são pra gente poder avaliar se os 50 Hz podem atrapalhar. Um aparelho com um motor AC vai girar mais devagar. Por exemplo, eu tenho vários Tape Decks cassete. Todos funcionam com motor DC menos um: o Akai GXC 36 D. Ele tem inclusive uma polia dupla no motor pra podermos mudar a correia de posição dependendo da frequência da rede local. Alguns toca discos antigos também tem motor AC. Equipamentos de vídeo podem sofrer problemas mas vídeo cassetes pelo que lembro começaram a aparecer no começo da década de 80. Alguns relógios nessa época funcionavam com motores AC e vão atrasar violentamente ligados em uma rede de 50 Hz. Mesmo rádio relógios comuns eletrônicos não tem cristal de quartzo, dividem os 60 Hz por 60 para obter uma frequência de 1 Hz ou seja, 1 pulso por segundo. Acho que você não vai levar um relógio antigo para Londres mas pode ser que seus aparelhos tenham algum sistema de tempo interno que se baseie na frequência da rede.

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A princípio o amigo não precisa se preocupar. Mas nada impede de acionar o modo paranóia e colocar algo em série pra cair um pouco a tensão. Dica: faça o teste por cá mesmo. P.ex. coloque uma lâmpada incandescente ou 10 ou 20 ou 40 ou 60 em série e meça pra quando caiu na entrada do plug. Ligeiramente mais complexo, também vele colocar um trafo 12+12 e ligar o secundário em série pra subtrair 12 ou 24V. Fica algo como um autotrafo 240..215.

11 horas atrás, Eduardo de Quadros disse:

Telejogo I e Telejogo II.

Ah... publica fotos pra gente ter. Nostalgia pra véiarada e "novidade" pra moçada😉

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo de Quadros Como @Andreas Karl disse, provavelmente esses aparelhos devem suportar uns 5% de variação na tensão de entrada.

Eu (eu) diria que é desnecessário tentar fazer alguma redução, mas você pode tentar seguir a ideia de @.if e colocar algo em série pra testar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/12/2021 às 14:18, Andreas Karl disse:

Muito mais “venenoso” pros aparelhos seria usar aqui no Brasil com a chave em 110 sendo que o “110” não existe mais desde a década de 80, já faz tempo que é 127 volts.

Ainda tem várias cidades aqui no Brasil que fornecem 110, 115 ou 120V.

Aqui onde moro nunca medi 127V em uma tomada. 

Em 26/12/2021 às 20:19, Eduardo de Quadros disse:

@Lucca Rodrigues São dois consoles de videogame brasileiros da primeira geração, da Philco e da Ford, o Telejogo I e Telejogo II. Como faço para usar em Londres sem que queime pela tensão?

Não vai queimar, esses aparelhos tem um transformador dentro que aceita um valor considerável de tensões abaixo ou acima de 220V. Internamente tem reguladores de tensão, a tensão do transformador sobe, mas o regulador mantém no valor correto. 

 

E lá sendo 50Hz o risco de queima é menor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um outro problema que você pode ter é em relação ao padrão de vídeo. No Brasil, para aparelhos analógicos, se utilizava padrões PAL-M e NTSC, enquanto que no Reino Unido se utilizava padrão PAL, mas diferente do usado no Brasil. Qualquer TV vendida no Brasil, mesmo as mais atuais suportam esses dois sistemas, mas uma TV do Reino Unido pode não reconhecer o sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@labcc Eu lembro que se configurar um VCR como NTSC e usá-lo em uma TV PAL-M, a imagem aparece, mas fica em preto e branco. Então acredito que reconheceria o sinal sim, mas sem cores.
O problema que pode ocorrer com uma TV de tubo por exemplo, é o fato da freqüência ser diferente (lá é 50Hz), que pode desregular a saída vertical (ou horizontal, não lembro agora) da televisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 29/12/2021 às 12:37, Ferox Graxaim disse:

@labcc Eu lembro que se configurar um VCR como NTSC e usá-lo em uma TV PAL-M, a imagem aparece, mas fica em preto e branco. Então acredito que reconheceria o sinal sim, mas sem cores.
O problema que pode ocorrer com uma TV de tubo por exemplo, é o fato da freqüência ser diferente (lá é 50Hz), que pode desregular a saída vertical (ou horizontal, não lembro agora) da televisão.

 

O PAL europeu é incompatível com o NTSC. O PAL-M brasileiro possui a mesma frequência (60 Hz e 30 fps), mesma resolução (480i) e mesmas faixas de canais do NTSC, enquanto que o PAL europeu não. O PAL europeu é 50 Hz, 25 fps e resolução 576i, além das faixas de canais serem diferentes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Não sei o que é prancha, mas aparelhos de 240 volts geralmente são aparelhos projetados para serem usados em outro país. Como a diferença é pequena e ainda a tensão da rede  (220V) é inferior a especificada (240V) pode ser usada sem problema.  Todo dispositivo projetado para funcionar numa tomada elétrica tem que suportar algo em torno de 10 a 20% de variação da tensão porque qualquer rede elétrica varia conforme a hora do dia, por exemplo, tende a cair no começo da noite porque muita gente liga os chuveiros. E ligar um dispositivo numa tensão um pouco menor que o especificado é geralmente bem menos "nocivo" do que ligar numa tensão maior.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!