Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso abandonar o windows de vez?


Bruno Ed

Posts recomendados

Com o fim do windows 7, vou ter que mudar meu S.O, mas não quero pagar 1090 reais pelo Windows 10. Estou pensando em formatar a máquina e por um sistema linux (provavelmente o pop OS).

Queria saber se os drivers open souce pra minha placa de vídeo amd rx 550 vão funcionar direito e também se eu vou conseguir jogar games sem grande diferença de desempenho...

 

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Bruno Ed Dependerá dos games e do restante do hardware, pois muitos jogos ainda são "emulados" na plataforma. Em resumo, na grande parte dos jogos você terá perca de desempenho, e alguns poucos nem irão rodar aí por falta de compatibilidade.

E com placas Radeon, no Linux, a perda de desempenho é mais sensível, pois não há pacote de drivers feitos pela própria AMD, apenas apoio (o que é bom, pois é totalmente open source), já a nVidia possui drivers proprietários que funcionam muito bem (mas como é proprietário não se pode fuçar no código, e a galera purista entra em polvorosa).

 

Enfim, teste, veja se gosta.

Eu por exemplo utilizo dois SSDs, um com Windows e o outro com Linux, se algo não rodar a contento no Debian vou pro Windows.

Não é bom migrar direto não, mesmo se não jogasse, pois há particularidades no Linux que levam tempo para um novato aprender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho recomendável deixar o sistema em dual boot em que você pode dar boot tanto do Windows como do Linux. Provavelmente vai levar um bom tempo até aprender a fazer tudo que você fazia no Windows no Linux. Acho que para o mundo dos jogos o Windows ainda é melhor. Acho que ainda é possível atualizar seu Windows 7 original para um Windows 10 gratuitamente pesquise um pouco no google caso o link abaixo não funcione mais.

 

https://tecnoblog.net/responde/microsoft-ainda-deixa-atualizar-gratis-windows-7-10/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se perdeu o período de atualização grátis do Windows 7 ainda pode até hoje fazer isso, acho que 4 anos depois :) até onde eu sei. Acho que fiz isso em dezembro/20 sem problemas em um laptop daquela época.

 

Instale os dois e vá usando. Não precisa abrir mão de nada.

 

 

Note que as versões recentes de Windows --- pos 2018 --- incluem um kernel Linux de graça e pode instalar várias distribuições Linux direto da loja da Microsoft. [off-topic] Windows inclui até uma VM java hoje em dia. Novos tempos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Moderador

@Bruno Ed Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Para todo iniciante em Linux eu sempre recomendo dual-boot, para ir se acostumando aos poucos. Comece instalando alguns programas e jogos no Linux e vai usando, aqueles que tiver muita dificuldade instala no Windows.
Pop!_OS é uma boa distro, outra que recomendo é Linux Mint (a interface da versão Cinnamon é mais familiar para quem está vindo do Windows).
 

Em 07/01/2022 às 07:36, Phoenyx disse:

Dependerá dos games e do restante do hardware, pois muitos jogos ainda são "emulados" na plataforma. Em resumo, na grande parte dos jogos você terá perca de desempenho, e alguns poucos nem irão rodar aí por falta de compatibilidade.

"Emular" não é o termo correto, o certo seria chamar de "conversão". Mas não vem ao caso... Quanto ao desempenho, hoje em dia com Vulkan e DXVK a história já mudou, a diferença de desempenho ou é pouca coisa inferior (quando se é necessário usar Wine ou derivados para converter), ou é a mesma coisa que Windows ou é até mesmo um pouco melhor em alguns casos!
Hoje existem muitas ferramentas para facilitar a conversão (baseadas no tradicional Wine), como por exemplo Proton para jogos Steam (que já vem incluso no cliente Steam para Linux), ou Lutris para jogos não-Steam.

 

Em 07/01/2022 às 07:36, Phoenyx disse:

E com placas Radeon, no Linux, a perda de desempenho é mais sensível, pois não há pacote de drivers feitos pela própria AMD, apenas apoio (o que é bom, pois é totalmente open source), já a nVidia possui drivers proprietários que funcionam muito bem (mas como é proprietário não se pode fuçar no código, e a galera purista entra em polvorosa).

Os drivers open-source para placas de vídeo AMD são excelentes, melhores que os proprietários da própria AMD. Na verdade para quem usa Linux é melhor que tenha placa de vídeo AMD do que NVIDIA. O maior problema da NVIDIA não facilitar para o código aberto é que além disso, fazem um driver "nas coxas" para Linux, e não facilita para a comunidade criar algo melhor. Se ao menos a NVIDIA tivesse uma dedicação maior para fazer driver e programas para Linux, mesmo que proprietários, não teria tanto problema no fato de não contribuir para o código aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Ed Eu aconselho mais que fizesse o dual boot com Windows e Linux. Porque alguns programas e jogos que você quer tanto usar não estão disponíveis para Linux e provavelmente você vai ter muito curvos de aprendizados com Linux.

 

Até que existe o jeito de rodar os programas do Windows no Linux, mas dependendo do programas e jogos, o desempenho pode não ficar bom.

 

Sobre o Windows 10, você ainda pode atualizar do Windows 7 para 10 gratuitamente, você pode baixar a ferramenta no site oficial da Microsoft.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

O problema de atualizar o Windows 7 para o 10, é que em hardware antigo (da época do Windows 7), o desempenho vai ficar horroroso com Windows 10. Talvez melhore com a instalação de um SSD, mas mesmo assim... Windows 10 foi feito para hardware recente.
Então é melhor instalar Linux mesmo, e manter o dual-boot com o Windows 7 até se adaptar ao Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ferox Graxaim Se utiliza pacotes de outro sistema em ambiente virtual, cara, pra mim tá emulando, mas novamente, a galera mais ferrenha quererá tacar fogo em mim.

Não, a AMD descontinuou seus drivers proprietários, e sim, placas AMD possuem menor desempenho no Linux se comparadas a sua contraparte nVidia (digo no geral, e não Vulkan e etc que são minoria). Eu utilizo ambos (Radeon e Linux), e pra mim não tem problemas (sei das limitações, qualquer coisa pulo pro Windows e tá tudo certo), mas é bom o cara que vai embarcar nesta empreitada já ficar ciente disto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parece que os últimos drivers da nVidia para Linux (da metade do ano passado para cá) são mais compatíveis, suportando Wayland:

 

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=NVIDIA-495.29.05-Linux

 

Há muito tempo atrás quando tentei usá-lo numa placa da marca, nem KMS suportava (hoje suporta).

 

Aqui está a mudança que acontecerá no Fedora 36 ativando o Wayland por padrão no GNOME com o driver proprietário:

 

https://fedoraproject.org/wiki/Changes/WaylandByDefaultOnNVIDIA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Coordenador
Em 20/01/2022 às 19:48, Phoenyx disse:

Se utiliza pacotes de outro sistema em ambiente virtual, cara, pra mim tá emulando...

Sim e não, eu diria. Emuladores não traduzem as chamadas de um sistema para outro de forma direta como o WINE (Wine Is Not an Emulator) faz. Acredito que seria mais correto definir como tradutor. Os desenvolvedores definiram como camada de tradução:

 

Citação

"O Wine é uma camada de tradução (um lançador de programas) capaz de correr aplicações Windows em Linux e noutros sistemas operativos compatíveis com POSIX. Os programas Windows a correr no Wine agem como se fossem nativos, executando sem as penalidades de desempenho ou uso de memória de um emulador, com um visual semelhante às outras aplicações do seu computador."

 

O que um emulador verdadeiro faz, na verdade, é criar uma máquina virtual, e não um sistema operacional virtual. Além disso, o WINE não é o Windows, mas uma reimplementação das chamadas que ocorrem no Windows.

 

Tende a existir alguma perda de performance ao executar o WINE (em boa parte das vezes, embora o desempenho também possa ser o mesmo ou até superior em alguns casos), mas ela em geral é pequena, bem menor que a esperada em um emulador (para tentar rodar jogos de Wii U no computador, por exemplo, é necessário um hardware muitas vezes mais poderoso que o do console, justamente por conta da sobrecarga do emulador).

 

Enfim, o Windows ainda continua sendo a melhor plataforma para jogar, sem dúvidas. Mas o GNU/Linux está avançando surpreendentemente rápido e hoje já é possível usar como sistema voltado a jogos (sabendo das limitações, pois uma parcela de jogos - embora minoria - não poderá rodar).

 

A melhor solução, ainda mais para quem está começando, é realmente fazer um dual boot. Eu migrei de uma vez, sem qualquer conhecimento, e larguei o Windows no tapa, mas isso geralmente é estupidez, ainda mais se a pessoa não tiver paciência de quebrar a cabeça no começo, rs.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz dual boot durante anos quando comecei no Linux (21 anos atrás), antes de migrar definitivamente. O lado bom é que funciona, o lado ruim é que ficar dando boot para trocar de sistema é uma chatice bastante chata que provavelmente vai cansar você com o tempo. Eu me cansei.

 

Hoje, eu fico só no Linux, mas tenho Windows 8 no VirtualBox. Para quem usou VMWare durante anos, a leveza atual do VirtualBox é impressionante. Mas eu só jogo jogos velhos e daí tenho problemas com o VirtualBox (eles arrancaram o suporte a um recurso que jogos antigos exigem), então eu ainda tenho Windows XP no VMWare. Nos dois casos, os jogos rodam sem problema nenhum (quando rodam). Não tenho problemas de desempenho, e o meu PC já tem quase 7 anos.

 

Então, é mais uma opção: ficar no Linux com VMWare ou VirtualBox instalado para quando precisar do Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lucsp Lembra do Grub, do Lilo? Hoje você nem utiliza mais. É claro, com duas unidades de boot, rápidas de preferência. Eu aperto F8, escolho e já tô lá.

Hoje com o UEFI, que é um Linux, você não depende mais do MBR.

Eu quero startar o Windows, F8, Windows, to lá. Reinicio, vai continuar no Windows, até e eu dar F8 novamente e Debian, e aí vai permanecer no Debian. É bem prático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Não vejo vantagem nenhuma nessa abordagem que você descreveu. Você continua tendo que interromper todos os programas da sessão, dar o boot, fazer não-sei-o-quê no outro sistema operacional, daí volta, daí tem que reabrir tudo de novo...

 

O dual boot parece muito bom quando a gente descobre. "Puxa, que legal! Dois sistemas no mesmo computador. Muito prático!"

Depois da décima bootada, a gente já começa a ver que não é tão "legal" assim.

 

O ideal é formalizar o casamento com um sistema e deixar o outro para trás. Se quiser pular a cerca, só para coisas muito ocasionais e específicas numa máquina virtual. Muitos jogos rodam no Linux direto, só com o Wine, nem precisa de máquina virtual. Se não rodar, aí sim, máquina virtual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Lucsp O desempenho de uma máquina virtual para jogos é muito limitado, a menos que seja feito o procedimento de GPU Passthrough (o que é complexo e nem sempre possível, e mesmo assim ainda terá que lidar com o peso da VM rodando).

 

Apenas jogos bem simples ou antigos funcionam de forma apropriada em uma VM por padrão. Geralmente não é solução para rodar os jogos que ainda não funcionam no GNU/Linux.

 

Eu não faço dual boot, mas para isso precisei abrir mão de alguns jogos, como PUBG, que ainda não funcionam no GNU/Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 horas atrás, Lucsp disse:

Eu fiz dual boot durante anos quando comecei no Linux (21 anos atrás), antes de migrar definitivamente. O lado bom é que funciona, o lado ruim é que ficar dando boot para trocar de sistema é uma chatice bastante chata que provavelmente vai cansar você com o tempo. Eu me cansei.

 

Hoje, eu fico só no Linux, mas tenho Windows 8 no VirtualBox. Para quem usou VMWare durante anos, a leveza atual do VirtualBox é impressionante. Mas eu só jogo jogos velhos e daí tenho problemas com o VirtualBox (eles arrancaram o suporte a um recurso que jogos antigos exigem) [...]

 

A mudança mais significativa é que o VirtualBox 6.1 passou a exigir AMD-V/VT-x, removendo o fallback por software. Não deve ser isso, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Marcos FRM Aí é por gosto, ou bolso, eu salvo a sessão e em menos de 30s já to no outro SO mano, e com todo o resto disponível no HD em um clique. Tudo dependerá do seu ponto de vista e propósito.

@Marcos FRMDisserte.
Ops entendi, quotei errado, era pro @Lucsp, mals Marcos.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/01/2022 às 07:20, Bruno Ed disse:

Com o fim do windows 7, vou ter que mudar meu S.O, mas não quero pagar 1090 reais pelo Windows 10. Estou pensando em formatar a máquina e por um sistema linux (provavelmente o pop OS).

Queria saber se os drivers open souce pra minha placa de vídeo amd rx 550 vão funcionar direito e também se eu vou conseguir jogar games sem grande diferença de desempenho...

 

 

Na minha opinião, vai sofrer com o Linux, aaahhh vai ...  rsrs

 

Não tem jeitinho cara, tem que gastar e comprar tudo novo ( hardware inclusive ) para o uso que você quer acredito.

 

Eu só uso Linux mas só faço navegar e ver alguns vídeos, tocar alguma música e mesmo assim, só ontem fiquei mais de 4 horas tentando resolver um problema com o som e não consegui.

  • Confuso 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah... versão 6.1.0:

 

Graphics: New style 3D support (with VBoxSVGA and VMSVGA) remains, old style 3D support (with VBoxVGA) has been completely removed

 

VBoxSVGA é o adaptador padrão para convidados Windows 7 e superiores (e VMSVGA para convidados Linux), porém para Windows XP acho que não serve. Um convidado Windows 7 32-bit deve rodar muita coisa antiga do tempo do XP. Tentou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Henrique - RJ Normal, módulo ALSA, já quebrei a cabeça com esta desgraça, e depois mais um pouquinho com um mixer específico.

@Lucsp Linux não é Windows. Mesmo distros como Ubuntu, Mint, invariavelmente uma hora ou outra exigirão que você coloque a mão na massa (pesquisas, comandos no bash, mais pesquisas, saber as bibliotecas agregadas e em qual versão, etc). E provavelmente quebrará o sistema algumas vezes fazendo isso (não entrará mais nem em modo gráfico dependendo do que foi feito) justamente pela falta de experiência. Quem nunca que atire a primeira pedra... kkkkk

 

Dual boot mano, até você se sentir confortável com Linux e realmente não precisar mais do Windows, pois a realidade é: Linux é corporativo, apenas ~1% dos usuários domésticos o utilizam, tudo pro público em geral é feito para Windows, assim como quase tudo feito para celular é Android (que é Linux, paradigma não? kkkkk).

Único dos moicanos que navega no meio disso tudo aí é a Apple, mas é igual pato, não voa direito, não nada direito, mas tá ali se equilibrando (estou falando sobre games especificamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Windows também quebra e também requer pesquisa. Eu mesmo usei muito Windows até o XP. Quando instalei o W8 no VirtualBox, apanhei para configurá-lo, pois do XP para o W8 muita coisa mudou de lugar. Achei ridícula a dificuldade que tive para adicionar um HD, opção super escondida nos cafundós do Painel de Controle. E o tal do Registry, hem? E aqueles arquivos que se escondem em C:\Windows e C:\Windows\system? E quando falta uma DLL, você baixa a DLL, e mesmo assim não funciona?

Conforme já dito por aí muitas vezes: se você ensinar Linux para, digamos, uma criança que nunca viu Windows, ela talvez tenha alguma dificuldade, mas não muita porque não vai ter o entrave psicológico de ficar comparando as coisas. A popularidade do Windows foi estabelecida com muito marketing e numa época em que praticamente não havia concorrente à altura (o OS/2 foi assassinado no berço).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!