Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como desenvolver projetos Eletrônicos Iniciantes


Posts recomendados

Olá. Mesmo tendo uma bagagem de conhecimento na Eletrônica, tive que fazer uma revisão do zero. Agora, que  sei como funcionam os componentes, chegou a hora de montar meu primeiro Projeto :um rádio fm e uma fonte Retificadora. Mas eu quero Criar este projeto, sem ter quer consultar modelos prontos da internet.

Portanto, qual o primeiro passo ? Pegar o diagrama em blocos do Rádio e da Fonte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@O Pequeno Príncipe ,

 

Bom, para ser um projeto, você não pode pegar nada pronto, mas sei que isso é impossível para o seu atual nível.

 

Seu rádio é para TRANSMITIR ou para receber ? É mono ou é estéreo ? Quer ajuste de frequência digital ou não ? Se for para transmitir, qual a potência ? qual a impedância da antena utilizada ?

 

E o que é uma Fonte Retificadora ?????  é uma fonte DC , AC ? Quais as tensões que ela tem de fornecer, e a corrente ? 

Vai ter saída fixa ou ajustável ?  Vai ser Linear ou chaveada ?

 

Lembre-se : para CRIAR , você tem de ter pleno domínio de como funciona o que você quer fazer, e a partir dos princípios de funcionamento você deve definir o tipo de circuito, e escolher os componentes de acordo com a sua necessidade, e é aí que entram cálculos que vão estragar a tua brincadeira ......

 

É muito melhor voce pegar circuitos prontos e ir brincando com eles, medindo, vendo como funcionam, e aprendendo ...

 

Paulo

 

 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mesmo entendendo totalmente o funcionamento de um radio receptor fm penso que é totalmente inviável seu projeto do zero. De fato há muitos e muitos anos ninguém (em sã consciência) faz projetos eletrônicos do zero. Sempre há uma adaptação/melhoria/redução de custo e afins de um projeto preexistente.

Pro seu estágio atual sugiro algo menos complicado como sua tal 'fonte retificadora' (fonte ajustável... comece com zener), um amplificador transistorizado ou algo do gênero e etc

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, O Pequeno Príncipe disse:

Agora, que  sei como funcionam os componentes,


Para um melhor entendimento seu , vou dar mais umas cutucadas :

 

Um rádio FM funciona por modulação da frequência transmitida. Essa modulação tem um parâmetro, ou seja, ela não pode ultrapassar um certo valor, nem para cima e nem para baixo.

Você sabe qual é esse valor ?

Depois, temos a frequência principal que pode ser entre 87 e 108 MHz.

Montar um circuito que funcione em toda essa gama enorme é bem complicado, então bolariam um processo que envolve dois módulos básicos : o Monobloco e o FI , e para decodificar o sinal de estéreo, adicionaram o módulo Multiplex.

voce sabe qual a função de cada um desses módulos Monobloco e FI ?

voce sabe como funciona a geração e decodificação do sinal Multiplex nas rádios FM ?

Você sabe como funciona um conversor de frequências por batimento ?

voce sabe como que se extrai o sinal modulado em FM ?

 

Veja, tudo isso você tem de saber ANTES de calcular qualquer componente a ser utilizado !

 

Quando eu tinha 17 anos, montei o meu rádio receptor de FM Estéreo, a partir de módulos que eram disponíveis no mercado, fabricado pela Unitac. Não tinha conhecimento sobre como funcionavam, mas fui olhando o esquema e pesquisando em revistas, e fui aprendendo.

 

Hoje, tenho o conhecimento completo de como funciona, e não me atrevo a montar um rádio desse tipo da mesma maneira que aqueles circuitos funcionavam, eu usaria um ou dois circuitos integrados e pronto !

 

A mesma coisa é o decodificador estéreo …. O primeiro receptor que eu comprei para usar no meu som era totalmente analógico, e de vez em quando se recusava a decodificar o sinal Estéreo, eu tive de procurar o esquema dele na Esbrel, entender como funcionava, arrumar um frequencímetro e reajustar algumas peças ….. era muito trabalhoso !

 

Hoje você compra um Circuito Integrado e pronto !

 

Pense sobre isso tudo que eu coloquei acima, aprenda os princípios de funcionamento e procure sempre usar coisas prontas, facilita muito a sua vida.

 

Conhecimento completo sobre funcionamento dessas coisas está nas mãos de pessoas velhas, como eu, e não se usa mais nada disso hoje em dia.

 

Veja a televisão …. O que eu aprendi sobre o funcionamento delas foi pro lixo com as modernas telas LCD … hoje tudo se resume a uma placa que você compra montada e se algo der pau, não tem conserto, pois ninguém sabe a função das peças principais nessas placas, então joga-se a placa no lixo e compra outra e pronto….

 

Procure montagens feitas por outros e reproduza elas, já vai ser muito legal 

 

Paulo

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/01/2022 às 16:19, O Pequeno Príncipe disse:

Pegar o diagrama em blocos do Rádio e da Fonte ?

 

Sim, se você acha que começar por aí é uma boa, provavelmente é. Pelo menos para você.

 

"Caminhante, não há caminho. O caminho se faz ao caminhar."

(Antonio Machado)

 

"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez."

(atribuída mais frequentemente a Jean Cocteau)

 

E falando só de eletrônica analógica, pelo pouco que conheço, a fonte é mais simples, mas o rádio não é tão complicado, pelo menos nos fundamentos.

 

Imagine uma corrida de revezamento. Um participante corre, empunhando uma tocha  - a tocha do conhecimento - até seu limite. E quando chega esse limite, vem um outro, descansado, pega a tocha e segue adiante. Essa corrida nunca tem fim, não tem uma linha de chegada pois que conhecimento não se disputa, se colabora.

 

E como em toda ciência, uma coisa só é verdade até que venha alguém e prove que não é, propondo que talvez a verdade seja o que ela propõe, e não o que havia sido proposto antes.

 

Vai fundo, @O Pequeno Príncipe, no seu ritmo... e prá não dizer que não falei das flores, eu começaria pela fonte. É que rádio tem fonte mas fonte não tem rádio. E diagrama de bloco é um recurso que, sabendo usar, é bem poderoso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk , o que todo iniciante dedicado deseja está no tipo de abordagem que você fez em sua última mensagem. É como um mapa com pontos nomeados pelos quais devemos passar se quisermos absorver uma matéria.

 

Em 22/01/2022 às 11:37, aphawk disse:

bolaram um processo que envolve dois módulos básicos: o Monobloco e o FI , e para decodificar o sinal de estéreo, adicionaram o módulo Multiplex

 

A teoria disso deve estar registrada em algum lugar. Ela não está apenas nas "mentes cansadas" que hoje descansam dando a vez a circuitos integrados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm ,

 

A Internet é muito rica em conteúdo, mas achar isso mastigado explicando algo que é dos anos 70 e 80 não vai ser nada fácil ....

E embora eu ainda lembre do processo todo, e do funcionamento de cada módulo, eu ainda prefiro comprar um CI e pronto.....

 

Paulo

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Com os CIs de hoje vai ser difícil alguém querer se atrever a fazer um receptor FM como o da Maranz com vários estágios de FI. Tem que ser muito Nerd pra entrar naquilo e um excelente projetista de placas de áudio. É lindo estudar os recursos utilizados para se ter o melhor som mas sem utilidade prática com os atuais integrados.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo ,

 

Eu tive o prazer de curtir um Marantz 4400 quadrifonico ….. o FM era muito acima do que existia por aí.

 

Um amigo veio dos USA com um CI da Motorola que fazia o decoder SQ, era o MC1312P , montei uma plaquinha e outro amigo levou o disco do Pink Floyd Dark Side of the Moon na edição SQ ( quadraphonic ), fizemos uma gambiarra na saída de tape out de um aparelho Sansui e conseguimos obter o som quadraphonic, que foi aplicado nos 4 canais do Marantz , colocamos uma caixa acústica em cada canto da sala e nos sentamos no meio.

 

Isso foi em 1989, e foi a maior alegria sonora de minha vida, ouvir o som ficar rodando totalmente você na música Us and Then , escutar Money…. foi algo fantástico e selou o meu destino como entusiasta de som.

 

Pena que esse sistema SQ não foi em frente…

 

Hoje em dia temos os sistemas Surround 7.1, mas não chega nem aos pés de se ter de verdade 4 canais de potência total em volta de você. Tenho um Onkyo 7.1 e tenho o Dark Side of the Moon em Dolby 6 canais que circula pela Internet, mas não se compara de jeito nenhum…

 

 

Na Quasar comprávamos o monobloco da ALPS, já chegavam totalmente montados e calibrados direto do Japão. Eram muito bons…. Mas também eram outros tempos …. 

 

Paulo

  • Obrigado 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Caro Paulo

Em termos de qualidade sonora meu melhor aparelho foi uma vitrola Phillips 2x10W classe A (válvula) que comprei com minha mesada aos 16 anos. Tive outros mais potentes depois mas nenhum reproduziu tão bem as sub harmônicas da bateria como a vitrola Phillips, a saída começava aos 12Hz. Te dava as sensações corporais da baixa frequência mesmo quando o volume não estava alto. Fantástico. A atual molecada sequer imagina o que é uma máquina Hi Fi, só sabem falar de alta potência.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, aphawk disse:

Pink Floyd Dark Side of the Moon

Tenho este lp 😁

 

12 horas atrás, aphawk disse:

ouvir o som ficar rodando

Certa feita coloquei um pedaço de cano pvc num a.f. e sem querer ele caiu da mesa e ficou rodando horizontalmente pendurado pelo fio. A sensação auditiva foi muito legal quase alucinógena e conceitualizei um sistema com motor e tal... mas só ficou na teoria mesmo.

 

10 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

aos 12Hz. Te dava as sensações corporais da baixa frequência

Chamo isso de uma literal sensibilidade à flor da pele kk.

 

 Mais uma comprovação que existe mesmo máquina do tempo...😝

55 minutos atrás, Renato.88 disse:

usado nas guitarras e órgãos elétricos lá dos anos 40/50.

 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, .if disse:

Certa feita coloquei um pedaço de cano pvc num a.f. e sem querer ele caiu da mesa e ficou rodando horizontalmente pendurado pelo fio. A sensação auditiva foi muito legal quase alucinógena e conceitualizei um sistema com motor e tal... mas só ficou na teoria mesmo.

Esse sistema existe há muito tempo, era usado nas guitarras e órgãos elétricos lá dos anos 40/50. Era conhecido como caixa Leslie. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov ,

 

Eu tenho guardado fazem mais de 30 anos um projeto completo do decoder SQ, com os três CIs para fazer a versão top do decoder : MC1312 , MC1314 E MC1315, e por incrível que parece eles ainda são vendidos no Ebay !!!!!

 

Olhe o esquema :

image.png.38ce61829893fd420b22ac2b772979d2.png

 

Bem simples, eu havia montado em 1989 apenas a parte da esquerda, e já deu uma baita diversão !

 

Vou colocar o PDF completo do projeto.

 

Paulo

 

2 - EA-Feb1977-FullLogicSQDecoder.pdf

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Legal Paulão. Um destaque que incomodou meu sentido de aranha... o projetista sem noção dos ci's distribuiu os pinos daquele jeito só pra me irritar! 😡 Mó cruzamento de sinais e tal.. Porque não colocou entrada de um lado, saída de outro, sequência certa e tal . .. pequepê fazer um layout pcb praquilo tudo na mão numa época pre histórica, sem pc nem nada!  Tinha que colocar jumpers e tal pois nem existia direito pci dupla face.

Isso vai (ia) de encontro com o título do tópico ... pra ninguém dizer que estamos fugindo muito dele 😁

 

ahhh. vi agora que no pdf tem layout meio raquítico: ilhas pequenas e trilhas muito finas ... kk.. alguém já havia ralado 1 pouco

619768456_Capturadetelade2022-01-2611-28-05.png.c6eab95e093a0aa498312c42b2d2db18.png

  • Curtir 1
  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, .if disse:

pequepê fazer um layout pcb praquilo tudo na mão numa época pre histórica, sem pc nem nada!

Esse circuito aí que o @aphawk mostrou é boiada fazer uma PCI na mão pra ele, eu até fiquei com vontade de montar essa coisa. 

Ainda mais quando foi mencionado o CI MC1312P, imaginei que já tinha visto na sucata de um rádio Mitsubishi que meu pai tinha. Aí fui lá ver e é um MC13020, um CI decodificador estéreo pra AM. 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 minutos atrás, aphawk disse:

esse layout é muito pobre, não tem nenhum tipo de blindagem de terra

Algo como isso o que o carinha ressuscitou agora há pouco só pra eu conectar as coisas? (mais uma vez... 😁)

 

26 minutos atrás, aphawk disse:

esse layout é muito pobre,

A pobreza dele é aumentada pelo fato das trilhas e ilhas finas d+. Exagerou na dosagem do percloreto ou no tempo de corrosão, já era a trilha. Uma encostada errada com o soldador com temp um pouco maior e já era a ilha. Mas além de você se fez mais alguém feliz... missão cumprida 🖖

1 hora atrás, Renato.88 disse:

é boiada

expressão idiomática regional que não faz parte da minha...no contexto é "mole"?

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov ,

 

Vou fazer uma pesquisa sobre quais discos SQ ainda conseguimos encontrar.... se tiver bastante, talvez eu faça o layout desse projeto. Afinal, hoje temos módulos amplificadores de excelente qualidade a a preços bem módicos, um pré de 4 canais com controles de graves e agudos já é bem suficiente, e usa apenas dois CIs, acho tudo isso um projetinho bem legal ! Vou dar um destino bem digno para os meus TDA8425 .....

 

Olhem isto, um simples Arduino toca isso tudo na boa  :

 

https://oshwlab.com/Nich1con/TDA8425

 

Paulo

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!