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Como remover resina isolante de placa.


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4 minutos atrás, Eder Neumann disse:

eu posso estar enganado, mas acho que o que acontece na fibra de vidro é que as fibras se enchem de água em meio a resina, talvez uma camada de resina pura (sem fibras) não seja problema para sua aplicação.

Infelizmente está errado. Fosse isso a fibra de vidro se desmancharia tal qual massa folhada. É a resina que absorve a água. Lembro que água é solvente universal.

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38 minutos atrás, Eder Neumann disse:

@Sérgio Lembo não sei qual grau de confiabilidade precisa ter o sistema, mas eu testaria com uma camada generosa resina epóxi (uns 5mm no mínimo), além de impermeável ela tem certa flexibilidade, que permitirá que não descole caso a placa ou componentes sofram dilatação termica.

outra opção a se pensar é silicone acético, mas não sei como poderia ser feita a aplicação.

Tive um bote inflável. Depois de alguns anos a resina usada para colar as partes, acho que era "Araldite", descolou toda. 

Quem sabe o verniz isolante, usado em trafos, não seja bom?

MOR_AL

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2 minutos atrás, MOR disse:

Tive um bote inflável. Depois de alguns anos a resina usada para colar as partes, acho que era "Araldite", descolou toda. 

Quem sabe o verniz isolante, usado em trafos, não seja bom?

MOR_AL

Tenho pensado numa solução combinada: o verniz para a isolação elétrica e sobre este resina para proteção contra riscos. A placa é pequena, 10x20mmm, o consumo de material idem. O chato é que me leva a 2 operações (custo de mão de obra). Caso não ache resina ou assemelhado sem problemas de absorção de água esta será a solução. Pesquisei sobre uns polímeros onde o custo cai bastante com o uso de carga de gesso. Com um pré-verniz sobre a placa este é o meu desenho atual.

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Aqueles chips de bolha preta (acho que é epoxy aquele material) mas tem uns que são bem brilhantes...

lembro que uma vez tentei comprar aquela massa para este tipo de chip na internet e era bem caro, desisti.

 

Deve ser barata, o problema é achar o nome certo.

 

(quando criança, vi uma placa onde o cara passava aquela massa nos transistores para esconder o número deles). Não tinha quem desgrudasse aquilo do transistor, parecia o próprio plastico do transistor fundido.

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@Sérgio Lembo

Tem aquele produto, vendido em galão, ou até em latão de 18 litros. Ele é próprio para impermeabilização de cisternas, piscinas, etc. É um líquido grosso e pode ser usado com um pincel, ou com massa com cimento.

O custo fica diluído, já que um galão com massa (areia lavada com cimento) produz uma quantidade grande de material isolante de água. 

O verniz, como isolante elétrico, poderia ser a primeira aplicação.

No seu caso eu entraria em contato com o fabricante desse produto, para saber se sua qualidade continuaria, em ambientes apenas úmidos, não em contato direto com água.

 

Em tempo:

Pesquisei no Google (Isolamento de cisternas) e achei este link, com diversas opiniões, talvez lhe seja útil.

https://perguntas.habitissimo.com.br/pergunta/qual-o-melhor-tipo-de-impermeabilizacao-para-uma-cisterna-reservatorio-de-agua-enterrado-para-agua-potavel

 

MOR_AL

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Em 07/10/2020 às 16:56, Pincipi disse:

10 anos depois... ...chegou a minha vez de lidar com uma resina azul:

resina.jpg.76a5ad9aed6b43f6f492b5d5c2262807.jpg

Ela é bem dura, zero de flexibilidade. Usando ferro de solda ela esfarela na ponta quente, mediante muita força, a ponto de empenar a ponta do ferro de solda. No soprador térmico, com a resina bem aquecida, dá para ir quebrando umas partes forçando com uma chave de fenda mas, acaba rompendo trilhas.

Pus no congelador para ver se ela craqueia ou racha, amanhã vou ver no que deu. Pensei em colocar em agua fervente mas, minha esposa me proibiu de usar alguma panela dela.

A finalidade é ver quais componentes tem debaixo dela e selecionar os que quero aproveitar.

 

Isso me lembrou poliuretano, que a turma usava para fazer ou consertar prancha de surf nos idos dos '60...

Se for, como é mono-componente, não tem solvente. Dá para ir esfarelando com cuidado e aos poucos, mas ficar limpinho, acho bem difícil...

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Em 13/10/2020 às 11:26, Sérgio Lembo disse:

primeiro pensamento foi cobrir com resina, o mercado tem várias bi-componentes

 

Pode nos falar sobre algumas?

 

Vocês todos, parece, tem esquecido da necessidade de dissipação térmica. Não adiantar construirmos "forninhos" a pincel.

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@alexandre.mbm , o circuito trabalha frio, o componente de maior consumo não chega a 10mW.. Isso faz com que eu não me preocupe com a condução térmica do material a ser usado.

 

@MOR , obrigado pela participação. Em São Paulo tem um produto como o descrito muito conhecido. É o Vedacit. Sobre a utilização de água no preparo, o envernizamento prévio com verniz de trafo já não seria o suficiente? Ao envernizar pretendo ter solucionado a questão da isolação. A resina entraria apenas para proteção mecânica contra riscos.

Aos que começaram a ler agora, a tensão presente é inferior a 20V, a corrente irrisória (sem problemas de aquecimento) e o local é de alta umidade, próximo ao ponto de condensação.

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@alexandre.mbm cliquei no video.. sem som e vi muuuito rapidin só a cara de um cara no microfone ... de fato não vi placa eletrônica.

Me lembro de uma época que vi piche de asfalto num trafo e em flyback. Em outros vi parafina.

Mas pra durar por milhões de anos, a melhor mesmo é a resina de árvore.

Prova:

jurassic-park-ambar.jpg

ahhh dá um tempo. Sextou!! Urrul!😁

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1 hora atrás, if. disse:

cliquei no video.. sem som e vi muuuito rapidin só a cara de um cara no microfone ... de fato não vi placa eletrônica

 

Em alguns trechos do vídeo mostra a aplicação do produto em sua cor branca, usando-se rolo de pintura, do tipo espuma. Essa "tinta" seca e endurece, "cura", criando uma camada sólida impermeabilizante.

 

Não é resina...

 

1 hora atrás, if. disse:

ahhh dá um tempo

 

Parece que você entendeu o contrário do que eu quis dizer: Vedacit, pra mim, não serve!

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44 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

você entendeu o contrário do que eu quis dizer

De fato a princípio sim. Mas você deu margem pra dupla interpretação. Mas durante a postagem me autocorrigi e concordei .😁

 

46 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Vedacit, pra mim, não serve!

Pra mim.. talvez. Pro Serjão, ele decide. Sugiro que ele retorne com os resultados daqui há alguns ou melhor, muitos anos!!🙂

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  • Membro VIP
33 minutos atrás, Eder Neumann disse:

permitirá a proteção da placa sem impedir futuras manutenções....

Só se for produto pra esquimó ... kk. O ponto de fusão dela é bem baixo além de não ser resistente à chama.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parafina

Mas.. tentamos né...😁

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Em 21/10/2020 às 17:43, Sérgio Lembo disse:

e o local é de alta umidade, próximo ao ponto de condensação.

será que não vai condensar e aparecer gotículas entre a resina/pcb/componentes? tipo aquelas gotículas que aparecem dentro do vidro do relógio quando deixamos ele no sereno?

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  • 2 meses depois...

a pessoa acendeu uma vela aromática sobre o gabinete, parece ser pc de empresa daqueles que fica na horizontam em baixo do monitor.

 

acho que da pra tirar com o soprador termico mas levaria algumas horas e teria que ter cuidado com sobreaquecimento, o ideal seria aquecer só o suficiente para derreter lentamente a parafina

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9 horas atrás, Eder Neumann disse:

esse treco rosa era uma vela.

Nossa!

 

Cera de vela derrete, se não me engano, lá pelos 80°C, 100°C... se esses caps forem desses comuns, 85°C, já era!

 

(Só de ver essa foto dá até prá ter pesadêlo...)

 

(***)

 

E pegando uma carona no assunto, gostaria de criar uma camada isolante nas pernas de um termistor que é mito delicado. As pernas são tão finas que, pelo menos no que conheço, o espaguete termo-retrátil mais fino fica largo.

 

Tentei fazer uma capa para os fios de silicone mas, mesmo depois de dias curando, qualquer esfregada dos fios assim encapados no dissipador em que está fixado, rasga o silicone.

 

Tentei esmalte de unha mas ficou meio quebradiço antes de aquecer. Talvez se aquecer, digamos a 40°C por muitas horas... , vire carvão ou cinza.

 

Será que alguém conhece alguma substância, algum verniz que seja flexível e isolante, e que dure um pouco mais?

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@rmlazzari58 use a propria isolação de cabos com isolação de silicone de secção pequena, mesmo que fique solta vai suportar bem a temperatura e vai garantir uma boa isolação.

ou preencha o termocontratil com alguma coisa para não ficar solto, massa de calafetar (não combustivel) pode ser uma opção.

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Jóia, Eder!

 

O que mais parece prático foi

 

11 minutos atrás, Eder Neumann disse:

use a propria isolação de cabos

 

se não entendi errado, seria soldar a ponta do fio na perna do termistor e depois puxar a capa desse cabo para cima da perninha, até encostar no corpo do termistor, é assim?

 

Mas deixa te contar uma coisa: tenho aqui, desmontado não sei de que, uns metros de um fio de cobre muito duro (será que é cobre mesmo?) cujo isolamento é um tipo de verniz. Esse verniz é muito difícil de ser raspado. E queimar não é nada fácil, também, foguinho de isqueiro não queima, só boca de fogão a gás e olhe lá...

 

Se entendi aquela sua sugestão, acho que vai ser ela mesmo. Mas como curiosidade: sabe que verniz que é aquele, no fio de cobre "durão"?

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14 horas atrás, rmlazzari58 disse:

se não entendi errado, seria soldar a ponta do fio na perna do termistor e depois puxar a capa desse cabo para cima da perninha, até encostar no corpo do termistor, é assim?

a minha ideia era tirar a capa do fio e usá-la no terminal do termistor.

14 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Mas como curiosidade: sabe que verniz que é aquele, no fio de cobre "durão"?

é esmalte pra cabos mesmo, mas ele precisa ser curado à quente para ficar bom, é o mesmo verniz utilizado nos motores (salvo engano meu). consegues imagens do termistor e do fio esmaltado para termos uma noção melhor?

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