Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, agora entendi a pergunta e o post de referencia.. Megda de filtro/proteção  ein!!! Vale transformar o mesmo em uma boa proteção, afinal não tem uma peca sequer nesse sentido.. Agora, se entenderes a dificuldade de achar essas peças poderás avaliar a relação custo/beneficio de se fazer o up..

Vai muito de cada um..

Obrigado Faller, vou dar uma olhada no que fica melhor! abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, gostaria de esclarecer algumas questões referente a uma ideia que tive mas não sei se seria possível praticá-la, é o seguinte:

Eu estava lendo aqui sobre os componentes de proteção e filtragem de ruidos como varistores e capacitores x2 e y1 presentes nos bons filtros de linha, então me veio a seguinte ideia: Será que daria para comprar 3 varistores 20mm e capacitor x2 e y1 para instalar nos fios da rede principal da casa (talvez um pouco depois do disjuntor), filtrando e protegendo todos os pontos da casa (ar condicionado, tv, rádio, computador, microondas, geladeira, etc..). Pelo que eu entendi, estes componentes são ligados entre F-N, F-T, N-T e desse jeito eles não recebem a carga da corrente consumida pela rede elétrica da casa, portanto creio eu, não haver nenhum problema.

Detalhe: Moro numa casa onde tem instalação monofásica.

Então, o que acham? Seria possível fazer isso na prática?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa sua solução já existe pronta, desde o ponto de vista de proteção, para ser colocada na caixa de disjuntores e se chama DPS. Nem é assim tão necessário que coloques os capacitores de filtro, coloque somente os DPS..

Veja ai alguns deles:  http://www.atera.com.br/result.1000.asp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua solução já existe pronta, desde o ponto de vista de proteção, para ser colocada na caixa de disjuntores e se chama DPS. Nem é assim tão necessário que coloques os capacitores de filtro, coloque somente os DPS..

Veja ai alguns deles:  http://www.atera.com.br/result.1000.asp

 

 

Entendo sua colocação a respeito, mas eu poderia fazer o esquema que eu citei para ter, além da proteção, os capacitores de filtro também?

Quanto ao DPS eu tenho algumas dúvidas:

Como seria esse DPS internamente e como seria sua ligação? Para uma rede monofásica eu teria que comprar quantos? Pergunto isso pois já havia visto o DPS mas não achei nada a respeito de seu funcionamento, seria um varistor acoplado dentro dele?

Grato pela atenção!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um DPS é basicamente um varistor geralmente de alta corrente, maior do que qualquer um que vás encontrar por ai a venda, de diâmetro geralmente em torno dos 40 mm e comumente é ligado entre fase e terra. Pode ser ou não associado com fusível térmico e nesses casos se pode monitorar o status da proteção via um led ou via uma janela no dispositivo..

protetor_c_telef_energ_dps_45ka_clamper_

Veja ai, janela na cor verde = Em operação, na cor vermelha = Fora de serviço e necessita ser substituído..

Como tens uma só fase vai um somente ai na seu quadro de disjuntores..

 

Veja ai na foto... Os varistores pequenos, de 20 mm, são os maiores que vais encontrar no mercado a venda.. O maior, de 40 mm, geralmente é usado para fabricação de DPS..

PICT0003-1.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um DPS é basicamente um varistor geralmente de alta corrente, maior do que qualquer um que vás encontrar por ai a venda, de diâmetro geralmente em torno dos 40 mm e comumente é ligado entre fase e terra. Pode ser ou não associado com fusível térmico e nesses casos se pode monitorar o status da proteção via um led ou via uma janela no dispositivo..

protetor_c_telef_energ_dps_45ka_clamper_

Veja ai, janela na cor verde = Em operação, na cor vermelha = Fora de serviço e necessita ser substituído..

Como tens uma só fase vai um somente ai na seu quadro de disjuntores..

 

Veja ai na foto... Os varistores pequenos, de 20 mm, são os maiores que vais encontrar no mercado a venda.. O maior, de 40 mm, geralmente é usado para fabricação de DPS..

PICT0003-1.jpg

 

 

Muito bem explicado!

Agora, de qual valor KA seria o ideal?

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Filtro de linha proteção Tripp Lite Isobar6

 

Graças a colaboração do colega Mauricio, colega de Campo Grande, podemos ter uma análise da proteção desenvolvida e fabricada pela Tripp Lite, modelo ISOBAR6, encomendada dos EUA. Trata-se de um supressor de surtos de tensão com seis tomadas padrão NEMA 5-15R

A visão frontal da caixa da mesma pode ser vista ai abaixo. Note a garantia para toda a vida de que até o valor de 50.000 dólares de indenização ou conserto pago de equipamentos que porventura vierem a ser danificados por surtos de tensão quando ligados a essa proteção, de modo correto (válido para U.S., Canadá, e Porto Rico).

Segundo o Maurício seu preço foi de $ 29,50, imagino que dólares e se não for o próprio Maurício, por favor, me corrija.. Não houve necessidade de pagar frete, segundo ele. Só faltou nos dizer aonde comprou..

É uma proteção que opera em 120 Volts apenas e tolera uma corrente de 12 Amperes, garantidos por um mini disjuntor (circuit breaker) e consequentemente uma potência de até 1.440 Watts.

Seu cabo de rede tem 1,83 metros e tem plug NEMA 5-15P. Note que seu plug é proposital e adequadamente inclinado e disposto a 45 graus para facilitar sua conexão.

 

Na parte traseira da caixa se pode ver essa imagem dai de baixo:

TripLitetraseiradacaixa_zps3ac55f42.jpg

Os dados técnicos bem como detalhes sobre a garantia podem ser vistos ai nessa visão.

Ai também fica mostrado a distribuição e função de cada um dos três leds de painel..

 

O detalhamento das características dessa proteção podem melhor ser vistos na home page do fabricante: http://www.tripplite.com/surge-protector-isobar-6-outlets-6-ft-cord-3330-joule~ISOBAR6/

 

A visão frontal do dispositivo está aparente ai abaixo, com algumas tomadas com os protetores de tomada inseridos (deixe-os nas tomadas que não serão utilizadas). Note o detalhe já comentado do plug a 45 graus.

 

TripLitevisa3030ofrontaledetalhesplugepr

 

Repare que o mini disjuntor liga desliga acumula a função de disjuntor e por isso carrega a descrição de reset, no frontal, que é onde se deve apertar quando e se ele entrar em proteção..

 

Sua caixa metálica na totalidade confere uma característica de robustez muito boa..

 

Abaixo uma foto que mostra que 8 parafusos, 4 de cada lado, são suficientes para abertura total da caixa do dispositivo, tornando facílimo seu acesso ao interior do mesmo, seja para análise seja para eventual manutenção..

TripLitedetalhedamontagem_zpsc2f134c9.jp

 

 

Ai abaixo dá de se ter uma visão de seu interior, mostrando seus componentes de proteção e filtragem..  Repare na fiação de bitola bem generosa, bem como na espessura da fiação usada nos indutores..

TripLitevisa3030ointerna_zpsca956673.jpg

 

Na parte de filtragem se tem dois indutores toroidais simples e um capacitor Y a massa (rejeição de modo comum), da fiação para o terra. Dois indutores montados em núcleos I, provavelmente um no fio fase outro no fio neutro, com capacitor da série X2 para rejeição de modo diferencial (ruídos entre fase e neutro) e mais um indutor duplo com mais um capacitor da série X2..

 

Na parte de proteção se tem um fusível com corpo de cerâmica, 9 Varistores agrupados adequadamente e em torno de fusíveis térmicos (total de 3 deles).

 

Tem tudo o que uma boa proteção deve ter, não falta nada.. Montagem bem robusta e sem barramento de tomadas e sim monoblocos de duas tomadas (três deles) resultando em uma montagem limpa e segura..

 

Veja ai, na foto abaixo, o detalhe dos varistores que "sanduicham" os fusíveis térmicos, enrolados em material resistente a alta temperatura para aumentar o desempenho no monitoramento da temperatura desses varistores..

TripLitedetalhedosvaristoresembrulhados_

 

 

Um detalhe interessante e que resume a preocupação do fabricante com segurança pode ser visto ai nessa foto abaixo. É a preocupação com o aterramento da caixa metálica do dispositivo, consistindo essa em uma proteção adicional para o usuário...

TripLiteaterramentodacarcac3270adodispos

 

Uma excelente proteção sem a menor dúvida, padrão da Tripp Lite, empresa que de longa data se ocupa da fabricação desse tipo de dispositivo..

Obrigado mais uma vez ao Maurício pelo envio das fotos..

 

 

PS: Só para citar. Mesmo antes de eu fazer minhas próprias proteções eu já usava, como proteção para meus equipamentos, um modelo da Tripp-Lite, diferente desse dai, mas igualmente bom.

Olha ele ai, na caixa original em que veio, dos EUA.

Frente

Tripp-Lite_zpsb5b8e02a.jpg

 

Traseira

TrippLite_zps6a636bc0.jpeg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Alguém possui o filtro de linha ILUMI?

 

Alguém poderia me informar se é bom?

 

Obrigado.

 

 

7911203.jpg

Vou arriscar a resposta, como o Faller está por perto ele pode corrigir o  necessário.

Parece um produto melhor do que a média oferecida no nosso mercado, que excetuando as duas marcas reconhecidas as outras opções não passam de uma extensão com um fusível, e algumas até perigosas, sem a devida segurança.

 

Uma coisa que chama a atenção em toda a publicidade de produto de qualidade duvidosa é o fato de se enaltecer que o cabo e o plug estão de acordo com as normas técnicas, alguns falam até em "homologados". E o produto sempre se diz "profissional", o que seria isso?

Já vi outras extensões de empresas tradicionais em elétrica, mas nenhuma dela disponibiliza componentes que efetivamente vão filtrar e proteger, como estes dos links abaixo. Na falta de opção mais barata o consumidor se preocupa em pegar o "menos pior ou o menos perigoso", levando uma ilusão para casa. Acho que chegará o momento que alguem vai enxergar essa carência do mercado e lançar um produto honesto na faixa de uns R$ 40,00 (valor do saudoso Clone 1087). Até isso acontecer a gente fica esperançoso quando vê algo novo.

 

Enfim, "quem não tem cão caça com gato", mesmo sabendo que o gato não tem os melhores atributos do cão para tal empreitada. Se este lançamento custar até R$ 25,00 ele está na média. Eu o usaria para algo sem muiita importância, pois parece bem feito e seguro, dentro da média das porcarias nacionais, mas as proteções ou filtragens são precárias. Basta dar uma olhada no filtro da Tripp Lite acima, e ver a presença de capacitores, indutores, varistores, fios grossos e etc. Dá até dó.

 

http://www.kabum.com.br/produto/27660/enermax-filtro-de-linha-personal-ii-8-tomadas-preto-25-08-801p

http://www.kabum.com.br/produto/33184/ts-shara-multifiltro-professional-6-tomadas-618

http://www.kabum.com.br/produto/9098/ragtech-protetor-eletrônico-de-5-tomadas-2036

 

 

Editando: Pesquisei o fabricante do produto, aparentemente empresa séria e de porte. Deveriam levar um puxão de orelhas por lançar algo tal simples e despretencioso e ainda chamá-lo de "profissional". Perderam a oportunidade de fazer bonito, ganhar mercado e ajudar as pessoas. Está sendo vendido por valor maior do que o filtro da Davena, que usa o circuit breaker ao invés de fusível e que na minha opinião é melhor,

 

http://www.ilumi.com.br/produtos/flex/filtro-de-linha-profissional

http://www.daneva.com.br/?page=p-cons&cat=7&produto=50

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller, obrigado pela sua análise. Fico feliz por ter adquirido um produto de boa qualidade.

 

Comprei por $ 29,50 e meu amigo trouxe dos EUA para mim, foi um preço promocional. O valor normal desse produto gira em torno de $ 40 a $ 45.

 

Mais uma vez, obrigado pela análise.

 

Mauricio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que a Clamper lançou novos produtos hein, deem uma olhada nesses aqui...

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-energia.html

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-tel.html

esse DPS Clamper energia ai talvez seja uma boa opção pra quem não ta podendo pagar um multi proteção num é? (assim como eu...) queria saber a opinião de vocês sobre ele, parece ser um bom produto? quando vocês recomendam a Clamper é por aquele produto especifico ou a marca realmente merece esse ponto de confiança? e se possível queria saber se no caso desse 1º produto meu PC e monitor estiverem protegidos por esse filtro, mas o cabo da internet estiver normal sem filtro de linha corre o risco de em casos extremos a sobrecarga passar pelo cabo de rede da internet e danificar o PC?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

Se possível queria saber se no caso desse 1º produto meu PC e monitor estiverem protegidos por esse filtro, mas o cabo da internet estiver normal sem filtro de linha corre o risco de em casos extremos a sobrecarga passar pelo cabo de rede da internet e danificar o PC?

Sim. Surtos de energia também podem chegar ao seu PC pela linha telefônica, se sua internet for ADSL. O surto vem pela linha telefônica, passa pelo Modem e chega ao seu PC pelo cabo de internet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uau, isso sim foi uma análise...

Obrigado faller, fico feliz em dar minha (pequena) contribuição para o pessoal do Fórum, mesmo sem entender nada de elétrica / eletrônica / físca, etc....pelo visto o filtro Manhattan não oferece proteção satisfatória para nossos sistemas, e como não vou conseguir "tranformá-lo" em uma proteção melhor, provavelmente estarei "doando" ele para alguem, ou utilizando o mesmo em equipamentos menos nobres aqui de casa.

Agora é voltar para a minha busca de um filtro de linha bom, na faixa de preço de R$50,00, já que os APC estão em falta em tudo quanto é lugar!

Tem APC no Mercado Livre colega.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, surtos também podem vir pelo cabo coaxial (TV a cabo ou internet)!!

nossa ate isso, nunca sequer cogitei essa possibilidade, bom saber valeu ai.

e se alguém puder esclarecer pra mim se essa proteção seria adequada e suficiente para um PC gamer de médio porte com monitor e modem eu ficaria muito grato.

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-energia.html

+

http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-tel.html

eu sei que tem o multi proteção da Clamper que foi muito bem elogiado pela comunidade mas estou desempregado no momento e cada centavo faz diferença pra mim  :(.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!