Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Foxwalt

ATENÇÃO! Cuidado com a GT 1030 DDR4, muito mais lenta!

Recommended Posts

Olá pessoal,

acredito que todos aqui sabem do aumento do custo das memórias. Como as placas de vídeo também possuem memória própria, naturalmente que foram afetadas. E daí surge a oportunidade de diminuir custos de fabricação ao colocar memórias mais baratas (DDR4) na GT 1030, placa muito recomendada como ótimo produto de entrada. Até aí tudo bem, é outro produto. Mas acontece que a NVidia agiu de forma "super honesta" ao lançar essa versão sem qualquer aviso. Muita gente vai levar esse golpe e pagar quase o mesmo preço em um produto muito inferior.

Portanto, você, caro consumidor, deve prestar muita atenção ao pesquisar pela GT 1030. A versão DDR4, além de ter memória muito mais lenta, tem também o clock da GPU reduzido. O impacto dessa troca no desempenho é catastrófico, fazendo a versão DDR4 ser absurdamente inferior à versão GDDR5.

As diferenças nas especificações, para alguns modelos, são as seguintes:

image.png

Fonte: AnandTech.

Disponível em: https://www.anandtech.com/show/12614/nvidia-quietly-rolls-out-slower-lower-tdp-geforce-gt-1030-with-ddr4-vram

E a diferença gritante no desempenho seria mais ou menos esta:

Assim que mais testes forem disponibilizados, o tópico será atualizado.

Esse é um belíssimo exemplo de pleno respeito com seu consumidor. Poderiam ter dado o nome de GT 1020 ou GT 1010, mas não... Procurem com muita atenção pela versão com memória GDDR5. Procurem também pela concorrente Radeon RX 550, que por sinal é um pouco melhor.

• Curtir 17
  • Obrigado 5

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito importante avisarmos os consumidores e usuários sobre essa notícia, já que a própria Nvidia nem se quer deu satisfação ou explicações sobre essa nova placa que é ligeiramente inferior...

Por isso a importância de SEMPRE pesquisar antes de fazer qualquer compra.

Editado por Jasiel
  • Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post

isso vai pegar muita gente desavisada.. fora a sacanagem que é, tive uma 1030 e a plaquinha era guerreira e honesta pra quem nao pode investir demais e quer ter um pouco de diversao... mas essa ddr4 vai ser empurrada com a fama da normal e depois é que vão aparecer as queixas

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que seria "desrespeito", ali no final..

E a própria NVIDIA, através do GPP, pregava "transparência" com os clientes

Citação

O GeForce Partner Program (Programa de Parceiros GeForce) foi criado para assegurar que os jogadores terão uma transparência total na plataforma de programas e GPUs que lhe estão sendo vendidas, e que podem escolher com confiança os produtos que carregam a promessa da Nvidia GeForce.

É osso.. Não é a toa que cancelaram.. Vai contra os que eles mesmos fazem...

• Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post
9 minutos atrás, Jasiel disse:

...essa nova placa que é ligeiramente inferior.

Eu não diria ligeiramente... A DDR4 é muito inferior.

4 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

isso vai pegar muita gente desavisada.. fora a sacanagem que é, tive uma 1030 e a plaquinha era guerreira e honesta pra quem nao pode investir demais e quer ter um pouco de diversao... mas essa ddr4 vai ser empurrada com a fama da normal e depois é que vão aparecer as queixas

A GT 1030 GDDR5 é uma boa opção de compra e a NVidia sabe disso. Agora que a plaquinha está com a fama lá no alto, vão dar o golpe com a versão DDR4...

3 minutos atrás, RS Faria disse:

Acho que seria "desrespeito", ali no final..

Foi para ser irônico mesmo...

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

O que achei estranho foi a perda absurda de desempenho por "limitação" da memória.

Haveria perda, claro, mas é muito maior (muito mesmo) do que ocorre no caso da R7 350 (DDR3) e R7 350 (GDDR5). Até a R7 250 (DDR3) ficava levemente abaixo da R7 250E. Ou seja, acho que tem algo a mais.

Das informações que vi, a diferença chega a quase 50% da versão original, essa placa deveria se chamar "GT 1020".

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Foxwalt disse:

Eu não diria ligeiramente... A DDR4 é muito inferior.

Ligeiramente é modo de dizer. :D Realmente é muito inferior.

1 hora atrás, zopek disse:

O que achei estranho foi a perda absurda de desempenho por "limitação" da memória.

Na minha sincera opinião, a Nvidia não quer saber disso... Entrando "Money" é o que realmente importa. Eles não ficaram satisfeitos com a GT1030 baratinha para o público mais de entrada.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Citar o GPP é uma ótima maneira de demonstrar a "preocupação" da NVidia com o consumidor, alguns sabem bem as coisas que eram ditas a respeito do programa e o qual nebulosa foi essa história toda. Enfim, essa versão saiu há uns poucos meses internacionalmente e todas as vezes que recomendava a GT1030 eu dava uma olhada se já tinha o modelo DDR4. Infelizmente, agora, ele está de fato por aqui. Uma lástima, falcatrua e devo dizer ainda que me impressionou a diferença. Mais lenta era óbvio mas tanto assim chega a assustar.

Editado por Bryan Sheldon
Gramática
  • Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma contribuição para o tópico... deveríamos criar um tópico assim sempre que Nvidia ou AMD fizerem isso. (GTX 1060 3GB, RX 560 14CU, GT 1030, etc)

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Foxwalt Fiquei sabendo disto à 2 dias atrás, excelente ideia postar aqui este assunto, parabéns pela iniciativa, vai com certeza auxiliar várias pessoas.

adicionado 0 minutos depois

@Foxwalt Fiquei sabendo disto à 2 dias atrás, excelente ideia postar aqui este assunto, parabéns pela iniciativa, vai com certeza auxiliar várias pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

@GabrielLP14 Achei uma atitude antiprofissional por parte da empresa, querer colocar uma placa no mercado para "teoricamente" se parecer com outra sem nem avisar a comunidade... A ideia deles pelo o que parece, é pegar os desavisados pensando que estão comprando uma GT1030 GDDR5, que foi um sucesso para rodar jogos leves.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Silenciosamente, a NVidia está lançando outro modelo da 1050, modelo com 3GB GDDR5. Ainda não sei dizer se é um upgrade ou downgrade no produto anterior, visto que em troca de mais potência do chip e capacidade da memória houve sacrifício de largura da interface de memória e, com isso, redução na velocidade da mesma. Abaixo a tabela comparativa:

gtx-1050-specs-100758336-orig.jpg

Aparentemente, um upgrade. Sempre bom esperar por testes e observar, na prática, o que tal mudança gera. Tal como foi com o modelo DDR4 da 1030, este dispositivo deve demorar algum tempo para pousar em terras tupiniquins.

• Confuso 1

Compartilhar este post

Link para o post

@RobertoGB, não achei muitas fontes da notícia. Espero que você esteja certo e tal modelo fique por lá. Chegando aqui, tenha certeza, vai ter valor superior em relação à 1050 e provavelmente bem próximo da 1050Ti. Eu realmente não entendo porque do lançamento, seja para a Ásia ou para a América e Europa.

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

Quando até a GT 730 é melhor que a 1030, algo definitivamente está errado.

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, ClinkLinck disse:

Quando até a GT 730 é melhor que a 1030, algo definitivamente está errado.

Sério isso. Que absurdo!

Criam uma placa de vídeo de baixo-custo razoável para o público alvo mais econômico para depois "substituírem" por uma versão muito mais fraca na calada da noite.Olhem a diferença de FPS no Overwatch que resultou em uma diferença entre  jogável e parcialmente jogável.

Editado por SamucaFO
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@ClinkLinck Sério, da até nojo desse tipo de atitude da empresa.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Para perder para uma GT730, deviam ter nomeado como GT1010 pelo visto

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, xxtrekzx disse:

Mas a Gt 1030 Gddr5 vai continuar sendo fabricada né?? Ou pararam e trocaram pela Gddr4????

Vão estar sendo vendidas concomitantemente, por isso tem que prestar atenção na hora de comprar.

E também por isso a reação da maioria dos gamers. A NVidia não deixando nada claro pro consumidor desatento fazer ********** e depois ela dizer que não é culpa dela, pois está nas especificações da placa, nas letrinhas miúdas.

Compartilhar este post

Link para o post

@ClinkLinck É uma grande piada, fizeram um fiasco com o GPP para que parassem de vender produtos da AMD com gaming na caixa, para que os consumidores "soubessem claramente o que estavam comprando" para fazerem essas cagadas com GTX1050 3Gb e GT1030 DDR4.

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

O jeito é torcer pela AMD voltar forte no mercado das GPU's. Tais atitudes só aparecem quando se está estabelecido um monopólio. A Intel entrando nas GPU's, seria sonhar muito?

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Bryan Sheldon disse:

O jeito é torcer pela AMD voltar forte no mercado das GPU's. Tais atitudes só aparecem quando se está estabelecido um monopólio. A Intel entrando nas GPU's, seria sonhar muito?

Mesmo que eles estejam fortes no mercado de GPUs, as pessoas irão comprar Nvidia de qualquer maneira. A marca é mais importante que o mérito técnico. A Intel vendeu mais Pentium 4 que, além de mais caros, eram claramente inferiores aos Athlon XP e 64 por causa do marketing agressivo (nessa época tinha até personagem de novela da globo falando em Pentium 4 - Eu já estou na casa dos 30, então eu vivi esse período ;x).

Um dos vídeos mais importantes do AdoredTV diz exatamente isso que eu falei acima. O vídeo mostra a época das HD 4870 e 4850 Vs GTX 280 e 260. A Nvidia estava atrás em preço x performance e performance x watt e vendeu mais, por ter o nome Nvidia. Até mesmo o Anandtech recomendou a HD 4870 na época (https://www.anandtech.com/show/2626).

O vídeo em questão é esse... eu planejo adicionar legendas nele futuramente, se alguém quiser ajudar eu aceito :D

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post

Incrível como a AMD tinha uma melhor performance por Watt antigamente e hoje em dia as Vega são uma vergonha.

Me pergunto o que aconteceu com o mercado de GPUs em 2010~2014.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais