Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ATENÇÃO! Cuidado com a GT 1030 DDR4, muito mais lenta!


Posts recomendados

  • Coordenador

Olá pessoal,

 

acredito que todos aqui sabem do aumento do custo das memórias. Como as placas de vídeo também possuem memória própria, naturalmente que foram afetadas. E daí surge a oportunidade de diminuir custos de fabricação ao colocar memórias mais baratas (DDR4) na GT 1030, placa muito recomendada como ótimo produto de entrada. Até aí tudo bem, é outro produto. Mas acontece que a NVidia agiu de forma "super honesta" ao lançar essa versão sem qualquer aviso. Muita gente vai levar esse golpe e pagar quase o mesmo preço em um produto muito inferior.

 

Portanto, você, caro consumidor, deve prestar muita atenção ao pesquisar pela GT 1030. A versão DDR4, além de ter memória muito mais lenta, tem também o clock da GPU reduzido. O impacto dessa troca no desempenho é catastrófico, fazendo a versão DDR4 ser absurdamente inferior à versão GDDR5.

 

As diferenças nas especificações, para alguns modelos, são as seguintes:

 

image.png

Fonte: AnandTech.

Disponível em: https://www.anandtech.com/show/12614/nvidia-quietly-rolls-out-slower-lower-tdp-geforce-gt-1030-with-ddr4-vram

 

E a diferença gritante no desempenho seria mais ou menos esta:

 

 

Assim que mais testes forem disponibilizados, o tópico será atualizado.

 

Esse é um belíssimo exemplo de pleno respeito com seu consumidor. Poderiam ter dado o nome de GT 1020 ou GT 1010, mas não... Procurem com muita atenção pela versão com memória GDDR5. Procurem também pela concorrente Radeon RX 550, que por sinal é um pouco melhor.

  • Curtir 18
  • Obrigado 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Muito importante avisarmos os consumidores e usuários sobre essa notícia, já que a própria Nvidia nem se quer deu satisfação ou explicações sobre essa nova placa que é ligeiramente inferior...

 

Por isso a importância de SEMPRE pesquisar antes de fazer qualquer compra.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso vai pegar muita gente desavisada.. fora a sacanagem que é, tive uma 1030 e a plaquinha era guerreira e honesta pra quem nao pode investir demais e quer ter um pouco de diversao... mas essa ddr4 vai ser empurrada com a fama da normal e depois é que vão aparecer as queixas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que seria "desrespeito", ali no final..

 

 

E a própria NVIDIA, através do GPP, pregava "transparência" com os clientes

 

Citação

O GeForce Partner Program (Programa de Parceiros GeForce) foi criado para assegurar que os jogadores terão uma transparência total na plataforma de programas e GPUs que lhe estão sendo vendidas, e que podem escolher com confiança os produtos que carregam a promessa da Nvidia GeForce.

 

É osso.. Não é a toa que cancelaram.. Vai contra os que eles mesmos fazem...

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
9 minutos atrás, Jasiel disse:

...essa nova placa que é ligeiramente inferior.

Eu não diria ligeiramente... A DDR4 é muito inferior.

 

4 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

isso vai pegar muita gente desavisada.. fora a sacanagem que é, tive uma 1030 e a plaquinha era guerreira e honesta pra quem nao pode investir demais e quer ter um pouco de diversao... mas essa ddr4 vai ser empurrada com a fama da normal e depois é que vão aparecer as queixas

A GT 1030 GDDR5 é uma boa opção de compra e a NVidia sabe disso. Agora que a plaquinha está com a fama lá no alto, vão dar o golpe com a versão DDR4...

 

3 minutos atrás, RS Faria disse:

Acho que seria "desrespeito", ali no final..

Foi para ser irônico mesmo...

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que achei estranho foi a perda absurda de desempenho por "limitação" da memória.

Haveria perda, claro, mas é muito maior (muito mesmo) do que ocorre no caso da R7 350 (DDR3) e R7 350 (GDDR5). Até a R7 250 (DDR3) ficava levemente abaixo da R7 250E. Ou seja, acho que tem algo a mais.

Das informações que vi, a diferença chega a quase 50% da versão original, essa placa deveria se chamar "GT 1020".

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Foxwalt disse:

Eu não diria ligeiramente... A DDR4 é muito inferior.

 

Ligeiramente é modo de dizer. :D Realmente é muito inferior.

 

1 hora atrás, zopek disse:

O que achei estranho foi a perda absurda de desempenho por "limitação" da memória.

Na minha sincera opinião, a Nvidia não quer saber disso... Entrando "Money" é o que realmente importa. Eles não ficaram satisfeitos com a GT1030 baratinha para o público mais de entrada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar o GPP é uma ótima maneira de demonstrar a "preocupação" da NVidia com o consumidor, alguns sabem bem as coisas que eram ditas a respeito do programa e o qual nebulosa foi essa história toda. Enfim, essa versão saiu há uns poucos meses internacionalmente e todas as vezes que recomendava a GT1030 eu dava uma olhada se já tinha o modelo DDR4. Infelizmente, agora, ele está de fato por aqui. Uma lástima, falcatrua e devo dizer ainda que me impressionou a diferença. Mais lenta era óbvio mas tanto assim chega a assustar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Fiquei sabendo disto à 2 dias atrás, excelente ideia postar aqui este assunto, parabéns pela iniciativa, vai com certeza auxiliar várias pessoas.

 

adicionado 0 minutos depois

@Foxwalt Fiquei sabendo disto à 2 dias atrás, excelente ideia postar aqui este assunto, parabéns pela iniciativa, vai com certeza auxiliar várias pessoas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GabrielLP14 Achei uma atitude antiprofissional por parte da empresa, querer colocar uma placa no mercado para "teoricamente" se parecer com outra sem nem avisar a comunidade... A ideia deles pelo o que parece, é pegar os desavisados pensando que estão comprando uma GT1030 GDDR5, que foi um sucesso para rodar jogos leves.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silenciosamente, a NVidia está lançando outro modelo da 1050, modelo com 3GB GDDR5. Ainda não sei dizer se é um upgrade ou downgrade no produto anterior, visto que em troca de mais potência do chip e capacidade da memória houve sacrifício de largura da interface de memória e, com isso, redução na velocidade da mesma. Abaixo a tabela comparativa:

 

gtx-1050-specs-100758336-orig.jpg

 

Aparentemente, um upgrade. Sempre bom esperar por testes e observar, na prática, o que tal mudança gera. Tal como foi com o modelo DDR4 da 1030, este dispositivo deve demorar algum tempo para pousar em terras tupiniquins.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB, não achei muitas fontes da notícia. Espero que você esteja certo e tal modelo fique por lá. Chegando aqui, tenha certeza, vai ter valor superior em relação à 1050 e provavelmente bem próximo da 1050Ti. Eu realmente não entendo porque do lançamento, seja para a Ásia ou para a América e Europa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ClinkLinck disse:

Quando até a GT 730 é melhor que a 1030, algo definitivamente está errado.

 

 

Sério isso. Que absurdo!

 

Criam uma placa de vídeo de baixo-custo razoável para o público alvo mais econômico para depois "substituírem" por uma versão muito mais fraca na calada da noite.Olhem a diferença de FPS no Overwatch que resultou em uma diferença entre  jogável e parcialmente jogável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, xxtrekzx disse:

Mas a Gt 1030 Gddr5 vai continuar sendo fabricada né?? Ou pararam e trocaram pela Gddr4????

 

Vão estar sendo vendidas concomitantemente, por isso tem que prestar atenção na hora de comprar.

 

E também por isso a reação da maioria dos gamers. A NVidia não deixando nada claro pro consumidor desatento fazer ********** e depois ela dizer que não é culpa dela, pois está nas especificações da placa, nas letrinhas miúdas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Bryan Sheldon disse:

O jeito é torcer pela AMD voltar forte no mercado das GPU's. Tais atitudes só aparecem quando se está estabelecido um monopólio. A Intel entrando nas GPU's, seria sonhar muito?

Mesmo que eles estejam fortes no mercado de GPUs, as pessoas irão comprar Nvidia de qualquer maneira. A marca é mais importante que o mérito técnico. A Intel vendeu mais Pentium 4 que, além de mais caros, eram claramente inferiores aos Athlon XP e 64 por causa do marketing agressivo (nessa época tinha até personagem de novela da globo falando em Pentium 4 - Eu já estou na casa dos 30, então eu vivi esse período ;x).

 

Um dos vídeos mais importantes do AdoredTV diz exatamente isso que eu falei acima. O vídeo mostra a época das HD 4870 e 4850 Vs GTX 280 e 260. A Nvidia estava atrás em preço x performance e performance x watt e vendeu mais, por ter o nome Nvidia. Até mesmo o Anandtech recomendou a HD 4870 na época (https://www.anandtech.com/show/2626).

 

O vídeo em questão é esse... eu planejo adicionar legendas nele futuramente, se alguém quiser ajudar eu aceito :D

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...