Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chuveiro blindado sem aterramento pode dar choque?


xonks

Posts recomendados

Moro em um apartamento extremamente antigo e não tem aterramento, a energia é 120v, tentei usar o chuveiro elétrico tradicional apenas isolando o terra, mas tomei choque ao tomar banho. O chuveiro elétrico blindado resolveria o problema com o choque? Seria muito perigoso utilizar o chuveiro sem aterramento? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, xonks disse:

O chuveiro elétrico blindado resolveria o problema com o choque?

 

bem, ate onde sei o blindado tem a vantagem da resistência não entrar em contato com a agua, por isso, blindado.. entao em tese, resolveria.. massss de qualquer maneira, usar agua e energia por mais seguro q o sistema possa ser, o aterramento ainda é conveniente, ao meu ver..

 

15 minutos atrás, xonks disse:

Seria muito perigoso utilizar o chuveiro sem aterramento? 

 

você mesmo já tomou um choque.. entao por si só isso ja responde.. agua e energia definitivamente andam em caminhos opostos.. eu não usaria..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resistência blindada não entra em contato com a água, resolve o problema do choque.

Porém o aterramento é um item de segurança do usuário, por isso é obrigatório em instalações novas ou reformadas. Caso seja mesmo impossível providenciar o aterramento pelo menos instale um dispositivo DR no circuito do chuveiro, melhora a segurança.

 

O choque ocorre pela existência de muitos sais na água, pode ser uma característica da água mas também pode ser o reservatório de água precisando de limpeza.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, Blumer Celta disse:

li que se for água de poço, ou talvez com os tais sais, não funcionará com o DR

 

Ficaria disparando. Fugas de corrente pela água.

 

Na verdade, a maior segurança de um chuveiro elétrico se baseia em a água ter uma altíssima resistividade, se comparada à resistência — a qual "tende" a virtualizar um curto entre fase e neutro.

 

Em monofásico, DR compara corrente de fase e neutro. O bom aterramento vai desequilibrar essas correntes e disparar o DR, mas não sem necessidade como acontece com chuveiros incompatíveis quando a água é apenas minimamente salobra (não perigosa).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Ricardov disse:

O DR é um item de segurança caso ocorra uma falha na blindagem.

 

Essa segurança é colateral, apesar de fazer um bom marketing. Na verdade, de um ponto de vista da engenharia na sinfonia das normas, a blindagem mais serve para garantir o bom funcionamento do DR, muito sensível. Então, se este disparar, provavelmente significará de fato uma falha de isolação no sistema. Por exemplo, a fase fugindo pela parede molhada. Nesses casos, sem DR, viriam os acidentes ou "incômodos", já que, pelo menos ali, não haveria virtual "continuidade" com o neutro, através da resistência, nem com aterramento real.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma maneira simples de se detectar choque, fugas ou outros problemas de um circuito consiste em se comparar as correntes nos dois fios da instalação.

Se as correntes tiverem a mesma intensidade, então podemos dizer que o circuito está em ordem, e que apenas a carga está recebendo a alimentação.

No entanto, se as correntes tiverem intensidades diferentes, então podemos dizer que está havendo uma fuga, um curto à terra ou então alguém está sendo afetada por um choque, sendo a causa de um desvio de corrente.

É exatamente isso que faz o Dispositivo DR ou DDR. Ele compara as duas correntes e no momento em que elas se tornam desiguais, ele desliga o circuito.

Para os Dispositivos DR comuns a sensibilidade costuma estar em torno de 30 mA.

A figura abaixo mostra como isso pode ser feito com a utilização de um transformador de corrente e um comparador de tensão.

image.png.1f268bcd09dce38a4161c068b803ba69.png

Neste circuito se as intensidades das correntes forem iguais, a saída será zero. Se as intensidades forem diferentes teremos uma tensão de saída.

Essa tensão de saída pode então ser usada para acionar um relé ou disjuntos que desarma o circuito até que a causa da fuga seja removida, ou então exigindo o rearme de forma manual.

Veja que o dispositivo opera com o campo magnético da corrente que passa através do fio, que induz uma tensão nas espiras da bobina do toróide. Assim, as perdas no circuito praticamente não existem. A corrente no circuito não é afetada.

 

Fonte:

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/7102-como-funcionam-os-dispositivos-dr-el053.html

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@xonks Boa noite, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Talvez só trocando de chuveiro já pararia de dar choque, pois chuveiros hoje em dia são feitos para serem compatíveis com dispositivo DR, ou seja: não devem dar choque mesmo sem aterramento, ou dar no máximo um choquezinho bem leve quando há algum corte na pele. Ao comprar o novo chuveiro, verifique na embalagem se diz ser compatível com DR.
IMPORTANTE: Sendo instalação antiga, provavelmente foi dimensionada para chuveiros de 5500W. Verifique qual a corrente do disjuntor do chuveiro, se for de até 50A (considerando que sua rede é 127V), compre chuveiro de 5500W.
Mas sim, chuveiros de resistência blindada, além de muito mais seguros, a resistência tem uma durabilidade muito maior. E são bem menos propensos a dar choque do que chuveiros elétricos convencionais. Porém como os amigos acima mencionaram, aterramento ainda é muito importante, e se for possível, providencie a instalação. Se não for possível há outros métodos de segurança que se pode adquirir, como por exemplo usar transformador isolador em aparelhos que possam ser perigosos sem aterramento (Ex: máquina de lavar, geladeira, etc.) Jamais ligue o fio terra dos equipamentos no neutro da tomada!

Em 17/07/2022 às 18:29, Ricardov disse:

Caso seja mesmo impossível providenciar o aterramento pelo menos instale um dispositivo DR no circuito do chuveiro, melhora a segurança.

A regra de uso do DR no Brasil, é para o circuito de toda a casa/apartamento, mas sendo uma instalação antiga, precisa ser revisada ou até mesmo refeita antes de instalar esse dispositivo. Afinal essas instalações podem ter alguma fuga que ficará desarmando o DR freqüentemente.

 

Em 18/07/2022 às 15:00, Blumer Celta disse:

Não sei se em todos, mas parece que alguns destes dispositivos DR também precisam do terra, e quanto aos sais da água, li que se for agua de poço ou talvez com os tais sais, não funcionará com o DR.

DR não precisa do aterramento para funcionar, mas sem aterramento, ele só irá desarmar caso a pessoa leve choque. Se tiver aterramento, ele irá desarmar assim que ocorrer uma fuga de corrente para o terra.
 

 

Em 25/07/2022 às 21:55, alexandre.mbm disse:

@Ricardov , será que ainda dá um tranco, na pessoa?

Tem um vídeo de um canal gringo (ElectroBOOM), que ele fez esse teste, mas com GFCI, que é semelhante ao DR mas é o dispositivo usado nas instalações elétricas estadunidenses. No vídeo, ele levou choque, mas o GFCI desarmou instantaneamente embora ainda tenha sido uma experiência "chocante"... (Vídeo em inglês)


Mas no caso do GFCI, parece que ele é menos sensível que o DR que temos no Brasil, ele precisou deixar a mão molhada com água e sabão para desarmar o GFCI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...