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Olá Pessoal.

Peguei algumas placas de comando (de geradores de energia) e me deparei com um problema. As placas possuem uma "RESINA TRANSPARENTE ISOLANTE" que fica por cima dos componentes. Meu pedido de ajuda do pessoal de eletrônica é perguntar se alguém conhece algum "solvente" para se retirar esse resina sobre os componentes. Segue algumas fotos das placas com a resina:

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Essas resinas, são izolantes contra corrozão, pra locais umidos e contra maresias, qual seria a finalidade de retirada??, reparo de componentes ou só pra retirada dos componentes? desconheço algum produto que remova por completo, teria que deixar de molho em alguma solução, que não corroa os componetes também..muito complicado...chega a ser quase inviável, tem algumas resinas que são flexiveis da pra até serem arrancadas, com alguma ferramenta...

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Essas resinas, são izolantes contra corrozão, pra locais umidos e contra maresias, qual seria a finalidade de retirada??, reparo de componentes ou só pra retirada dos componentes? desconheço algum produto que remova por completo, teria que deixar de molho em alguma solução, que não corroa os componetes também..muito complicado...chega a ser quase inviável, tem algumas resinas que são flexiveis da pra até serem arrancadas, com alguma ferramenta...

Olá IZO9K.

Afinalidade de retirada dessa resina e de conserto mesmo dessa placa (há outras placas para reparo) que adquerir de uma empresa. Essa resina é maleável (parece como hotmelt) consigo retirar com uma chave de fenda. Sai aos poucos e o trabalho é lento e pode de alguma forma danificar alguns componentes. Ainda estou procurando alguma informação de como retirar essa resina.

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Ok elsilva05!!

Isso é como se fosse uma cola, depois de seca, ninguem tem o antidoto para solta-lá, aguarde mais alguma informação...

  • 7 anos depois...
  • 2 anos depois...
  • Membro VIP
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Em 02/04/2010 às 17:33, ISO9K disse:

Essas resinas, são izolantes contra corrozão, pra locais umidos e contra maresias

 

Seria muito interessante termos os nomes dessas coisas aqui. Mais ainda dos produtos. Especialmente se forem específicos para tal aplicação.

 

Pois assim poderemos consultar instruções e especificações. Saber, por exemplo, da capacidade de isolação, tanto térmica como elétrica.

 

E quem sabe possamos passar a adquirir e aplicar os produtos?!

 

A proposta de "possuir" eletrônicos expostos a maresia e umidade parece até piada de mau gosto, do próprio encardido.

 

Eu já me senti muito ba**ca com CPU refrigerada a ar em cidade litorânea. O pior é que os projetistas não empurram ventoinha apenas num ponto (da CPU popular).

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Parece com computadores marítimos que mexi uma vez... um sa co.

 

Eu is sugerir tentar com removedor de tinta (removedor striptizi) por exemplo, mas a lata custa uma facada... e se não resolver perde o investimento...

 

e ainda por cima tem alguns problemas com os solventes mencionados...

***cuidado para não remover serigrafia de placas e componentes.

  • Obrigado 1
  • Membro VIP
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10 anos depois... ...chegou a minha vez de lidar com uma resina azul:

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Ela é bem dura, zero de flexibilidade. Usando ferro de solda ela esfarela na ponta quente, mediante muita força, a ponto de empenar a ponta do ferro de solda. No soprador térmico, com a resina bem aquecida, dá para ir quebrando umas partes forçando com uma chave de fenda mas, acaba rompendo trilhas.

Pus no congelador para ver se ela craqueia ou racha, amanhã vou ver no que deu. Pensei em colocar em agua fervente mas, minha esposa me proibiu de usar alguma panela dela.

A finalidade é ver quais componentes tem debaixo dela e selecionar os que quero aproveitar.

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  • Membro VIP
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19 horas atrás, Pincipi disse:

Pus no congelador para ver se ela craqueia ou racha

Ficou mais dura que ferro, tentei picotar com uma ponta de faca e acabou entortando.

A opção de agua fervendo continua na expectativa de uma aparecer uma panela velha que possa ser usada, depois disso vem a opção de ir direto ao fogo, quem sabe se comporta como uma vela ou a cera utilizada em lacres de sinete.

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  • Membro VIP
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Ideia... remova a parte de baixo onde sabes que não tem peças: risco menor de quebrar. Coloque gelado sob pressão p.ex. numa morsa de modo a dar ligeira flambada até o limite da curvatura da pci. Force a curva convexa com relação aos componentes (ou côncava .. sei lá). Vai ter que descobrir qual é por experimentação. Deixe 1 tempo ou 1 tempão. Se necessário, aqueça gradualmente com ar quente. Com sorte a resina se quebra ou trinca e a pci e componentes não. Remova a resina a partir das eventuais trincas.

  • Membro VIP
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Sobre usar White Lub em placas eletrônicas, eu perdi o fim da meada (das discussões, de mais de década atrás)... Qual é o consenso atual?

 

Minha intenção não é fazer desta uma postagem off-topic. Talvez um pouco de  química (além da física) possa ajudar na saga de remover esse "véu" azul.

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16 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Sobre usar White Lub em placas eletrônicas, eu perdi o fim da meada (das discussões, de mais de década atrás)... Qual é o consenso atual?

 

Minha intenção não é fazer desta uma postagem off-topic. Talvez um pouco de  química (além da física) possa ajudar na saga de remover esse "véu" azul.

eu não tenho acompanhado a saga depois que me disseram que traria mais problemas do que solução, uso wd-40 pra remover fluxo e proteger as trilhas peladas contra oxidação, quando preciso intervir a própria solda queima o wd e abre o caminho, a solda pega bem, mas faz um pouco de sujeira visto que fica resíduo na placa depois do serviço, ai tenho um procedimento padrão que é acetona e escovinha de dentes até siar as craca tudo, e depois wd-40 e escova pra espalhar bem sobre as trilhas. as placas que fiz nunca deram problemas com o tempo.

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  • Membro VIP
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Só mais um item pra este brainstorm, eu retorno à física e me fez lembrar 'o exterminador do futuro II' quando um congelamento rápido em nitrogênio líquido e uma pancadona de uma bala estraçalha o vilão. De volta à realidade, também me fez lembrar dum episódio do 'planeta inovação' (ou do gênero) onde o cara congela uma rosa em nitrogenio liquido, a deixa cair e ela se despedaça.

 

Na contramão da coisa, certa feita num insight 100% original,  misturei araldite (da famĺia supercola) com limalha de ferro pra fixar uma polia espanada num eixo duma máquina. Deu muito certo (pr'aquele propósito). Detalhe: solidifica mais rápido do que o normal.

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Certa ocasião, já tem tempo, usei borracha de silicone para substituir a junta do carburador do meu carro. Com pouco tempo a borracha estufou e ficou bem mais solta, tipo melequenta.

Experimente deixar submerso em gasolina por um ou mais dias. 

MOR_AL

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Aproveitando o tema das resinas, estou com um desafio: Uma plaquinha eletrônica que vai ficar em local de alta umidade, próximo ao ponto de condensação. Meu primeiro pensamento foi cobrir com resina, o mercado tem várias bi-componentes. Na sequência me lembrei dos barcos de fibra de vidro. A resina que une as fibras com o tempo absorvem a água fazendo que o casco passe ater o dobro do peso. Na nossa aplicação isso resulta (creio eu, posso estar enganado) em perda de isolação. Outra coisa que pensei foi em dar um banho de verniz de motor. Aparentemente esse tipo de verniz é bem resistente à penetração de água.

Li em alguns posts sobre existência de técnicas de proteção em placas marítimas. Isso talvez seja uma solução. Alguém sabe algo a respeito?

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@Sérgio Lembo não sei qual grau de confiabilidade precisa ter o sistema, mas eu testaria com uma camada generosa resina epóxi (uns 5mm no mínimo), além de impermeável ela tem certa flexibilidade, que permitirá que não descole caso a placa ou componentes sofram dilatação termica.

outra opção a se pensar é silicone acético, mas não sei como poderia ser feita a aplicação.

  • Obrigado 1
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eu posso estar enganado, mas acho que o que acontece na fibra de vidro é que as fibras se enchem de água em meio a resina, talvez uma camada de resina pura (sem fibras) não seja problema para sua aplicação.

  • Obrigado 1

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