Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Oitava e Nona geração - Pós-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

@Vegetto Sim, te entendo perfeitamente. Mas o exemplo do Streamer/Youtuber foi somente p/ exemplificar. A nova geração que está tendo poder aquisitivo quer tudo ao mesmo tempo e mais rápido, e + núcleos vem muito a calhar. Obviamente sabemos que X299 e X399 é uma pequena parcela que compra, mas essas plataformas acabam moldando a linha mainstream.

 

Finalmente a atual linha mainstream da Intel possui processadores de 6/12 e logo um 8/16.

 

Eu particularmente estou adorando o que está acontecendo desde 2016, viva a concorrência. Ficamos muitos anos parados, estagnados e aceitando mais do mesmo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi  @Atretador @GabrielLP14

 

Para o lado da Intel as coisas não são tão otimistas, os x299 e futuros x399(outro soquete) na verdade são inferiores aos x99, tanto no material que é produzido como também no desempenho em jogos e diversos programas, para você ter um ideia o top dos x99 é o i7 6950x 10C 20T, mas a plataforma tem o Xeon E5 22C e 44T e nos E7 um 24C e 48T, além disto nem todo software é programado para usufruir dessa arquitetura nova dos skylakex.

 

Na minha singela opinião a Intel nem aumentou tanto assim os núcleos, ela só trouxe os Xeons para a plataforma desk renomeados como i9, sendo que antes dos skylakex já existiam Xeons 24C e 48T, mas o pior da história é que se você pegar qualquer x99 incluindo i7 e xeon, são muito mais frios que x299 e futuros x399 e em boa parte dos jogos e programas você tem mais desempenho nos antigos do que nos novos.

 

Ryzen foram lançados no primeiro semestre de 2017 o top entusiasta da Intel era um deca-core, no segundo semestre de 2018 a Intel vai lançar um 28 core e ainda vai perder para o 32 core da AMD.

 

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, OCCT disse:

...além disto nem todo software é programado para usufruir dessa arquitetura nova dos skylakex.

 

Quem distribui os threads nos núcleos é o Windows, e ainda é mais fácil conseguir desempenho mais próximo do ideal num Skylake-X do que num Threadripper.

 

Citação

...no segundo semestre de 2018 a Intel vai lançar um 28 core e ainda vai perder para o 32 core da AMD.

 

É evidente que a Intel está com sérios problemas, mas ainda não é possível fazer essa afirmação, especialmente porque apenas metade dos 32 núcleos do Threadripper consegue acessar a RAM diretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB @Pietro Luigi Sim, ficamos estagnados muitos anos a mercê da intel devido a falta de concorrência. O ryzen fez a intel se mexer um pouco na linha mainstream, saindo de 4/8 para 6/12. A AMD ainda estar na "vantagem" com 8/16 e eu preferiria que ficassem assim por um tempo para tanto intel como amd refinarem suas cpus. Gostaria muito q o zen2 mantivesse a atual line up no que diz respeito a núcleos/threads do q continuar essa corrida por núcleos, pois, termos cpus ociosas é uma mao na roda para a falta de otimizacao, afinal o cara sabe q tem muito poder bruto de processamento no mercado e taca o ***** para a otimizacao.

Na maioria das vezes so existe otimizacao quando se existe escassez de recursos, se os recursos são abundantes (núcleos) ninguém vai ligar pra otimizacao.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Vegetto disse:

Gostaria muito q o zen2 mantivesse a atual line up no que diz respeito a núcleos/threads do q continuar essa corrida por núcleos, pois, termos cpus ociosas é uma mao na roda para a falta de otimizacao, afinal o cara sabe q tem muito poder bruto de processamento no mercado e taca o ***** para a otimizacao.

Na maioria das vezes so existe otimizacao quando se existe escassez de recursos, se os recursos são abundantes (núcleos) ninguém vai ligar pra otimizacao.

Muito bem apontado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Vegetto disse:

eu preferiria que ficassem assim por um tempo para tanto intel como amd refinarem suas cpus.

 

Acho que não vai mudar muita coisa. A Intel já está com a linha dela mais do que refinada, com o i7-8700K com vcore bem baixo e passando fácil de 5Ghz com delid. Às vezes até sem delid. Não acredito que eles continuem assim até lançarem um i7 com clock base de 5Ghz por exemplo. Acho mais fácil eles lançarem uma arquitetura nova e mais eficiente.

 

E a AMD vai continuar com chips de clock baixo e vcore alto e mais baratos, com IHS soldado, etc. Então eu não esperia muito refino da parte dos Ryzen. O Ryzen de 2ª geração não veio como foi o Vishera, sinal de que o Ryzen de 1ª geração já foi lançado mais ou menos como ele deveria ser. Sinal também de que o Ryzen de 3ª geração deve continuar nesse padrão de clock baixo e vcore alto, apenas com melhora na arquitetura (?).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dick Trace  @Atretador @GabrielLP14 * Interessante esses artigos sugiro que leiam.

 

Antes eu pensava que dependia só do Windows, mas realmente precisa de otimização no software, os skylakex apesar de usarem um nome Intel Core usa outra arquitetura diferente de todos os processadores desde Nehalem até Coffeelake, não é apenas um update, mudaram a arquitetura.

 

Dos Nehalem até Coffeelake eles usam arquitetura/barramento em Anel, os SkylakeX usam arquitetura em malha 2D que em alguns casos estão tendo menos desempenho em jogos e programas que alguns Intel em arquitetura  Anel e também AMD Ryzen e Threadripper que usam CCX e barramento infinity fabric, neste artigo feito pelo tom's hardware ele explica:

 

Aqui está o artigo completo, onde o tom's hardware cita e explica sobre essas arquiteturas:

https://www.tomshardware.com/news/intel-mesh-architecture-skylake-x-hedt,34806.html

 

Retirei e traduzi pelo google este trecho de um review do i9 7960x onde ele fala mais resumidamente do que o artigo anterior:

https://www.tomshardware.com/reviews/intel-core-i9-7960x-cpu-skylake-x,5238.html

 

"A Intel espera compensar preços mais altos com desempenho e recursos superiores, como a nova topologia de malha. Isso permite a construção de um único die monolítico, ao contrário do módulo multi-die da AMD. O Skylake-X é, portanto, uma reformulação significativa da arquitetura do Skylake, como abordamos em várias ocasiões . Em alguns aplicativos, isso pode fazer com que o desempenho escorregue de maneira incorreta. A maioria dos testes se beneficia das melhorias da Intel, no entanto. Representantes da empresa afirmam que as futuras otimizações de software podem ajudar a melhorar os poucos casos em que o Skylake-X sofre, semelhante ao que a AMD passou quando Ryzen entrou online."

 

@Vegetto

 

Acredito que essa corrida de múltiplos núcleos vai reinar mais na plataforma entusiasta onde o foco é processamento full, pequenos e grandes estúdios vão investir neles, a linha mainstream vai se manter por um tempo com Ryzen 8C e 16T e Intel 8C 16T( se a Intel lançar em 2019). Quem vai determinar o aumento de núcleos na mainstream é a AMD, ela está ditando o mercado agora caso ela lance um CCX 6C 12T a Intel terá que correr atrás e com certeza é questão de tempo ela também lançar processadores na mesma arquitetura dos skylakex na mainstream, pois ela é mais escalável.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, OCCT disse:

Acredito que essa corrida de múltiplos núcleos vai reinar mais na plataforma entusiasta onde o foco é processamento full, pequenos e grandes estúdios vão investir neles, a linha mainstream vai se manter por um tempo com Ryzen 8C e 16T e Intel 8C 16T( se a Intel lançar em 2019). Quem vai determinar o aumento de núcleos na mainstream é a AMD, ela está ditando o mercado agora caso ela lance um CCX 6C 12T a Intel terá que correr atrás e com certeza é questão de tempo ela também lançar processadores na mesma arquitetura dos skylakex na mainstream, pois ela é mais escalável.

 

Em 2019 com o lançamento dos RYZEN 7 nm a gente vai saber se vai ter aumento de núcleos na mainstream

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, OCCT disse:

A AMD é quem vai ditar, no caso se ela criar CCX com 6C 12T em 7nm a Intel vai correr atrás.

 

Acho muito difícil.

 

A AMD não tem o mesmo refino da Intel, então não quer dizer que se ela fizer X a Intel vai correr atrás e tentar fazer X.  O 'X' da AMD não é o mesmo 'X' da Intel. Sem contar que a arquitetura da Intel é antiga, do início da década. Se eles resolverem criar uma arquitetura nova, pode acontecer o que aconteceu com o Sandy Bridge.

 

A grande jogada da AMD foi o Ryzen, e mesmo assim não dá para competir core com core com a Intel. Ou seja, são duas companhias em patamares diferentes. Por isso que a AMD continuou a jogar com os preços - chips custo benefício.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Na corrida de núcleos a AMD tem vantagem, lançou 8C 16T e a Intel em seguida lançou 6C 12T e vai lançar 8C 16T na mainstream se não fosse a AMD a Intel ficaria parada sem correr atrás aumentando núcleos, além disto o ipc dos Ryzen são em torno de 5 ~7 % inferiores o melhor da tecnologia Intel, outra detalhe é que a AMD gasta bem menos que a Intel para produzir seus processadores, veja também que no primeiro semestre de 2017 o top de linha da Intel era i7 6950x 10C 20T e no segundo semestre de 2018 a Intel vai ter o top de linha com 28C e 56T, obviamente que a Intel aumenta os núcleos assim rapidamente devido os Ryzen.

 

A Intel já criou arquitetura nova, mas mantendo o nome Intel Core, a que ela usa desde os Nehalem até Coffeelake é a Intel Core em Anel, mas ela lançou os skylakex com outra arquitetura Intel Core malha 2D, são diferentes não apenas updates, esta arquitetura é mais escalável e propicia mais núcleos necessitando de otimização no software assim como os Ryzen, tem um artigo que postei aqui lá em cima onde o tom's hardware explica.

 

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, OCCT disse:

 

Na corrida de núcleos a AMD tem vantagem,

 

Por isso que está esta corrida de núcleos. Mas eu acho que os objetivos das duas empresas não são os mesmos. Eu honestamente espero que a Intel pare nos 8 núcleos para o soquete 115X durante um tempo. Eu não faço stream, mas acho que 8 núcleos dá e sobra para jogar e fazer stream.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Contiusa disse:

Ou seja, são duas companhias em patamares diferentes.

Produtos diferentes, logo, aplicações finais e necessidades diferentes.

 

O que tem ganhado força para a AMD é a quantidade de núcleos pelo valor oferecido. Pessoal ainda acha que apenas ter 500 núcleos em um processador faz uma diferença enorme em qualquer programa, afinal os FX foram vendidos e ainda se vende por causa disto.

A diferença dos Ryzen é que são FX que deram certo e geram desempenho justo.

 

12 minutos atrás, OCCT disse:

Na corrida de núcleos a AMD tem vantagem, lançou 8C 16T e a Intel em seguida lançou 6C 12T e vai lançar 8C 16T na mainstream se não fosse a AMD a Intel ficaria parada sem correr atrás aumentando núcleos,

Isto é puro fato, já que não havia necessidade de criar algo mais poderoso ou com mais threads que os antigos i7. Provavelmente a Intel mudaria as coisas com o tempo de acordo com a demanda mainstream do momento, afinal, acho que já disse antes, não adianta lançar produto do futuro agora para ninguém migrar ou comprar novamente por um bom tempo.

Só espero que a série 3000 do Ryzen venha com boas novidades, senão vai estar lançando mais do mesmo sem necessidade igual a sua concorrente.

 

11 minutos atrás, Contiusa disse:

Eu não faço stream, mas acho que 8 núcleos dá e sobra para jogar e fazer stream.

Casualmente sim! Contudo, para o "novo" usuário comum, qualquer vantagem em processador é uma enorme carência dele.

O usuário comum atual é o mesmo que troca de celular todo ano pois é mais novo, que instala 50 toolbars no navegador (acho que ter 16t realmente ajuda neste aspecto hehe), que se um jogo mal otimizado cair de 800FPS para 750FPS é o fim do mundo... Enfim, nada está bom o suficiente.

O mercado sempre vende produtos baseados em alguma ou outra especificação, já que maior parte do povo não procura saber os detalhes restantes e acaba com o primeiro produto que acha que vai lhe servir. Isto não se aplica apenas na informática.

 

(Existe algum tipo de pesquisa sobre a quantidade de pessoas que compram PCs e as percentagens delas de acordo com a necessidade e/ou conhecimento sobre o ramo? Pensei até em abrir alguma enquete sobre o assunto apenas por curiosidade dos resultados. :P)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Lost Byte disse:

 

(Existe algum tipo de pesquisa sobre a quantidade de pessoas que compram PCs e as percentagens delas de acordo com a necessidade e/ou conhecimento sobre o ramo? Pensei até em abrir alguma enquete sobre o assunto apenas por curiosidade dos resultados. :P)

 

A maioria compra hardware low-end e tem pouco conhecimento sobre o assunto, eu não acredito em gráficos da Steam como a realidade, pois lá é uma loja de jogos e o foco de quem usa ela é quem monta um pc/note bom para jogar, não estão inclusos o público em massa que compra computador para usar sem jogar.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algo que deve mudar bastante a situação atual são os novos consoles com Ryzen, se Microsoft e Sony colocarem 16 threads com clocks baixos para maior eficiência(casa dos 2Ghz) + Vega nos consoles, os DEVs vão ter porque otimizar seus jogos, hoje em dia jogos modernos vão até 8 threads normalmente, até por que é isso que os consoles atuais tem, e se eles não aproveitarem muito bem as 8 threads que os consoles tem, devido ao IPC e clock baixo, os jogos sofrem muito em performance. DEVs vão poder criar mundos maiores, mais ricos em detalhes, com AIs com interações mais complexas e em grande quantidade, etc.

 

....ou vão ficar mais preguiçosos para otimizar por terem mais poder de processamento, mas, né...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Atretador disse:

Algo que deve mudar bastante a situação atual são os novos consoles com Ryzen, se Microsoft e Sony colocarem 16 threads com clocks baixos para maior eficiência(casa dos 2Ghz) + Vega nos consoles,

Essa é outra coisa que me faz pensar a respeito da longevidade dos i5 em gaming. Se optarem por um CPU variante dos Ryzens, teremos 16 threads nos consoles. O pessoal que optou por i5 4c/6c recentemente vai ficar na mão (como já fica com i5 4c nos AAA mais exigentes). O Jason do TechDeals também comentou isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RobertoGB disse:

O pessoal que optou por i5 4c/6c recentemente vai ficar na mão (como já fica com i5 4c nos AAA mais exigentes)

O i5 8400 já sofre com o Assassins Creed Origins, tem minimas abaixo de 20 FPS.

 

Alias, a Ubisoft para mim é o grande exemplo de otimização multithread com o ACO.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

Algo que deve mudar bastante a situação atual são os novos consoles com Ryzen, se Microsoft e Sony colocarem 16 threads com clocks baixos para maior eficiência(casa dos 2Ghz) + Vega nos consoles, os DEVs vão ter porque otimizar seus jogos, hoje em dia jogos modernos vão até 8 threads normalmente, até por que é isso que os consoles atuais tem, e se eles não aproveitarem muito bem as 8 threads que os consoles tem, devido ao IPC e clock baixo, os jogos sofrem muito em performance. DEVs vão poder criar mundos maiores, mais ricos em detalhes, com AIs com interações mais complexas e em grande quantidade, etc.

....ou vão ficar mais preguiçosos para otimizar por terem mais poder de processamento, mas, né...

 

PlayStation 5 só a partir de 2021 em diante

 

Certamente vai vim com RYZEN 7 nm, agora resta saber se a GPU vai ser a nova arquitetura da AMD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!