Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: como descobrir se sua fonte de alimentação é bomba?


Posts recomendados

26 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Internet Esse tipo de atitude é nojenta... Pelas mentiras, melhor colocar essa marca na "lista da vergonha". 

 

Um desvio de cuidado e lá vai a Xigmatek levar metade da casa embora. :P

adicionado 5 minutos depois

@braconius Eliminei o tópico específico de marcas que saíram do mercado, acho que não fazia sentido. Coloquei a OCZ na lista meio-termo com a observação.

A OCZ teve algum produto bomba? Lançado no mercado nacional? O se da pelo fato de serem "projetos antigos" desatualizados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não seria boa ideia incluir a BR One na lista de "fuja para as montanhas"? Essa praga continua sendo comercializada, e para piorar o insulto algumas versões como a de 1000W (hahahaha!) são caras! Já vi mais de uma pobre alma por aqui no fórum segurando uma bomba dessas.

 

Pelo o que consegui ler da etiqueta de 500W ela entrega lá pelos 232W, fora ter 1 conector de 24 pinos, 3 satas e 0 PCIe. Que nem se fale de PFC ou eficiência... Infelizmente não encontrei fotos da etiqueta da de 1000W, deve ser bem divertida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
25 minutos atrás, Gabriel POTUS disse:

A OCZ teve algum produto bomba? Lançado no mercado nacional? O se da pelo fato de serem "projetos antigos" desatualizados?

A OCZ tem algumas fontes bem meia-boca para os padrões atuais. Também tem algumas com uma distribuição horrível de potência, como quatro linhas fracas de +12V. 

 

23 minutos atrás, Nihal disse:

Não seria boa ideia incluir a BR One na lista de "fuja para as montanhas"? Essa praga continua sendo comercializada, e para piorar o insulto algumas versões como a de 1000W (hahahaha!) são caras! Já vi mais de uma pobre alma por aqui no fórum segurando uma bomba dessas.

Sim. Obrigado por mencionar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Foxwalt disse:

A OCZ tem algumas fontes bem meia-boca para os padrões atuais. Também tem algumas com uma distribuição horrível de potência, como quatro linhas fracas de +12V. 

Eu dei uma olhada em alguns modelos e realmente a distribuição esta estranho em relação a seus outros modeloa, mas nas tensoes de +5 e +3v esta em ordem na maioria pelo menos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Foxwalt disse:

@Internet Esse tipo de atitude é nojenta... Pelas mentiras, melhor colocar essa marca na "lista da vergonha". 

 

Um desvio de cuidado e lá vai a Xigmatek levar metade da casa embora. :P

 

Eu não sou muito simpático à classificações por marca, acredito que cada modelo tem um propósito distinto. No final das contas o que eu observo é que muitas fontes de entrada de linha são vistas como coisas top por conta desses apegos. Isso fora a mania de querer comprar fontes de potência muito maior do que a necessária.

 

Mas voltando ao caso da Xigmatek, um cara resolveu abrir a sua fonte e constatou que tinha uma coisa lá (que a princípio deveria ser um bobina de PFC passivo) que não fazia absolutamente nada a não ser deixar a fonte mais pesada. O que tinha nela? Cimento.

 

 

 

Depois, o pesoal do TecLab mostrou como é que veio a tal bobina nas fontes que eles testaram.

 

 

O interessante é que pelo menos a página brasileira da Xigmatek não promete PFC algum...

 

Um outro ponto que certamente vai passar batido, mas que é muito importante: as X-Calibre que estão sendo vendidas aqui no Brasil não têm nada a ver com aquela que foi testada pelo Hardware Insights em 2013. São de fabricantes e projetos diferentes, aquela que eles testaram era da Andyson. A que estão vendendo aqui no BR (e que foi a que passou pelo TecLab) é fabricada pela Guangzhou Sanyang e é bem parecida com a EVGA 400W e as Cougar SL. Provavelmente o projeto é herdado da HEC.

 

Citação
adicionado 5 minutos depois

@braconius Eliminei o tópico específico de marcas que saíram do mercado, acho que não fazia sentido. Coloquei a OCZ na lista meio-termo com a observação.

 

2 horas atrás, Gabriel POTUS disse:

A OCZ teve algum produto bomba? Lançado no mercado nacional? O se da pelo fato de serem "projetos antigos" desatualizados?

 

Bom, para ser mais exato, o que ocorreu com a divisão de fontes da OCZ (incluindo a PC Power & Cooling) é que ela foi vendida para a FirePower (pela bagatela de 800 mil USD). A FirePower só fez conservar o que já tinha em temos de portifólio. Não tem nenhum modelo propriamente ruim, mas acho que caiu na mediocridade e não tem mais nada de propriamente interessante.

 

1 hora atrás, Foxwalt disse:

A OCZ tem algumas fontes bem meia-boca para os padrões atuais. Também tem algumas com uma distribuição horrível de potência, como quatro linhas fracas de +12V. 

 

Sim. Obrigado por mencionar.

 

 

1 hora atrás, Gabriel POTUS disse:

Eu dei uma olhada em alguns modelos e realmente a distribuição esta estranho em relação a seus outros modeloa, mas nas tensoes de +5 e +3v esta em ordem na maioria pelo menos

 

O problema não estar em ter quatro linhas de +12 V, mas sim a distribuição de conectores entre elas. A OCZ sempre dava um jeito de errar nisso. Depois acabou aderindo ao uso de uma linha única de +12 V, fora disso, só sobrou as ModXStream Pro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/12/2016 às 08:28, Internet disse:

 

Crianças, não façam isso em casa!!!! :D

 

Esqueci de dizer no meu post anterior sobre a caixa dessa fonte. O selo 80 Plus não está presente na caixa da fonte do Hardware Insights (que aliás, nos testes deles, a fonte simplesmente explodiu)...

 

box-right.jpg

 

Mas está presente na versão comercializada no Brasil, e eles também tiraram o texto "Greater than 75% efficiency under typical loads". Muito sugestivo... Por que você acha que eu arquivei as páginas deles? É simplesmente porque eu não confio nem um pingo nessa marca.

 

 

Uma outra coisa é que eles removeram o número do UL na versão vendida aqui no Brasil... Por que será?

 

É porque iria ficar muito na cara ter o selo 80 Plus tomando como base a fonte da Solytech, mas usando o UL da Andyson, que é o OEM dessa fonte.

 

Agora sério mesmo, não façam o que o cara do vídeo fez aí não, isso é perigoso mesmo.

 

Edit: há uma coisa na descrição do vídeo que chamou a minha atenção:

 

 

A minha resposta quanto a isso é que acredito que a Xigmatek nunca mudou efetivamente, eles apenas fizeram joguinho de cena.

 

14 horas atrás, Foxwalt disse:

@Internet Esse tipo de atitude é nojenta... Pelas mentiras, melhor colocar essa marca na "lista da vergonha". 

 

Um desvio de cuidado e lá vai a Xigmatek levar metade da casa embora. :P

adicionado 5 minutos depois

@braconius Eliminei o tópico específico de marcas que saíram do mercado, acho que não fazia sentido. Coloquei a OCZ na lista meio-termo com a observação.

Se não me falha a memória, a Pichau mandou (ou ainda manda) algumas daquelas máquinas montadas com essas fontes lixo da Xigmatek.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Internet disse:

Bom, para ser mais exato, o que ocorreu com a divisão de fontes da OCZ (incluindo a PC Power & Cooling) é que ela foi vendida para a FirePower (pela bagatela de 800 mil USD). A FirePower só fez conservar o que já tinha em temos de portifólio. Não tem nenhum modelo propriamente ruim, mas acho que caiu na mediocridade e não tem mais nada de propriamente interessante.

a sim sim entendi más pelo menos a marca é conceituada no mercado, pena que saiu :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 10/12/2016 às 04:21, Foxwalt disse:

@Internet @Felipe Belfort Jr. Acabou de sair vídeo do TecLab sobre as Xigmatek Calibre. É bem pior do que eu havia pensado. É lixo genérico. Vejam:

 

 

Ainda bem que minha grana passou longe desse lixo '-' peguei a EVGA de 430w~.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.pichau.com.br/fonte-gamemax-gm500-pfc-ativo-500w-80-plus-bronze-gm500

 

Essa fonte é boa? Comprei um PC que veio com ela e gostaria de saber se é ruim e devo trocar? Fiquei muito preocupado com isso de fontes...

 

Config do PC:

Processador Intel Core i3-6100 SKYLAKE , 3.7GHz, 3MB, Dual-Core - BOX

Placa de Vídeo Gigabyte GeForce GTX 1060 3GB G1 Gaming 6G, GV-N1060G1 GAMING-3GD

Placa-mãe Gigabyte GA-H110M-S2PH DDR4, chipset H110, LGA 1151

Memoria Kingston DDR4 HyperX Fury 8GB (1x8) 2133MHz Black, HX421C14FB2/8 - BOX

HD Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5, WD10EZEX - OEM

Fonte Gamemax GM500 PFC Ativo 500W 80 Plus Bronze, GM500

 

Eai?? Eu me ferrei com essa fonte?

Aguardo resposta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Caueh Acho que você deveria era voltar na loja que te empurrou esse produto meia boca (me agradaria saber qual foi) e solicitar a troca por uma fonte de qualidade.

adicionado 3 minutos depois

Se você comprou nessas lojas grandes que vendem computadores prontos, provavelmente estamparam lá de todo tamanho: "fonte 80 Plus com PFC ativo e alta qualidade"... Pois é, não te enviaram algo de alta qualidade. Como não colocam modelo específico no anúncio, é direito seu reclamar e exigir o que foi prometido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Caueh Acho que você deveria era voltar na loja que te empurrou esse produto meia boca (me agradaria saber qual foi) e solicitar a troca por uma fonte de qualidade.

adicionado 3 minutos depois

Se você comprou nessas lojas grandes que vendem computadores prontos, provavelmente estamparam lá de todo tamanho: "fonte 80 Plus com PFC ativo e alta qualidade"... Pois é, não te enviaram algo de alta qualidade. Como não colocam modelo específico no anúncio, é direito seu reclamar e exigir o que foi prometido.

A loja foi a Pichau, mas eu mesmo escolhi essa, mas porque vendem essas coisas meia boca ne? Vou abrir um chat online daqui a pouco e ver o que faço, mas tava pensando em arriscar já que é 1 ano de garantia por peça... Sei lá viu me da uma ajuda haha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Caueh Você escolheu como? O computador foi comprado montado? Você perguntou qual fonte seria instalada e decidiu trocar por essa aí? Se for isso, complica um pouco.

 

Você pode também usar o direito de arrependimento para compras feitas pela Internet. Você pode contestar em até 7 dias sem qualquer justificativa.

adicionado 1 minuto depois

Entre em contato com a loja e trate do caso. Sugiro que abra um novo tópico para tratar especificamente do seu caso, já que este aqui é um tópico de assunto geral sobre qualidade de fontes de alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Caueh disse:

A loja foi a Pichau, mas eu mesmo escolhi essa, mas porque vendem essas coisas meia boca ne?

É para pegar bobo, caçar incautos, despreocupados que pensam que entendem tudo da compra que vão fazer....  E às vezes esses vendedores conseguem seu intuito.

 

Por isso que aqui mesmo nesse fórum tem alguns tópicos que ajudam na escolha de fonte, ou pelo menos ensinam a evitar as falcatruas como por exemplo esses dai:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma fonte bomba: Satellite P7-545K8

(comprei de um cara do trabalho por R$ 150)

Estava usando essa fonte em um C2D, 2x2gb DDR2, GT 710 e um hd de note, resultado? Fonte esquentando pra caramba, ventoinha dela no talo e fazia uns barulhos de eletricidade (não sei como descrever mas acredito que saibam do que estou falando), para uma fonte de 400w (com incríveis picos de 460w) ela não deveria estar assim, essa configuração mal e mal consome 200w.

Umas fotos da fonte:

Spoiler

P_20161222_084840.jpgP_20161222_085026.jpgP_20161222_085017.jpgP_20161222_084914.jpgP_20161222_085627.jpgP_20161222_085633.jpgP_20161222_085718.jpgP_20161222_085749.jpg

 

@FoxwaltNa sua publicação você diz sobre a distribuição de cabos, sobre fontes que tem "1600w" com 1 cabo sata e 4 molex da vida, mas e as fontes que tem "400w" e tem cabos de mais? Essa fonte satellite que eu estou mostrando aqui tem:

2 Cabos com 3 entradas sata cada

2 PCIe 6+2

Cabo pra placa-mãe 20+4 (normal)

Um cabo de 8 pinos pra cpu e um 4 pinos (achei estranho pra caramba, normalmente vejo 4+4, mas um de 8 e um de 4? essa fonte é da boa ein asuheuaheshe)

2 Cabos com 2 entradas molex e 1 para leitor de disquete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Godzilla_Giroflex disse:

Mais uma fonte bomba: Satellite P7-545K8

(comprei de um cara do trabalho por R$ 150)

Estava usando essa fonte em um C2D, 2x2gb DDR2, GT 710 e um hd de note, resultado? Fonte esquentando pra caramba, ventoinha dela no talo e fazia uns barulhos de eletricidade (não sei como descrever mas acredito que saibam do que estou falando), para uma fonte de 400w (com incríveis picos de 460w) ela não deveria estar assim, essa configuração mal e mal consome 200w.

Umas fotos da fonte:

  Mostrar conteúdo oculto

P_20161222_084840.jpgP_20161222_085026.jpgP_20161222_085017.jpgP_20161222_084914.jpgP_20161222_085627.jpgP_20161222_085633.jpgP_20161222_085718.jpgP_20161222_085749.jpg

 

Parece ser um reaproveitamento de outro modelo da própria Satellite: 

 

 

5 horas atrás, Godzilla_Giroflex disse:

@FoxwaltNa sua publicação você diz sobre a distribuição de cabos, sobre fontes que tem "1600w" com 1 cabo sata e 4 molex da vida, mas e as fontes que tem "400w" e tem cabos de mais? Essa fonte satellite que eu estou mostrando aqui tem:

2 Cabos com 3 entradas sata cada

2 PCIe 6+2

Cabo pra placa-mãe 20+4 (normal)

Um cabo de 8 pinos pra cpu e um 4 pinos (achei estranho pra caramba, normalmente vejo 4+4, mas um de 8 e um de 4? essa fonte é da boa ein asuheuaheshe)

2 Cabos com 2 entradas molex e 1 para leitor de disquete

 

Não é tão raro assim fontes de 400 W terem esse nível de cabeamento. Só é incomum mesmo terem essa quantidade de conectores +12 V, a maioria das fontes traz apenas dois desses na configuração 4+4.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então estava eu olhando uns videos na internet como de costume coisa de pc e acho um video interessante, um cara abriu uma xigmatek e eis que ele encontra um trafo sem fios, bom dá pra saber do que se trata, achei interessante trazer o video para vocês conferirem. 

 

 

 

PS: O video em questão já foi colocado aqui nesse tópico por outro amigo, na hora de postar eu infelizmente não verifiquei o mesmo.

 

Já que existe uma postagem quase que idêntica a minha aqui no tópico, gostaria de saber, ainda existem fontes iguais essas do video ? Fonte que serve para enganar o consumidor vindo algo que não é o que parece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Então estava eu olhando uns videos na internet como de costume coisa de pc e acho um video interessante, um cara abriu uma xigmatek e eis que ele encontra um trafo sem fios, bom dá pra saber do que se trata, achei interessante trazer o video para vocês conferirem.

Já que existe uma postagem quase que idêntica a minha aqui no tópico, gostaria de saber, ainda existem fontes iguais essas do video ? Fonte que serve para enganar o consumidor vindo algo que não é o que parece.

 

Iguais em que sentido? Com selo 80 Plus falso? Ou usando esse mesmo projeto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@Internet iguais em selo falso e projeto, também não pode faltar aquele bom, velho e falso trafo lindo que só a xigmatek tem e coloca nas fontes.

 

 

A Cougar e a EVGA utilizam esse mesmo projeto em algumas de suas fontes (na linha SL no caso da Cougar, e no modelo 400W no caso da EVGA) e não quebraram a cara de forma tão espetacular quanto a Xigmatek. Então por que só a Xigmatek quebrou a cara nessa história? Simples: porque prometeram muito mais do que poderiam cumprir. Até se deram ao luxo de colocar o selo 80 Plus, o que os demais não fizeram.

 

Essa questão dessa falsa bobina do PFC é meia que relativa. A Xigmatek não anuncia a presença de um circuito de PFC, então a princípio ela não poderia ser cobrada por isso. Mas ao mesmo tempo ela promete certificação 80 Plus, logo ela deveria ter um circuito de PFC ativo.

 

Em tempo: nem a Cougar nem a EVGA, mesmo usando esse mesmo projeto, colocaram esse bloquinho de enfeite aí. Isso aí com certeza foi um pedido da Xigmatek ao OEM (Guangzhou Sanyang), provavelmente com a intenção de enganar aquele pessoal que acredita que fonte boa é fonte pesada. E a questão do ripple fora do limite não atinge a EVGA 400W (e acredito que nem mesmo o modelo de 400 W da linha X-Calibre da Xigmatek, sendo restrito aos modelos de maior potência).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Internet era de se esperar que Cougar e EVGA mostrasse ser superior já que tem outros equipamentos bons no mercado, deveriam ao menos melhor a qualidade das fontes, a Xigmatek aprendeu com o próprio erro, colocar selo 80 plus em fonte sem nem oferecer o que deveria, o pfc que faz falta nela como foi dito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...