Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen - Pré-lançamento


Evandro

Posts recomendados

Começaram a sair notícias sobre sensores.

 

http://www.guru3d.com/articles-pages/editorial-amd-zen-is-now-ryzen-processor,2.html

 

In a much broader sense, SenseMI is a monitoring algorithm that monitors and adapts on many levels. On a more arbitrary level this will also means that SenseMI with its many sensors can recognize thermal characteristics and adapt to it, e.g. a better cooler will optimize the processor to go faster and perhaps clock the Turbo bins upwards a notch. A RYZEN processor with water-cooling will get better temperatures right ? Well the technology will detect that thermal signature and as such it will allow higher boost frequencies with better cooling. Thermal tweaking control at the processor level.

 

Citação

Em um sentido muito mais amplo, SenseMI é um algoritmo de monitoração que monitora e se adapta de várias formas. A nível mais arbitrário, isso também significa que SenseMI e seus vários sensores podem reconhecer características térmicas e se adaptarem a elas. Uma melhor refrigeração vai otimizar o processador para trabalhar mais rápido e talvez elevar o turbo um nível acima. Um processador RYZEN com refrigeração líquida (water cooler) vai ter temperaturas melhores, correto? Bem, a tecnologia irá detectar essa assinatura térmica e, como tal, permitirá maior aumento de frequências turbo com um melhor resfriamento. Controle de ajuste térmico ao nível de processamento.

 

Se eles não derem a opção de desabilitar essa joça no BIOS, vai ser uma faca de dois gumes. Pelo que eu entendi, eles estão cada vez mais na onda proprietária de aplicativos como o AMD Overdrive - subentende-se limitar cada vez mais a liberdade do usuário de tunar o processador.

 

Será que esse pessoal que anda perto do limite térmico vai perder desempenho para outro usuário que usa um water cooler? Se for isso mesmo, não só é elitista, mas prepotente. Para que serve o overclock então?

 

Espero que eles saibam o que estão fazendo. Mas achei interessante o ajuste fino a nível de processamento, mas não precisava ter essa opção de clock. Também gostaria de saber se vai ter medição de temperatura por núcleos independentes e se eles vão dar suporte para os apps de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni é, estou meio por fora das VGAs. Não sei até que ponto os dois sistemas de ajuste térmico são parecidos, mas parece que o da Nvidia é mais para evitar o throttling. Atrapalha quem vai fazer over, mas a impressão que eu tenho é que overclock de CPU é muito mais usado do que o de VGA. O do Ryzen não parece ser um algorítimo para evitar o throttling, mas sim um gerenciador como default. 

 

No caso de fazer isso com toda uma linha de processadores, especialmente desktop, pode acontecer de eles se alienarem em um nicho de quem compra micro como se fosse eletrodoméstico, tipo usuário da Apple. O que não é mal, já que a Apple faz dinheiro. Mas eles vão dar as costas para o mercado entusiasta.

 

Só vendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que opção de on/off na Bios vai ser padrão.

Pelo que me lembro a AMD nunca foi de negar alterações na placa-mãe que mexam no processador. Mas estipular limites máximos pode ser algo interessante pra proteger o usuário dele mesmo! E considerando que valores de segurança não são tão difíceis de achar em baterias de teste... Não só tenho esperanças como quero que essa miséria de Rysen chegue descendo o chute na intel! Então sou suspeito pra falar algo!

 

Falando em bios, e será que o preço das placas mães vai cair? Já que foi alegado o tal do SOC? Removendo chipset das MB, teoricamente fazem o custo de produção ser reduzido...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 horas atrás, Contiusa disse:

O problema é que voltaram a falar em lançamento só em março. Tenho a impressão que eles ainda estão ajustando o turbo boost. Ou seja, qualquer atraso em produção ou distribuição (a AMD costuma demorar a fornecer o mercado) e esses processadores só vão começar a fazer onda no meio do ano.

 

Ou eles estão escondendo o jogo. Mas a AMD costuma se dar mal nesses blefes. O mercado fica ansioso e acaba de ressaca.

 

Gente, calma, esperem mais dados oficiais, inclusive do lançamento!

 

Quem cria expectativa só de lasca hehehehe. (conselho pra vida)

 

Sobre os ajustes, agora já era, a fabricação demora uns meses pra acontecer, agora eles devem estar fazendo estoque e, no máximo, ajustando driver, mas o chip e a revisão de lançamento já estão "velhos", os caras podem até estar esperando chegar ao mercado pra ter maior quantidade de testes pra ajustes finos em uma próxima revisão que virá lá pro meio do ano.

 

Eu continuo achando que vem em Janeiro Fevereiro, vi isso em fonte confiável. ;)

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Evandro disse:

Eu continuo achando que vem em Janeiro Fevereiro, vi isso em fonte confiável. ;)

 

Então eles devem estar com um controle interno muito bom, de segurar praticamente todas as informações semanas antes do lançamento, porque já tem testes vazados do i7-7700K e o lineup de chips.

 

Ou todos já estão acostumados com o tic-toc da Intel e se tornou norma vazar essas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Contiusa disse:

 

Então eles devem estar com um controle interno muito bom, de segurar praticamente todas as informações semanas antes do lançamento, porque já tem testes vazados do i7-7700K e o lineup de chips.

 

Ou todos já estão acostumados com o tic-toc da Intel e se tornou norma vazar essas coisas.

Penso que informação que vaza, é porque alguem queria que vazasse. Esse vazamento de dados da intel, nunca é de protótipo, ou de tecnologia em pesquisa, sempre de processador top de linha que vai vir á venda.

adicionado 2 minutos depois

E é sempre dos i7 x700 né, 4700, 6700 e agora o 7700. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@piterfraga O turbo boost da Intel e o turbo core dos processadores FX trabalham com clocks predeterminados. Só sobem automaticamente até aquele valor estabelecido para o modelo.

Pelo que entendi, o Ryzen trabalhará com um over dinâmico, que pode variar de acordo com a solução de refrigeração utilizada.

Teoricamente, um Ryzen poderá atingir clocks mais altos com um water cooler do que com um cooler box, isso automaticamente.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Flávio Santana Lima disse:

Penso que informação que vaza, é porque alguem queria que vazasse. Esse vazamento de dados da intel, nunca é de protótipo, ou de tecnologia em pesquisa, sempre de processador top de linha que vai vir á venda.

adicionado 2 minutos depois

E é sempre dos i7 x700 né, 4700, 6700 e agora o 7700. 

 

Isso!

Nos Bulldozer o problema foi a AMD ficar arrotando faisão uns 6 meses e quando chegou o prato era um galo velho cozido com batatas.

A broxada foi geral.

 

3 horas atrás, Athlon_man disse:

Vendo por outro lado, o SenseMI como um todo pode ser encarado como a popularização do overclock, que, até então, era exclusivo de nós, nerds gordurosos. rs

All aboard the hype train!!!

 

Gordura é vida! (sério!)

 

Eu sempre fico receoso com essas popularizações de recursos que eram "nossos", tem dado muita caca hahahaha

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sempre vaza um memorando de distribuição com o lineup dos processadores. Aí não depende muito da AMD ou da Intel, porque essa papelada deve correr solta nas semanas finais do lançamento, em diferentes países e culturas.

 

Mas vamos ver. Torço que começe a vender em janeiro. Assim libera o NDA para os sites lançarem os reviews. 

adicionado 22 minutos depois

 

 

http://www.overclockersclub.com/category/cpus/

 

Citação

The above rumors can all be found at WCCFtech but this next batch, and some more, can be found at the AMD subreddit. They include that because Zen is a System On a Chip (SOC) design, the BIOS or UEFI will be built into the CPU. That will require all overclocking to be done via the AMD Overdrive software, and therefore from within the operating system. It also means that a CPU will keep its settings when transferring it from one motherboard to another. AMD's Hyper Threading equivalent is called SMU and is supposed to be the as efficient as Intel's technology. There are some issues with the testing samples, and while a workaround exists, it is dragging down performance by 30-40%. Also it looks like bug fixing will continue right up until the chips are being sampled to partners.

 

Parece também que os setups de over vão ser embarcados no chip. Em outras palavras, parece que só vai dar para fazer over automático no AMD Overdrive, pelo sistema. Não vai dar mais para fazer over no BIOS.

 

Será que isso quer dizer que o usuário vai continuar sem saber a temperatura do core, só a margem térmica?

 

http://www.lazygamer.net/technology/amd-announces-ryzen-new-8-core16-thread-cpu/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Contiusa disse:

Parece também que os setups de over vão ser embarcados no chip. Em outras palavras, parece que só vai dar para fazer over automático no AMD Overdrive, pelo sistema. Não vai dar mais para fazer over no BIOS.

 

Em outras palavras, lascaram os overclockers, se isso for verdade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato de (parte d')a BIOS estar dentro do CPU e poder ser acessado de dentro do SO não significa que não vá mais existir um Setup. Até porque cada placa continuará tendo suas particularidades a serem configuradas. Aliás, eu acho ainda mais bacana poder acessar a BIOS de dentro do SO e fazer modificações em tempo real, caso se confirme. Parte das configurações ficarem salvas no chip também é interessante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Athlon_man do que está saindo, o Ryzen é todo cheio de controles embarcados. como se fosse um chip de tablet. E o AMD Overdrive é um app bem automatizado e simplificado para usuários 100% leigos. Se o over vai ser embarcado e ajustado pelo AMD Overdrive, eu não me surpreenderia se vier com um slide para aumentar o clock e mais nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa creio que teremos, sim, um modo super simplificado para pessoas leigas, mas, como eu disse antes, isso não exclui a existência de um Setup com configurações mais refinadas.

@Maikao100 como o CPU/APU terá em si parte da BIOS, não mais. Uma modificação feita via Over Drive ficará salva dentro do chip como ficaria se fosse feita pelo Setup, em teoria.

 

Sobre o Over Drive em si, acho que vai virar um app mais completo com acesso a mais opções da BIOS, mas isso, lembrando, é puro achismo, apesar de totalmente plausível.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Athlon_man mas o problema é a palavra "AMD Overdrive", aplicativo bem sem-vergonha (para quem é entusiasta). Mais ou menos que dizer "mas nós vamos escolher um lobo cristão para tomar conta das galinhas".

 

Eu não conheço o Jim Keller, mas, pela fama que ele tem, pode ser que agora seja diferente. Mas só vendo para crer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu detectei na apresentação da AMD, o clock que rodaram os testes e inclusive o Blender sendo praticamente empate com o i7 6900k, estes clocks estavam travados em 3.4 ghz, é o valor mínimo do clock que virão os CPUs Zen segundo a AMD.

 

O i7 6900k tem o clock padrão 3.2 ghz e o turbo podendo chegar em 4 ghz, lembrando que a Intel usa o Turbo 3.0 somente nessa linha i7 69xx e i7 68xx Broadwell-E para entusiastas, onde tem melhorias no uso do turbo, creio que o clock do turbo aumenta em relação 3.2 ghz podendo ficar em até  3.7 ghz quando vários núcleos estão ativados devido implementações informadas na tecnologia pela própria Intel no seu site:

https://downloadcenter.intel.com/pt-br/download/26103/Intel-Turbo-Boost-Max-Technology-3-0

 

Existe o turbo normal com 3.7 ghz e o turbo máximo em 4ghz no i7 6900k:

http://ark.intel.com/PT-BR/products/94196/Intel-Core-i7-6900K-Processor-20M-Cache-up-to-3_70-GHz

 

Tudo leva a crer que o Zen octa-core será superior ao i7 6900k devido ele estar com o turbo desativado e clock travado em 3.4 ghz enquanto o i7 6900k com todas as features ativadas incluindo turbo 3.0 que é melhor que o turbo 2.0 encontrando no i7 6700k por exemplo.

 

@PH Benchmarker

 

Lascaram os overclockers e aí é que as fabricantes de placas mães vão ser requisitados devido opções de overclock destravando estas opções, dependendo da capacidade do chipset da mobo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Juliano Kloss  Tomara que sim. E que enviem as mudanças aos desenvolvedores do Blender. Será que o programa tem assembly montado à mão? Pois em caminhos críticos depender só do compilador para otimização de código é loteria, ainda mais quando o ICL é usado (mas outros compiladores tendem a ser ruins também dependendo do caso). Tem toda a discussão da Intel não se preocupar muito com a geração de código para processadores de outras marcas. Aliás, a versão oficial do Blender para Windows é compilada com MSVC, ICL, GCC?

 

Os fabricantes de processadores, antes de lançarem no mercado uma nova microarquitetura, trabalham junto aos desenvolvedores de compiladores e bibliotecas importantes (biblioteca C, por exemplo) para otimizá-los. Tomara que a AMD tenha feito um bom trabalho nisso.

 

O GCC 6 suporta a opção -march/-mtune=znver1 (agora se -mtune=generic foi ajustado levando em conta o Zen não sei):

 

https://gcc.gnu.org/gcc-6/changes.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!